Angra: as músicas mais difíceis na batera de cada era da banda, segundo Bruno Valverde
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de fevereiro de 2022
O Angra é conhecido por apresentar três grandes bateristas ao longo de sua discografia: Ricardo Confessori, Aquiles Priester e Bruno Valverde. Em entrevista para o Ibagenscast, no YouTube, Bruno Valverde comentou sobre quais são as músicas que, em sua visão, apresentam maior nível de dificuldade em cada uma das três fases da banda.
Segundo Valverde, na era do Ricardo Confessori a música mais difícil é a "Carolina IV", presente no álbum "Holy Land" (1996). "Falando sobre resistência e pegando a era do Ricardo Confessori, a música ‘Carolina IV’ tem 200 minutos! Não acaba! (risos). No meio da música, posso ir ao banheiro e voltar e a música está lá ainda. Preciso prestar muita atenção nas mudanças, nas partes diferentes", disse.
Já saltando para a época de Aquiles Priester, o grande desafio para Bruno Valverde foi a música "The Temple of Hate", do álbum "Temple of Shadows" (2004). "Na fase Aquiles, ‘The Temple of Hate’ é bem difícil. Já gravei ela no meu canal. Precisei aprender. Em termos de resistência, são 185 bpm, muita semicolcheia. Várias coisas com os pratos que ele faz são muito legais. Tem peculiaridades. É uma logística de batera muito dele. Precisei descobrir uma forma de como fazer aquilo", explicou.
Por fim, falando sobre sua própria fase no Angra, Bruno Valverde citou duas músicas com passagens instrumentais complexas como sendo as mais difíceis de tocar na bateria. "Dos discos que gravei, tem partes instrumentais da ‘Magic Mirror’ que é preciso estar bem em dia com todas as mudanças. Na ‘Light of Transcendence’ é a mesma coisa. Tem uma parte instrumental e é muito rápida. Tem várias surpresas. Se você perder o bonde, vira uma bola de neve. Tem umas subdivisões de semicolcheia em cinco. São subgrupos. Não é nem quintina nem 5 por 8. Só que isso rápido e em 170 bpm, tem que pensar rápido. Acho que essa é uma parte bem complexa também", concluiu.
Assista ao episódio completo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
Como Charlie Benante conseguiu sua vaga no Anthrax, segundo Scott Ian
Por que não há músicas de Bruce Dickinson em "Somewhere in Time", segundo Steve Harris
Quando Axl Rose deixou os Rolling Stones plantados esperando por três horas
Baterista Jay Weinberg deixa o Suicidal Tendencies
A opinião de Chitãozinho sobre as letras do RPM e a fase solo de Paulo Ricardo
Por que o Pink Floyd recusou proposta de US$ 250 milhões por reunião?
Os clássicos do rock que estão entre as músicas preferidas de Carlo Ancelotti


Os cinco melhores álbuns de Power Metal depois de 2000
Beatles, Led Zeppelin; Regis Tadeu explica o que é uma boyband e quem é ou não é
Aquiles Priester celebra título da Copa do Brasil conquistado pelo Corinthians
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
Angra fará novos shows de reunião? Empresário afirma que dependerá da química no Bangers
O álbum conceitual do Angra inspirado no fim do casamento de Rafael Bittencourt
Regis Tadeu coloca Deep Purple no grupo de boybands ao lado do Angra
A "música da vida" de Kiko Loureiro, que foi inspiração para duas bandas que ele integrou
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
Kiko Loureiro comenta a diferença entre tocar no Angra e no Megadeth


