Levou anos, mas Hendrix sacou qual era a do Pink Floyd e ensinou como ouvi-la
Por Bruce William
Postado em 02 de março de 2022
Conferindo as entrevistas de Jimi Hendrix, você nota claramente que ele nunca falou mal dos artistas de sua época, apesar dos jornalistas sempre lhe perguntarem o que ele achava dos seus contemporâneos, esperando uma resposta mais contundente. Mas Hendrix sempre tratou a todos com educação e respeito, embora vez por outra deixasse escapar que não estava gostando muito do que via/ouvia.
Jimi Hendrix - Mais Novidades
Foi o que aconteceu no caso do Pink Floyd, pois a princípio Hendrix parecia não gostar da banda, como sugere entrevista de janeiro de 1967 para a Unit, onde o tema era a cena psicodélica da época: "Quando dizem, 'olhe aquela banda, estão tocando música psicodélica!', mas o que estão fazendo na verdade é piscar luzes e tocar 'Johnny B. Goode' com os acordes errados... é terrível". E embora Hendrix não tivesse mencionado o nome do Pink Floyd, em seguida o entrevistador perguntou se Hendrix havia visto a banda tocando, e o guitarrista respondeu: "Ouvi dizer que eles tem luzes lindas mas não soam parecidos com nada".
Dez meses mais tarde, novamente Jimi Hendrix falou com a Unit, e no meio da conversa ele disse que não gostaria que sua banda, Experience, fosse encaixada em categorias como "hippie" ou "psicodélico", e desta vez ele citou explicitamente o Pink Floyd: "Isto nos deixa irritados, pois 'psicodélico' quer dizer 'expansão da mente', e eu não consigo ouvir uma única palavra do que o Pink Floyd está dizendo", e depois emenda, de forma meio confusa: "Isto também acontece conosco, mas é apenas a opinião dos outros".
Já em agosto de 1970, Hendrix estava prestes a subir ao palco no Festival da Ilha de Wight quando trocou algumas palavras com Roy Hollingworth, da Melody Maker, explicando que para ele a era dos Beatles estava chegando ao fim e que ele pretendia com a música "pintar a Terra e o espaço, de forma que os ouvintes possam ser levados para qualquer lugar, e em seguida citou o Pink Floyd, desta vez de forma muito elogiosa: "As pessoas gostam de expandir suas mentes, e nós vamos dar a elas o que precisam(...) pode ser música para chapar. Concordo, pode ser algo na linha de trabalho do que o Pink Floyd entrega. Eles não sabem, mas pessoas como eles são os cientistas malucos destes tempos".
E uma semana antes de morrer, em entrevista cujo áudio legendado pelo canal Legenda Cast pode ser conferido no player abaixo, Hendrix novamente falou sobre o Pink Floyd, desta vez respondendo ao entrevistador que lhe perguntou o que ele mais aprecia na banda: "Eles estão fazendo um tipo diferente de música. Eles estão fazendo algo meio 'espacial'. Digo, 'espaço interior' ao que parece, sabe? E eles estão usando eletrônicos e tudo mais".
Em seguida, ele emenda: "Sabe, às vezes você deve se deitar sozinho e apreciá-los. Esse é o tipo de música deles, e é bom". Por fim, Hendrix deixa claro que pretendia seguir algo diferente: "Mas eu quero fazer meu estilo mais de leve, com um compasso mais sólido". Mas infelizmente não deu tempo...
Uma curiosidade adicional: em entrevista para a Prog Magazine, publicada na edição de março de 2019, David Gilmour fez uma revelação surpreendente: "Ajudei a mixar o som de Hendrix na Ilha de Wight em 1970. Não são muitas as pessoas que sabem disto. Eu estava do lado do palco com o WEM Audiomasters (equipamento de mixagem), junto com Charlie Watkins" (engenheiro de som, um dos criadores do equipamento)".
Gilmour explica que ele tinha ido até lá assistir o festival e estava acampado em uma barraca. "Então fui aos bastidores onde nosso principal roadie, Peter Watts, tentava lidar com todo o caos, junto com Charlie Watkins, e eles estavam muito nervosos, eles tinham que mixar o som do Hendrix. Como eu já tinha feito algumas coisas assim eles me pediram ajuda, então eu fui e fiz" disse Gilmour, que depois contou que já havia visto Jimi Hendrix antes mas não o conhecia pessoalmente.
Veja também:
FONTE: Cheatsheet
https://www.cheatsheet.com/entertainment/jimi-hendrixs-opinion-pink-floyd-evolved.html/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Nicko McBrain admite decepção com Iron Maiden por data do anúncio de Simon Dawson
As 5 melhores bandas de rock dos últimos 25 anos, segundo André Barcinski
Os três álbuns mais essenciais da história, segundo Dave Grohl
O guitarrista consagrado que Robert Fripp disse ser banal e péssimo ao vivo
A opinião de Tobias Sammet sobre a proliferação de tributos a Andre Matos no Brasil
Não é "Stairway" o hino que define o "Led Zeppelin IV", segundo Robert Plant
A única banda de rock progressivo que The Edge, do U2, diz que curtia
Mat Sinner anuncia que o Sinner encerrará atividades em 2026
O artista "tolo e estúpido" que Noel Gallagher disse que "merecia uns tapas"
O guitarrista do rock nacional que é vidrado no Steve Howe: "Ele é medalha de ouro"
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
O guitarrista que Mick Jagger elogiou, e depois se arrependeu
As duas músicas que Robert Plant e Jimmy Page apontam como o auge do Led Zeppelin
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Pink Floyd: a influência de Jimi Hendrix no "Meddle"
As duas músicas que Bruce Dickinson usa para explicar o que é rock and roll
O guitarrista que Roger McGuinn colocou no mesmo nível de Jimi Hendrix
O disco que une David Gilmour e Steve Vai na admiração pela genialidade de seu autor
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
Jimi Hendrix sobre o que passou em sua cabeça quando ele queimou a guitarra no palco
A clássica do rock que Sammy Hagar chamou de "uma das piores gravações de todos os tempos"
A banda mais inovadora para Geddy Lee; "Houve muitos imitadores, mas nada chega perto"
O guitarrista que Steve Vai diz que nem Jimi Hendrix conseguiria superar
O músico que Neil Young disse ter mudado a história; "ele jogou um coquetel molotov no rock"
A reação de Brian May ao ser eleito pela Total Guitar melhor que Jimi Hendrix
VH1: os 100 melhores álbuns de rock segundo a emissora


