Boicote ao regime militar? Os reais motivos para os Beatles nunca terem tocado no Brasil
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de março de 2022
Considerado um dos maiores fenômenos da história da música de todos os tempos, a banda britânica de rock Beatles realizou muitos shows ao longo do início da década de 1960 em diversos continentes. Entretanto, infelizmente para os brasileiros, o Quarteto de Liverpool nunca tocou no Brasil.
Em um vídeo publicado no canal The Beatles School, o apresentador Gilvan explicou os motivos pelos quais, em sua visão, os rockstars ingleses nunca desembarcaram no Brasil. De acordo com ele, uma resposta pode ser a falta de promoters em solo brasileiro e não a presença do Regime Militar a partir de 1964.
"Existe muita desinformação sobre isso. Não foi culpa do Regime Militar. O problema é que não tínhamos promoters para trazer os Beatles, mas mesmo se tivéssemos, seria difícil demais. Em 1963, os Beatles ainda não tinham aparecido aqui no Brasil de vez. Só em 1964 que explodiu. O primeiro disco aqui no Brasil foi o ‘Beatlemania’, que surgiu em 1964. Nessa época, eles se apresentaram nos EUA e depois voltaram para a Inglaterra. Entre março e abril, aqui no Brasil estávamos entrando com os militares, mas isso não tem nada a ver. Os Beatles estavam gravando o álbum e filme ‘A Hard Day’s Night’. Não fizeram show em lugar nenhum, só ficaram gravando em Londres. Quando foi em junho, eles saíram em turnê. No Brasil, ninguém procurou o Brian Epstein, que era o empresário da banda. Eles montaram uma turnê mundial para Dinamarca, Holanda, Hong-Kong, Austrália e Nova Zelândia", afirmou.
Ao longo do vídeo, Gilvan demonstra como a agenda dos Beatles estava quase sempre lotada e que a partir da metade da década de 1960 a possibilidade de um show no Brasil diminuiu muito, na medida em que a banda afirmava que não faria mais shows.
"Ou seja, entre 1963 e 1965 os Beatles gravaram muito. Foram várias aparições na televisão. Alguém no Brasil precisaria estar de olho para saber como seria o próximo ano. Será que daria para trazer os meninos para tocar no Maracanã? No primeiro semestre de 1965, a banda focou em gravar o álbum ‘Help!’ e seus singles. Depois, teve uma mini turnê europeia e depois nos EUA. Nessa época, pela primeira vez desde o início, eles tiraram um mês de folga. Depois, trabalharam no que seria o ‘Rubber Soul’. Em dezembro, mais uma turnê pela Inglaterra. O Brasil que é bom nada! Em 1966, de abril a junho eles fizeram o ‘Revolver’ e os singles. Trabalharam um tempão e gostaram. Quando saem em turnê, vão para a Alemanha e até o Japão. Depois, foram para as Filipinas e eles quase foram assassinados. Passaram na Índia também e depois descansaram na Inglaterra. Depois, decidiram que não haveria mais shows. Eles vão viajar cada um para um lugar e em novembro começaram a gravar o ‘Sgt. Peppers’, mas era de conhecimento mundial que não teria mais show. Tenho revistas da época que soltavam umas espécies de fake news que os Beatles voltariam a tocar", disse.
Por fim, o vídeo reforça a dificuldade logística que envolveria um possível giro da banda inglesa pelo Brasil na década de 1960.
"O grande motivo então para os Beatles não tocarem no Brasil foi que não houve um promoter. Mesmo assim, seria difícil, porque o Brasil é completamente fora do mapa. Eles tocaram em lugares como Filipinas e Japão, realmente, mas o Brasil era bem fora de mão mesmo. Hoje em dia, converso com produtores que trouxeram o Paul McCartney no Brasil e eles já falam que é complicado. Imagina em 1966! Eles nem sabiam onde era o Brasil no mapa! Os militares estavam cagando e a música dos Beatles até 1966 não era nada que pudesse desvirtuar os jovens da época. Houve mais uma não capacidade de conversa com o Brian para convencer a trazer. Era fora do eixo de shows. Não acho que era aquele papo de que os Beatles não tocavam em país em que não tinha democracia. Essa ideia se perpetuou, mas não acredito nessa história", concluiu.
Confira o vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A maior banda, música, álbum e vocalista nacional e gringo de 1985, segundo a Bizz
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Giant - A reafirmação grandiosa de um nome histórico do melodic rock
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins


O álbum dos anos 80 que George Harrison disse estar acima dos outros; "boa música bem tocada"
A banda que fez George Martin desistir do heavy metal; "um choque de culturas"
O álbum que é uma obra-prima tanto para Jimi Hendrix quanto para Kate Bush
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
O disco que John Lennon dizia que Beatles jamais faria: "Eu odiaria um álbum assim"
4 bandas com pelo menos 3 vocalistas incríveis, segundo a American Songwriter
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
A banda que foi "os Beatles" da geração de Seattle, segundo Eddie Vedder
O álbum dos anos 80 que conquistou Ozzy Osbourne
A música dos Beatles que "inventou Jimi Hendrix", conforme George Harrison
O hit dos Beatles que produtor odiou: "Lennon, o que você espera que eu faça com isso?"


