Black Sabbath: a gambiarra que Ian Gillan fez pra poder conseguir cantar as músicas
Por Bruce William
Em 23/02/22
Em 1983, após ter em suas fileiras dois vocalistas lendários, Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio, o Black Sabbath contratou ninguém menos que Ian Gillan, na época em carreira solo após o fim das atividades do Deep Purple (a banda voltaria pouco tempo depois, mas isto é história para outra hora...)

Com Gillan, o Sabbath lançou seu 11º álbum de estúdio, "Born Again", em 7 de agosto de 1983, que acabaria sendo o único trabalho a contar com o vocalista. O álbum teve críticas positivas e negativas, mas obteve um certo sucesso comercial, e com isto a banda decidiu sair em turnê para promovê-lo, como de praxe.

E Gillan, obviamente, teria que cantar músicas de todas as fases anteriores do Black Sabbath na turnê, que foi de 18 de agosto de 1983 até 4 de março de 1984, mas ele simplesmente não sabia a maior parte das letras. E, conforme ele revelou ao "Wikipedia: Fact or Fiction" da Loudwire, ele acabou adotando uma gambiarra para poder cantar.
Ian Gillan escreveu as letras em uma pasta e a colocou no chão durante suas apresentações ao vivo com Black Sabbath. Ele virava as páginas com os pés, mas acabou descobrindo que muitas vezes era impossível ler o que estava escrito por causa do gelo seco que derretia no palco. Os fãs mais atentos percebiam que Gillan errava algumas letras, e o vocalista admitiu que aquilo não foi algo "muito profissional".
"Desculpe, mas 'Iron Man' simplesmente não entrava. Eu não compreendia. Minha cabeça não estava sintonizada com aquilo. Não tinha nada a ver com as notas ou estilo mas sim com as palavras em si. Foi um tanto quanto falta de profissionalismo de minha parte, então eu me resguardei com aquele caderno, e eu conseguia virar as páginas com as letras. Era como estar usando um teleprompter", explicou Gillan, se justificando que ele não conseguia entender as letras do Sabbath, e por isso era difícil conseguir memorizá-las.
Leia também:
Black Sabbath: Ian Gillan diz que estava bêbado quando aceitou entrar para a banda
Black Sabbath: a passagem de Ian Gillan pela banda
FONTE: Rock Celebrities
https://rockcelebrities.net/the-reason-james-hetfield-refused-to-be-compared-to-slayer/