Ritchie Blackmore lista e comenta as cinco maiores bandas de rock de 1970
Por André Garcia
Postado em 30 de abril de 2022
O Deep Purple foi fundado em 1968, mas apenas dois anos depois, com a entrada de Ian Gillan e Roger Glover, a banda se encontrou. Fazendo um arrojado rock pesado com técnica e elementos de música clássica e jazz, o quinteto causou um impacto profundo e duradouro com álbuns como "In Rock" (1970) e "Machine Head" (1972).
Deep Purple - Mais Novidades
Em entrevista compartilhada pelo canal oficial do Deep Purple no YouTube, seu ex-guitarrista e eterno fundador Ritchie Blackmore revelou quais eram para ele as maiores bandas de rock em 1970: Led Zeppelin, Deep Purple, Black Sabbath, Mountain e Vanilla Fudge.
Led Zeppelin
Em 2015, em entrevista para a The Guardian Blackmore falou sobre o Led Zeppelin:
"[Quanto ao Led] Zeppelin, eu gostei da abordagem deles, quando surgiram e lançaram 'Whole Lotta Love'. Eu imediatamente me atentei para aquele tipo de som, porque na época estávamos flertando com orquestra. Agradeço a eles pela inspiração."
Deep Purple
Na mesma entrevista acima Blackmore comentou sobre o próprio Deep Purple:
"'In Rock' tinha a fórmula certa: músicos ágeis tocando com uma onda gigante de força, mas sem imitar o Led Zeppelin: as texturas [do Deep Purple] eram bem mais variadas, o som era mais flexível. E de repente cresceu em popularidade até atingir o status de supergrupo."
Black Sabbath
Curiosamente, é muito difícil encontrar alguma declaração ou opinião de Ritchie Blackmore sobre o Black Sabbath. Talvez seja por conta da rivalidade que havia entre as bandas desde o começo dos anos 70, quando "Paranoid" e "Black Night" competiram nas paradas de sucesso. E talvez essa rivalidade ainda tenha sido agravada no final daquela década, quando o vocalista Dio deixou a banda de Blackmore (Rainbow) justamente para se juntar ao Black Sabbath.
Mountain
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista para a VH1 em 2000, Ritchie Blackmore falou sobre o Mountain e seu hit "Mississippi Queen":
"Não há no rock pesado música que teve mais impacto que aquela. Por volta de 1970, Deep Purple tocava em clubes por toda a Europa, onde tocavam as bandas do momento. Uma noite apareceu aquela banda tocando 'Mississippi Queen', e nós paramos de conversar por uns três minutos, pensando: 'Quem diabos são esses caras?' Eles simplesmente destruíram nosso som [risos]!"
Vanilla Fudge
Em entrevista para a Guitar World em 1991, Blackmore relembrou que ele e o falecido tecladista Jon Lord eram grandes fãs de Vanilla Fudge:
"A gente amava Vanilla Fudge, eles eram nossos heróis. Eles tocavam no Speakeasy, em Londres, e todos os hippies iam para lá. Os Beatles, Eric Clapton… todo mundo aparecia lá. Reza a lenda que o assunto do momento naquela época era Jimi Hendrix, mas isso não é verdade, era o Vanilla Fudge."
"Eles tocavam músicas dinâmicas de oito minutos. As pessoas diziam: 'Que diabos é isso? Como assim não tem três minutos?' Timmy Bogert, o baixista deles, era incrível. Toda a banda estava à frente de seu tempo. No começo, nós queríamos ser um clone do Vanilla Fudge, mas nosso vocalista Ian [Gillan] queria ser Edgar Winter. Ele dizia: 'Eu quero gritar assim, tipo Edgar Winter!'. Isso que a gente era: [uma mistura de] Vanilla Fudge com Edgar Winter!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rock in Rio anuncia lineup dos palcos principais nas duas noites voltadas ao rock
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
As 10 melhores bandas de thrash metal de todos os tempos, segundo o Loudwire
Sepultura anuncia que show no Rock in Rio será o penúltimo da carreira
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Knotfest México anuncia atrações para sua edição 2026
A exigência de John Petrucci que Mike Portnoy aceitou ao voltar para o Dream Theater
A melhor música de "No Prayer for the Dying", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Cinco discos lançados em 2026 que merecem sua atenção
O cantor que Brian Johnson do AC/DC acha a voz bonita demais para competir: "Não é justo"
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
A música do Rush inspirada por "Kashmir", do Led - e também por uma revista "diferente"
O único álbum do Dire Straits que Mark Knopfler consegue ouvir: "Não gosto dos discos"
Nervosa é confirmada como uma das atrações do Rock In Rio 2026
A banda brasileira que "faz o Sepultura parecer o Bon Jovi", segundo a Metal Hammer


Angus Young disse que uma banda gigante era "um Led Zeppelin de pobre"; "isso é ridículo"
O disco do Deep Purple que a banda não queria lançar, mas virou o cartão de visitas definitivo
O melhor guitarrista dos anos 1980, segundo Ritchie Blackmore: "Ele é absurdo"
10 álbuns essenciais do metal dos anos 70 que valem ter em vinil
Zakk Wylde revela qual música fez ele querer pegar na guitarra; "foi antes do ensino médio"
A lendária banda inglesa de rock que fez mais de 70 shows no Brasil
5 bandas de rock que melhoraram após trocar de vocalista, segundo Gastão Moreira
Quem era melhor, Led Zeppelin ou Deep Purple? Bruce Dickinson responde
O dia que Ritchie Blackmore jogou futebol no Brasil e não deixou ninguém se dirigir a ele


