Ian Gillan diz que estava bêbado quando aceitou entrar para o Black Sabbath
Por Mateus Ribeiro
Postado em 12 de outubro de 2020
Ian Gillan é dono de uma das maiores e mais influentes vozes da história do rock and roll. O vocalista ficou conhecido pelos clássicos que gravou com o DEEP PURPLE, como "Smoke on the Water", "Highway Star", "Child In Time", "Fireball" e "Perfect Strangers". A longínqua carreira de Gillan, que passa dos 50 anos, inclui uma passagem inusitada pelo BLACK SABBATH.
Quem já teve a oportunidade de ouvir o trabalho de Gillan com o PURPLE sabe que ele e o SABBATH combinavam tanto quanto um paletó e uma pochete. E como era de se esperar, a parceria durou pouco tempo, rendendo apenas um disco: "Born Again", amado por uns, odiado por outros. Goste ou não, é um registro curioso e histórico.
Em 1983, o SABBATH já havia passado por problemas com dois vocalistas, Ozzy Osbourne e Ronnie James Dio. Encontrar alguém para o posto era uma tarefa difícil, que foi cumprida da melhor maneira possível: tomando uma cerveja. Na verdade, várias, segundo relatou Ian Gillan em recente entrevista concedida ao jornal britânico The Guardian.
Entre outros assuntos, Gillan falou sobre a sua rápida (e desastrosa) passagem pelo SABBATH. "Eu estava bebendo com Tony Iommi e Geezer Butler. Certa noite, ficamos muito bêbados e meu empresário me ligou na manhã seguinte e disse: 'Se você vai tomar decisões de carreira, não acha que devemos conversar sobre isso primeiro?' Eu disse: 'Do que você está falando?’, enquanto ele [o empresário] respondeu: ‘Aparentemente, você concordou em se juntar ao Black Sabbath na noite passada’. Não conseguia me lembrar de nada", disse Gillan.
O primeiro show que o vocalista fez com o SABBATH também não foi nenhuma maravilha e quase custou a sua visão. Na ocasião, ele tinha um caderno com as letras de músicas anotadas, porém, o gelo seco utilizado durante o show atrapalhou a leitura, fazendo com que ele tivesse que se curvar para conseguir ler. E o resultado não foi dos melhores. "Com todo o dinheiro gasto, eles nunca tinham usado gelo seco nos ensaios, mas então surgiu essa parede de gelo seco na altura do ombro. Quando me inclinei para ler a primeira linha, as luzes do chão se acenderam, cegando-me. Eu estava batendo no ar para afastar a fumaça. Foi puro Spinal Tap, um momento de pânico", relembrou.
Ian Gillan saiu da banda no ano seguinte, voltando para o DEEP PURPLE, de onde sairia em 1989. No ano de 1994,retornou para o grupo, onde permanece até hoje. O disco de estúdio mais recente da banda, "Woosh", foi lançado em 7 de agosto deste ano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
O cover do AC/DC que o Foo Fighters tocou pela primeira vez no Brasil
O vazio deixado pelo Edguy
5 músicas que separam quem apenas ouve metal de quem realmente vive o gênero
A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
"Eu odeio perder", disse Johnny Ramone ao falar sobre luta contra câncer
O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
A grande surpresa que Axl Rose teve ao finalmente conhecer Ozzy Osbourne
A grande lição que Blaze Bayley aprendeu com Paul Di'Anno; "não sabem disso sobre ele"
Johnny Ramone achava que Joey Ramone era um "pé no saco"
Mike Patton escreveu as letras do álbum "The Real Thing" em menos de duas semanas
O segredo que Jimmy Page escondia de seus amigos mais radicais



15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
A bebedeira que virou um dos maiores clássicos do Deep Purple
Para Roger Glover (Deep Purple), anos 1960 e 70 foram o auge da criatividade musical
O guitarrista selvagem que Brian May colocou entre os pilares do rock
O que diabos significa "SPLAT!", título do novo álbum do Deep Purple, segundo Roger Glover
O lendário guitarrista que Ritchie Blackmore disse que tocava de forma estranha
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Heavy Metal: os 11 melhores álbuns da década de 70 segundo o Loudwire
O riff de guitarra que Tony Iommi considera o maior de todos os tempos - alguém discorda?


