Angra: as músicas mais difíceis na batera de cada era da banda, segundo Bruno Valverde
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de fevereiro de 2022
O Angra é conhecido por apresentar três grandes bateristas ao longo de sua discografia: Ricardo Confessori, Aquiles Priester e Bruno Valverde. Em entrevista para o Ibagenscast, no YouTube, Bruno Valverde comentou sobre quais são as músicas que, em sua visão, apresentam maior nível de dificuldade em cada uma das três fases da banda.
Segundo Valverde, na era do Ricardo Confessori a música mais difícil é a "Carolina IV", presente no álbum "Holy Land" (1996). "Falando sobre resistência e pegando a era do Ricardo Confessori, a música ‘Carolina IV’ tem 200 minutos! Não acaba! (risos). No meio da música, posso ir ao banheiro e voltar e a música está lá ainda. Preciso prestar muita atenção nas mudanças, nas partes diferentes", disse.
Já saltando para a época de Aquiles Priester, o grande desafio para Bruno Valverde foi a música "The Temple of Hate", do álbum "Temple of Shadows" (2004). "Na fase Aquiles, ‘The Temple of Hate’ é bem difícil. Já gravei ela no meu canal. Precisei aprender. Em termos de resistência, são 185 bpm, muita semicolcheia. Várias coisas com os pratos que ele faz são muito legais. Tem peculiaridades. É uma logística de batera muito dele. Precisei descobrir uma forma de como fazer aquilo", explicou.
Por fim, falando sobre sua própria fase no Angra, Bruno Valverde citou duas músicas com passagens instrumentais complexas como sendo as mais difíceis de tocar na bateria. "Dos discos que gravei, tem partes instrumentais da ‘Magic Mirror’ que é preciso estar bem em dia com todas as mudanças. Na ‘Light of Transcendence’ é a mesma coisa. Tem uma parte instrumental e é muito rápida. Tem várias surpresas. Se você perder o bonde, vira uma bola de neve. Tem umas subdivisões de semicolcheia em cinco. São subgrupos. Não é nem quintina nem 5 por 8. Só que isso rápido e em 170 bpm, tem que pensar rápido. Acho que essa é uma parte bem complexa também", concluiu.
Assista ao episódio completo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O disco que David Gilmour afirma servir como introdução ao Pink Floyd
Rafael Bittencourt e o problema dos guitarristas brasileiros: "Nos EUA não tem isso"
5 clássicos do rock vítimas do próprio sucesso, segundo a Far Out Magazine
O guitarrista que Ozzy queria no lugar de Randy Rhoads, mas a gravadora impediu
O melhor solo da história do thrash metal, segundo guitarrista do Machine Head
5 clássicos do metal que você nunca deve usar para apresentar o estilo para alguém
O músico que Lars Ulrich considerava parte insubstituível do Metallica
Confirmada a turnê reunindo System of a Down e Faith No More em 2027
5 músicas de metal que todo mundo conhece, mas quase ninguém sabe do que falam
O disco do Judas Priest que Dave Mustaine considera uma das maiores obras do heavy metal
O álbum do Angra inspirado na maior fake news de todos os tempos
O clássico do Iron Maiden em que Bruce Dickinson alcançou a nota mais alta da carreira
Show do Queen na Hungria em 1986 ganha restauração em 4K
Uma das melhores canções do Rush para Neil Peart; "Estávamos aprendendo a ser concisos"
Dennis Ward ficou surpreso com volta de Michael Kiske ao Helloween



Canal gringo esmiúça "Carolina IV" do Angra: "Tem todos os instrumentos aqui!"
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
Como é tocar com um ex-membro de Shaman e Angra, segundo Paulo Ricardo
5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
10 músicas do metal brasileiro lançadas após 2000 que já entraram para a história
A banda brasileira que está seguindo passos de Angra e Sepultura, segundo produtor
O hit da época de Ricardo Confessori que Aquiles Priester só entendeu como toca em 2023


