Johnny Cash foi o primeiro norte-americano a saber que Josef Stalin havia morrido
Por Bruce William
Postado em 12 de março de 2022
Em 1950, Johnny Cash estava com 18 anos de idade. Assim como muitos jovens norte-americanos da época, ele se alistou nas forças armadas do seu país, mais precisamente na Força Aérea, tendo sido designado para a base militar Lackland Air Force de San Antonio, no Texas. Nessa época ele conheceu a moça que seria sua primeira esposa, Vivian Liberto, em uma pista de patinação. Foi paixão à primeira vista, mas ainda levaria quatro anos para eles se casarem, já que três semanas mais tarde Cash foi enviado para uma base em Landsberg, na Alemanha Ocidental.
Johnny Cash - Mais Novidades
Já promovido a Sargento e lá longe em outro país onde passaria os próximos três anos, Cash cumpria uma função bastante solitária e entediante, pois ele era operador de código morse e passava longas noites interceptando e decodificando mensagens dos russos - a Guerra Fria estava de vento em popa, e os EUA vigiavam a Rússia bem de perto, assim como eram vigiados pela Rússia. Nesta época ele formou sua primeira banda, "The Landsberg Barbarians'', para se divertir um pouco nos períodos de folga. As músicas que eles tocavam, juntamente com as cartas de amor que ele enviava para Vivian, eram a única fuga de Cash de sua vida isolada, inclusive acredita-se que uma de suas músicas mais famosas, "Folsom Prison Blues", tenha sido inspirada nesta época, já que ele chegou a relatar para pessoas próximas que se sentia meio que "um prisioneiro" pois devido à natureza de sua atividade ele não tinha permissão de comentar com absolutamente ninguém o que fazia, nem mesmo com a Vivian.
E numa dessas noites Cash obteve uma informação importantíssima. Era dia 5 de março de 1953, o Sargento Cash estava em seu posto quando interceptou um comunicado urgente dos Russos. Nela se dizia que Joseph Stalin, o então poderoso líder soviético, estava com sérios problemas de saúde. Cash ficou ainda mais atento e continuou trabalhando, até que horas mais tarde veio a notícia que Stalin havia sido declarado morto. Atordoado com o que ouvira, Cash, o primeiro norte-americano a saber sobre a morte de Joseph Stalin, rapidamente informou seus superiores que fizeram a informação chegar até o Presidente Eisenhower. A partir daí, uma nova era da Guerra Fria se iniciava.
Cash serviu até 3 de julho de 1954, quando deu baixa e voltou para o Texas. No mês seguinte ele e Vivian se casaram. Pouco tempo depois, ele seguiu carreira como músico.
FONTE: Far Out Magazine
https://faroutmagazine.co.uk/johnny-cash-first-american-joseph-stalins-death/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Por que Angra escolheu Alírio Netto como vocalista, segundo Rafael Bittencourt
Rolling Stones cancelam planos de turnê europeia em 2026
Rafael Bittencourt explica atual relação com Edu Falaschi e possibilidade de novos shows
Sepultura confirma datas da última turnê europeia da carreira
A resposta de Rafael Bittencourt sobre possibilidade de Bruno Valverde deixar a banda
Sharon explica o que a fez desistir de pacto firmado com Ozzy
O dia que Rob Halford viu Ozzy Osbourne peladão e curtindo a vida adoidado
Rafael Bittencourt explica por que Fabio Lione saiu do Angra
Lynyrd Skynyrd fará shows em Curitiba, Rio de Janeiro e Porto Alegre
A primeira banda de rock dos anos 1960 que acertou em cheio, segundo Robert Plant
As duas músicas do Iron Maiden que nunca foram tocadas no Brasil - e podem estrear em 2026
Brasileira Marina La Torraca é anunciada como nova vocalista do Battle Beast
Jimmy Page faz post e comenta atual opinião sobre show do Led Zeppelin em 2007


Mesmo sem ser católico, Rick Rubin tomava a hóstia em "missa" rezada por Johnny Cash
A única cidade brasileira citada por Johnny Cash na letra de "I've Been Everywhere"
Como foram os encontros das lendas Bob Dylan e Johnny Cash nos anos 1960?
O lendário vocalista punk que foi comparado a Johnny Cash e Nina Simone por Elton John


