Emperor: Andrea Meyer, ex de Samoth, entre as vítimas do ataque com flechas na Noruega
Por Emanuel Seagal
Postado em 17 de outubro de 2021
A cantora, atriz, multi-instrumentista e escritora alemã Andrea Meyer foi uma das vítimas de um ataque com arco e flechas que matou cinco pessoas e feriu mais três na pequena cidade de Kongsberg, na Noruega, no dia 13 de outubro.
O dinamarquês Espen Andersen Braathen foi preso na mesma noite após atacar pessoas aleatoriamente em um supermercado e outros locais de Kongsberg. Ele se converteu ao islamismo e teria postado um vídeo em 2017 no qual emitia um aviso e declarava sua fé muçulmana. A polícia acredita que ele não levou sua conversão muito a sério pois não praticava as tradições comuns aos muçulmanos, e que teria escolhido suas vítimas aleatoriamente. No ano passado uma medida protetiva foi acionada por seis meses após ele ameaçar matar seus pais. Ele também tinha condenações por roubo e porte de drogas.
Embora conhecida por ser ex-esposa do guitarrista Tomas "Samoth" Haugen (Emperor, ex-Gorgoroth, ex-Zyklon, ex-Thou Shalt Suffer, ex-Arcturus), com quem teve uma filha, Andrea teve uma vasta carreira artística. Ela emprestou sua voz ao "The Principle of Evil Made Flesh", o primeiro álbum do Cradle of Filth, e "Nemesis Divina", o terceiro disco do Satyricon, além de escrever as letras da faixa "The Arcane Light of Hecate", música da banda de black metal Necromantia, que fala sobre a deusa grega Hécate.
Em 1996 ela criou o Hagalaz' Runedance, onde além de cantar tocava instrumentos tribais, e com a qual ela divulgava o Asatrú, um movimento religioso neopagão, embora ela preferisse a utilização do termo espiritualidade.
"Todos precisamos de espiritualidade em nossas vidas cinzentas, a maioria das pessoas quer acreditar que existe algo além deste mundo e eu acho que vários experimentam algo sobrenatural, algo que eles não podem explicar, que os faz acreditar que existe 'algo lá fora'. Realmente não precisamos de religiões como as monoteístas patriarcais dominantes, que nos dizem o que fazer e fecham nossas mentes com seus dogmas não naturais, mas acho que precisamos de mitos e lendas que nos façam entender o círculo da vida e que expandam nossa imaginação. De certa forma eu não gosto de usar a palavra religião, eu prefiro usar o termo espiritualidade", disse ela na época do lançamento do seu segundo álbum, "Volven", no ano 2000.
Após o lançamento do seu terceiro disco, "Frigga's Web", em 2002, Andrea abandonou o nome Hagalaz' Runedance e passou a lançar seus trabalhos sob o nome de Nebelhexë, até 2011, e Andrea Nebel, até seu falecimento.
Em 2012 ela lançou o Aghast Manor, uma continuação da antiga banda de dark ambient Aghast.
Dani Filth, vocalista do Cradle of Filth, comentou no Instagram o falecimento da artista, dizendo "Descanse em paz Andréa Meyer, responsável pelos vocais femininos no primeiro álbum do Cradle of Filth, "The Principle of Evil Made Flesh", ela foi uma das vítimas do ataque com arco e flecha em Kongsberg".
David Vincent (ex-Morbid Angel), comentou em post no Facebook, onde escreveu "triste em saber que minha amiga estava entre as pessoas assassinadas no ataque na Noruega. Ela era linda, uma artista criativa e sua falta será sentida. Adeus, por enquanto, Andrea".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Em publicação sobre "Rebirth", Angra confirma Alírio Netto na formação atual
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
Regis Tadeu e os vinte maiores guitarristas do Brasil
Charlie Brown Jr: como Chorão foi corrompido após ficar rico, segundo Tadeu Patolla
A canção do Black Sabbath que deixou marcas profundas em Brian Johnson, do AC/DC

Os 10 melhores álbuns do black metal, segundo o RYM
Ihsahn explica por que o Emperor não fará novos álbuns: "não dá para competir com isso"
Festival Beyond The Gates anuncia as primeiras 21 bandas da edição de 2026
20 bandas de Rock/Metal que não lançaram discos ruins, em lista da Metal Hammer
A vulnerabilidade do black metal que fascina Ihsahn, do Emperor



