Boicote ao regime militar? Os reais motivos para os Beatles nunca terem tocado no Brasil
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de março de 2022
Considerado um dos maiores fenômenos da história da música de todos os tempos, a banda britânica de rock Beatles realizou muitos shows ao longo do início da década de 1960 em diversos continentes. Entretanto, infelizmente para os brasileiros, o Quarteto de Liverpool nunca tocou no Brasil.
Em um vídeo publicado no canal The Beatles School, o apresentador Gilvan explicou os motivos pelos quais, em sua visão, os rockstars ingleses nunca desembarcaram no Brasil. De acordo com ele, uma resposta pode ser a falta de promoters em solo brasileiro e não a presença do Regime Militar a partir de 1964.
"Existe muita desinformação sobre isso. Não foi culpa do Regime Militar. O problema é que não tínhamos promoters para trazer os Beatles, mas mesmo se tivéssemos, seria difícil demais. Em 1963, os Beatles ainda não tinham aparecido aqui no Brasil de vez. Só em 1964 que explodiu. O primeiro disco aqui no Brasil foi o ‘Beatlemania’, que surgiu em 1964. Nessa época, eles se apresentaram nos EUA e depois voltaram para a Inglaterra. Entre março e abril, aqui no Brasil estávamos entrando com os militares, mas isso não tem nada a ver. Os Beatles estavam gravando o álbum e filme ‘A Hard Day’s Night’. Não fizeram show em lugar nenhum, só ficaram gravando em Londres. Quando foi em junho, eles saíram em turnê. No Brasil, ninguém procurou o Brian Epstein, que era o empresário da banda. Eles montaram uma turnê mundial para Dinamarca, Holanda, Hong-Kong, Austrália e Nova Zelândia", afirmou.
Ao longo do vídeo, Gilvan demonstra como a agenda dos Beatles estava quase sempre lotada e que a partir da metade da década de 1960 a possibilidade de um show no Brasil diminuiu muito, na medida em que a banda afirmava que não faria mais shows.
"Ou seja, entre 1963 e 1965 os Beatles gravaram muito. Foram várias aparições na televisão. Alguém no Brasil precisaria estar de olho para saber como seria o próximo ano. Será que daria para trazer os meninos para tocar no Maracanã? No primeiro semestre de 1965, a banda focou em gravar o álbum ‘Help!’ e seus singles. Depois, teve uma mini turnê europeia e depois nos EUA. Nessa época, pela primeira vez desde o início, eles tiraram um mês de folga. Depois, trabalharam no que seria o ‘Rubber Soul’. Em dezembro, mais uma turnê pela Inglaterra. O Brasil que é bom nada! Em 1966, de abril a junho eles fizeram o ‘Revolver’ e os singles. Trabalharam um tempão e gostaram. Quando saem em turnê, vão para a Alemanha e até o Japão. Depois, foram para as Filipinas e eles quase foram assassinados. Passaram na Índia também e depois descansaram na Inglaterra. Depois, decidiram que não haveria mais shows. Eles vão viajar cada um para um lugar e em novembro começaram a gravar o ‘Sgt. Peppers’, mas era de conhecimento mundial que não teria mais show. Tenho revistas da época que soltavam umas espécies de fake news que os Beatles voltariam a tocar", disse.
Por fim, o vídeo reforça a dificuldade logística que envolveria um possível giro da banda inglesa pelo Brasil na década de 1960.
"O grande motivo então para os Beatles não tocarem no Brasil foi que não houve um promoter. Mesmo assim, seria difícil, porque o Brasil é completamente fora do mapa. Eles tocaram em lugares como Filipinas e Japão, realmente, mas o Brasil era bem fora de mão mesmo. Hoje em dia, converso com produtores que trouxeram o Paul McCartney no Brasil e eles já falam que é complicado. Imagina em 1966! Eles nem sabiam onde era o Brasil no mapa! Os militares estavam cagando e a música dos Beatles até 1966 não era nada que pudesse desvirtuar os jovens da época. Houve mais uma não capacidade de conversa com o Brian para convencer a trazer. Era fora do eixo de shows. Não acho que era aquele papo de que os Beatles não tocavam em país em que não tinha democracia. Essa ideia se perpetuou, mas não acredito nessa história", concluiu.
Confira o vídeo abaixo.
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
O álbum dos anos setenta que Slash disse ter marcado "o fim do rock como nós conhecíamos"
Seis anos após último show com o Aerosmith, baterista Joey Kramer reaparece
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Silenoz diz que ex-membros "pegaram carona" no nome do Dimmu Borgir
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder
Bruce Dickinson lamenta ter perdido "metade da vida" dos filhos
O "absurdo" que atribuem ao Led Zeppelin, na opinião de Paul Stanley
Roberta Medina fala sobre cobrança por mais rock no Rock in Rio
Jorn Lande aparece cantando na CazéTV e narrador brinca: "É o Ovelha norueguês!"


O megahit dos Beatles composto na Itália após ensinamento do capitão de um iate
O astro da música eletrônica que achava que o tio era um dos Beatles
O erro dos Beatles que poderia ter melhorado o "Sgt. Pepper's"; "uma completa bobagem"
A epifania de George Harrison ao se encontrar com uma lenda do rock
A virada de bateria com base nos Beatles que impressionou Jimi Hendrix
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
O álbum do Radiohead que Thom Yorke comparou aos Beatles; "podemos fazer o que quisermos"
Por que Nina Simone dizia que os Beatles tiveram sorte; "não são excepcionalmente talentosos"
A canção dos Beatles que pirou a cabeça de Mick Jagger quando ele a ouviu
O hit de Rita Lee que é versão dos Beatles com história do amor entre bode e cabra


