Tony Iommi revela seu álbum favorito do Deep Purple; "uma música clássica após a outra"
Por Bruce William
Postado em 26 de setembro de 2024
Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath formam uma tríade fundamental na consolidação do rock pesado, estabelecendo as bases para o Heavy Metal e Hard Rock que se desenvolveria ainda nos anos 1970. O Led Zeppelin, com sua fusão de Blues, Psicodelia e riffs poderosos, trouxe uma abordagem inovadora, misturando elementos acústicos e elétricos de forma única, como exemplificado em canções como "Whole Lotta Love" e "Black Dog". A banda liderada por Robert Plant e Jimmy Page destacou-se por sua diversidade sonora e performances intensas, sendo um dos pilares na evolução do rock em direção a um som mais pesado e dinâmico.
Black Sabbath - Mais Novidades

O Deep Purple, com seu virtuosismo instrumental e experimentação, foi outra peça essencial na formação do rock pesado, trazendo influências do Blues e da Música Clássica para o gênero. Canções como "Smoke on the Water" e "Highway Star" demonstram a combinação de riffs marcantes e solos intrincados, enquanto Black Sabbath, com seu som sombrio e pesado, definido pelos riffs de Tony Iommi e a voz distinta de Ozzy Osbourne, lançou as bases do Heavy Metal com clássicos como "Paranoid" e "Iron Man". Juntas, essas bandas não apenas influenciaram gerações futuras de músicos, mas também ajudaram a moldar o que viria a se tornar o gênero Heavy Metal para as próximas gerações.
Como são contemporâneos e todos britânicos, alguns deles se conheceram e inclusive se tornaram amigos, até mesmo antes de atingir a fama. Como por exemplo, o saudoso John Bonham, baterista do Led Zeppelin, amigo de Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, que inclusive foi seu padrinho de casamento.
E existe até a lendária história sobre uma jam envolvendo integrantes do Led Zeppelin e do Black Sabbath, que Iommi confirma ter acontecido de fato: "Eles vieram a uma de nossas sessões de gravação. Acho que no Battersea em Londres. Foi divertido - John Bonham queria tocar uma de nossas músicas, 'Supernaut'. Começamos a tocar e acabamos fazendo uma jam. O fato é que John poderia vir tocar conosco, mas Bill (Ward) não o deixaria usar seu kit, pois teve uma ocasião em que Bonham usou e quebrou a bateria de Bill. Então depois disso, sempre que John chegava e perguntava se podia usar o kit de Bill, ele respondia 'NÃO'!"
Havia também uma relação entre alguns integrantes do Sabbath e do Purple, tanto que Ian Gillan acabou se tornando um dos vocalistas do Black Sabbath na primeira metade dos anos oitenta em decisão que eles tomaram quando estavam bebendo em um pub, tendo registrado com a banda o álbum "Born Again" de 1983, cujos detalhes podem ser vistos aqui no Whiplash.Net.
Além de respeito, certamente sempre houve uma grande admiração entre eles. Tanto que, em uma edição especial da Classic Rock, Iommi revelou qual seu álbum favorito da banda que lançou Ian Gillan ao estrelato: "Sempre gostei do Deep Purple", disse o guitarrista. "E meu álbum favorito deles é 'In Rock'", contou Iommi. "Ele tem uma música clássica após a outra."
Lançado em junho de 1970, "In Rock" é o quarto álbum de estúdio do Purple, e ele marca a estreia da MK II, formação mais famosa do grupo e que consiste em Ritchie Blackmore na guitarra, Ian Gillan no vocal, Roger Glover no baixo, Jon Lord nos teclados e Ian Paice na bateria. O disco traz clássicos como "Speed King", "Child in Time" e "Into the Fire".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Edu Falaschi comenta mudanças em sua voz: "Aquele Edu de 2001 não existe mais"
Black Label Society confirma shows no Brasil e apresentação exclusiva do Zakk Sabbath
A banda que Jack Black diz que destruiu o rock por ser grande demais
Os 20 melhores discos de heavy metal lançados em 1997, segundo a Louder Sound
A única banda que uma criança precisa ouvir para aprender rock, segundo Dave Grohl
A melhor música que Bruce Dickinson escreveu para o Iron Maiden, segundo a Metal Hammer
O disco do Black Sabbath que é o preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
3 músicas lendárias do metal nacional que são um convite à nostalgia
Ela é vigária, grava com o Dragonforce e quer o Iron Maiden tocando em sua igreja
Angra confirma mais um show da turnê de 30 anos de "Holy Land", agora em Belo Horizonte
Álbum perdido do Slipknot ganha data de lançamento oficial
O guitarrista que Jimmy Page apontou como o maior de todos
Ferraris, Jaguars e centenas de guitarras: quando astros do rock transformaram obsessões em estilo
O guitarrista "bom demais" para ter hit, segundo Blackmore; "jeito muito especial de tocar"
Saturnus confirma primeiro show no Brasil; banda tem disco inspirado em Paulo Coelho
Randy Blythe (Lamb of God) admite que todo mundo tremeu em "Back to the Beginning"
O álbum que quase enterrou o Black Sabbath, até que Ozzy voltou e salvou a banda
O que o Black Sabbath representa para Rob Halford, vocalista do Judas Priest
O baixista que fez Geezer Butler entender o que queria fazer no Black Sabbath
As 5 músicas pesadas preferidas de Mille Petrozza, frontman do Kreator
Álbuns clássicos do rock e metal que quase tiveram outros nomes, segundo a Loudwire
Qual a importância do Black Sabbath para a música pesada, segundo Rob Halford
Como o Black Sabbath influencia o Judas Priest, de acordo com Rob Halford
5 álbuns que salvaram carreiras: Artistas em declínio que ressurgiram das cinzas
A música mais pesada que Slash ouviu, e que Bruce Dickinson se envergonha de ter gravado


