Boicote ao regime militar? Os reais motivos para os Beatles nunca terem tocado no Brasil
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de março de 2022
Considerado um dos maiores fenômenos da história da música de todos os tempos, a banda britânica de rock Beatles realizou muitos shows ao longo do início da década de 1960 em diversos continentes. Entretanto, infelizmente para os brasileiros, o Quarteto de Liverpool nunca tocou no Brasil.
Em um vídeo publicado no canal The Beatles School, o apresentador Gilvan explicou os motivos pelos quais, em sua visão, os rockstars ingleses nunca desembarcaram no Brasil. De acordo com ele, uma resposta pode ser a falta de promoters em solo brasileiro e não a presença do Regime Militar a partir de 1964.
"Existe muita desinformação sobre isso. Não foi culpa do Regime Militar. O problema é que não tínhamos promoters para trazer os Beatles, mas mesmo se tivéssemos, seria difícil demais. Em 1963, os Beatles ainda não tinham aparecido aqui no Brasil de vez. Só em 1964 que explodiu. O primeiro disco aqui no Brasil foi o ‘Beatlemania’, que surgiu em 1964. Nessa época, eles se apresentaram nos EUA e depois voltaram para a Inglaterra. Entre março e abril, aqui no Brasil estávamos entrando com os militares, mas isso não tem nada a ver. Os Beatles estavam gravando o álbum e filme ‘A Hard Day’s Night’. Não fizeram show em lugar nenhum, só ficaram gravando em Londres. Quando foi em junho, eles saíram em turnê. No Brasil, ninguém procurou o Brian Epstein, que era o empresário da banda. Eles montaram uma turnê mundial para Dinamarca, Holanda, Hong-Kong, Austrália e Nova Zelândia", afirmou.
Ao longo do vídeo, Gilvan demonstra como a agenda dos Beatles estava quase sempre lotada e que a partir da metade da década de 1960 a possibilidade de um show no Brasil diminuiu muito, na medida em que a banda afirmava que não faria mais shows.
"Ou seja, entre 1963 e 1965 os Beatles gravaram muito. Foram várias aparições na televisão. Alguém no Brasil precisaria estar de olho para saber como seria o próximo ano. Será que daria para trazer os meninos para tocar no Maracanã? No primeiro semestre de 1965, a banda focou em gravar o álbum ‘Help!’ e seus singles. Depois, teve uma mini turnê europeia e depois nos EUA. Nessa época, pela primeira vez desde o início, eles tiraram um mês de folga. Depois, trabalharam no que seria o ‘Rubber Soul’. Em dezembro, mais uma turnê pela Inglaterra. O Brasil que é bom nada! Em 1966, de abril a junho eles fizeram o ‘Revolver’ e os singles. Trabalharam um tempão e gostaram. Quando saem em turnê, vão para a Alemanha e até o Japão. Depois, foram para as Filipinas e eles quase foram assassinados. Passaram na Índia também e depois descansaram na Inglaterra. Depois, decidiram que não haveria mais shows. Eles vão viajar cada um para um lugar e em novembro começaram a gravar o ‘Sgt. Peppers’, mas era de conhecimento mundial que não teria mais show. Tenho revistas da época que soltavam umas espécies de fake news que os Beatles voltariam a tocar", disse.
Por fim, o vídeo reforça a dificuldade logística que envolveria um possível giro da banda inglesa pelo Brasil na década de 1960.
"O grande motivo então para os Beatles não tocarem no Brasil foi que não houve um promoter. Mesmo assim, seria difícil, porque o Brasil é completamente fora do mapa. Eles tocaram em lugares como Filipinas e Japão, realmente, mas o Brasil era bem fora de mão mesmo. Hoje em dia, converso com produtores que trouxeram o Paul McCartney no Brasil e eles já falam que é complicado. Imagina em 1966! Eles nem sabiam onde era o Brasil no mapa! Os militares estavam cagando e a música dos Beatles até 1966 não era nada que pudesse desvirtuar os jovens da época. Houve mais uma não capacidade de conversa com o Brian para convencer a trazer. Era fora do eixo de shows. Não acho que era aquele papo de que os Beatles não tocavam em país em que não tinha democracia. Essa ideia se perpetuou, mas não acredito nessa história", concluiu.
Confira o vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
Nicko McBrain tocará no próximo álbum do Iron Maiden? O próprio responde
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
Rush confirma primeiros shows da turnê de reunião na América Latina
A melhor música do pior disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence

O megahit dos Beatles que Mick Jagger acha bobo: "Ele dizia que Stones não fariam"
Geddy Lee compara "Give It Away" do Red Hot Chili Peppers a uma canção dos Beatles
O maior rockstar que existiu para David Bowie, que pensava a canção como gesto e atitude
A banda mais influente da história do rock, na opinião de Regis Tadeu
O trecho de música dos Beatles "escondido" em clássico do Helloween
Os quatro álbuns mais terríveis lançados pelos integrantes dos Beatles nos anos 70
O baixista lendário que Paul McCartney nunca quis ser; correr por correr envelhece rápido
O artista que Elton John mais admirou, um verdadeiro gigante na história do rock
O apelido que John Lennon dava aos Rolling Stones quando sentia raiva da banda
Bandas: As maiores da história do rock segundo os audiófilos
Sgt. Peppers: O mais importante disco da história?


