A gambiarra que Ian Gillan fez pra poder conseguir cantar as músicas do Black Sabbath
Por Bruce William
Postado em 23 de fevereiro de 2022
Em 1983, após ter em suas fileiras dois vocalistas lendários, Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio, o Black Sabbath contratou ninguém menos que Ian Gillan, na época em carreira solo após o fim das atividades do Deep Purple (a banda voltaria pouco tempo depois, mas isto é história para outra hora...)
Metallica - Mais Novidades
Com Gillan, o Sabbath lançou seu 11º álbum de estúdio, "Born Again", em 7 de agosto de 1983, que acabaria sendo o único trabalho a contar com o vocalista. O álbum teve críticas positivas e negativas, mas obteve um certo sucesso comercial, e com isto a banda decidiu sair em turnê para promovê-lo, como de praxe.
E Gillan, obviamente, teria que cantar músicas de todas as fases anteriores do Black Sabbath na turnê, que foi de 18 de agosto de 1983 até 4 de março de 1984, mas ele simplesmente não sabia a maior parte das letras. E, conforme ele revelou ao "Wikipedia: Fact or Fiction" da Loudwire, ele acabou adotando uma gambiarra para poder cantar.
Ian Gillan escreveu as letras em uma pasta e a colocou no chão durante suas apresentações ao vivo com Black Sabbath. Ele virava as páginas com os pés, mas acabou descobrindo que muitas vezes era impossível ler o que estava escrito por causa do gelo seco que derretia no palco. Os fãs mais atentos percebiam que Gillan errava algumas letras, e o vocalista admitiu que aquilo não foi algo "muito profissional".
"Desculpe, mas 'Iron Man' simplesmente não entrava. Eu não compreendia. Minha cabeça não estava sintonizada com aquilo. Não tinha nada a ver com as notas ou estilo mas sim com as palavras em si. Foi um tanto quanto falta de profissionalismo de minha parte, então eu me resguardei com aquele caderno, e eu conseguia virar as páginas com as letras. Era como estar usando um teleprompter", explicou Gillan, se justificando que ele não conseguia entender as letras do Sabbath, e por isso era difícil conseguir memorizá-las.
Leia também:
FONTE: Rock Celebrities
https://rockcelebrities.net/the-reason-james-hetfield-refused-to-be-compared-to-slayer/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
O astro do country de quem Dave Mustaine tem mágoa até hoje: "É uma implicância minha?"
Slayer toca "Reign in Blood" na íntegra no México; confira setlist e vídeos
O pior disco do Pink Floyd, de acordo com a Paste Magazine
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
Marko Hietala arrisca palpite sobre o que levou Floor Jansen a sair do Nightwish
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
A noite em que Chuck Berry invadiu show de banda punk e deixou todo mundo de queixo caído
Ian Gillan diz que estava bêbado quando aceitou entrar para o Black Sabbath
Por que Metallica precisou ser polêmico após o "Black Album", segundo Scott Ian do Anthrax
Metallica divulga versão ao vivo de "Welcome Home (Sanitarium)"
O disco do Iron Maiden que fez integrantes do Metallica perderem o controle dentro de um avião
Metallica divulga performance ao vivo de "...And Justice for All"
A banda que Ozzy venerava, James Hetfield odiava e Bruce Dickinson ridicularizava
O guitarrista que Jimmy Page, Brian May, Kirk Hammett e Slash põem no topo
O rock e o heavy metal se misturam com a política, sim (e você provavelmente sabe disso)
Silas Fernandes critica fala de James Hetfield: "Era melhor ele ter ficado quieto"
Produtor de "Master of Puppets" afirma que nada acontecia no Metallica sem aval de Cliff Burton
As 5 bandas mais importantes da história do heavy metal, na opinião de Mateus Ribeiro


