A visão de Dado sobre disputa pelo nome "Legião Urbana" com herdeiro de Renato Russo
Por Gustavo Maiato
Postado em 24 de fevereiro de 2022
Quando a Legião Urbana encerrou as atividades logo após o falecimento de seu cantor e compositor Renato Russo, a banda concordou em não utilizar mais o nome da banda. Anos mais tarde, entretanto, essa disputa pelo uso da marca ganhou os tribunais, com o guitarrista Dado Villa-Lobos e o baterista Marcelo Bonfá sendo protagonistas da luta pelo direito ao nome contra Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo e herdeiro do músico.
Legião Urbana - Mais Novidades
Em entrevista ao canal Alta Fidelidade, Dado Villa-Lobos explicou um pouco mais sobre sua visão a respeito dessa disputa judicial. Ele explicou como recebeu a notícia de que finalmente as autoridades liberaram o uso do nome "Legião Urbana" para eles.
"É uma história bem bizarra e motivada por um grande ressentimento e raiva por parte do herdeiro. Não sei o que motiva tanta disposição para esse embate. Precisou ir para o STJ. Ali foi uma grande luta. Desde que o Renato partiu é difícil explicar o que a Legião Urbana significa para todos. A relatora estava a favor do réu e conseguimos reverter a tendência do colegiado. Existe uma questão constrangedora... Como assim não posso usar meu nome e ser quem sou?", se perguntou.
Em outro ponto, Dado Villa-Lobos disse que confiava em Renato Russo, que tinha o nome "Legião Urbana" sob sua patente, mas que nunca imaginou que essa confusão toda seria causada.
"A grande verdade é que nunca nos apresentamos como Legião Urbana desde que o Renato partiu. Nessa época, eu e o Bonfá demos uma entrevista dizendo que a Legião tinha acabado. Eu queria virar essa página. Depois veio toda questão de marcas e patentes. Meio que o Renato ficou com o nome na empresa dele. Ele era nosso irmão mais velho, confiávamos nele. Mas isso foi quebrado", explicou.
Por fim, Dado disse que a decisão de passar a poder utilizar o nome serviu como um encerramento de ciclo.
"Na prática, encerrou-se um ciclo jurídico de reunião com advogados e tudo mais. Isso foi desagradável de ter que lidar. Essa questão persegue a gente desde 1986, quando um sujeito chamado Leo Braga impediu a gente de tocar com esse nome porque ele tinha registrado esse nome. Aí anos depois colocamos no INPI do Renato Russo o nome Legião Urbana. Tivemos processo de plágio também, sempre precisamos nos defender", concluiu.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Iron Maiden não deve comparecer à cerimônia do Rock and Roll Hall of Fame
Ex-Megadeth assume temporariamente a função de baterista do Accept
Estrela da WWE gostaria que música do Megadeth fosse seu tema de entrada
Regis Tadeu se manifesta sobre os problemas da turnê de reunião do Kid Abelha
Fernanda Lira revela o que quer mudar na Crypta: "Não é algo que a gente se orgulha"
A roqueira veterana que "atirou" em Alice Cooper e ganhou um elogio dele pela boa pontaria
John Bush gostaria de fazer shows com os três vocalistas que gravaram com o Anthrax
"A maioria dos guitarrista não são boas pessoas mesmo", admite Ritchie Blackmore
A música mais safada que Axl Rose já ouviu no rádio; "eu não conseguia acreditar"
Bruno Sutter compara Massacration e Crypta por motivo que deveria envergonhar o metal
A obsessão de Kirk Hammett que moldou a identidade do Metallica
O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Lucifer no Brasil - provável setlist, locais e horários dos shows
Dennis Stratton se manifesta sobre entrada do Iron Maiden no Hall of Fame
Soulfly lança videoclipe animado para "Favela/Dystopia"; assista agora

Quando Renato Russo preferiu ficar em casa com o namorado a gravar com os Paralamas
Marcelo Bonfá lembra de quando levou baterista do U2 para dançar forró
Marcelo Bonfá explica fim de projeto com Dado Villa-Lobos
As 35 melhores bandas brasileiras de rock de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar
O hit da Legião Urbana que Nando Reis queria ter escrito: "Cara, como nunca dei bola?"
Os detalhes do único encontro de Raul Seixas com Legião Urbana, segundo Marcelo Bonfá
Regis Tadeu elogia habilidades de Cazuza e Renato Russo e detona música popular atual


