Tony Iommi revela seu álbum favorito do Deep Purple; "uma música clássica após a outra"
Por Bruce William
Postado em 26 de setembro de 2024
Led Zeppelin, Deep Purple e Black Sabbath formam uma tríade fundamental na consolidação do rock pesado, estabelecendo as bases para o Heavy Metal e Hard Rock que se desenvolveria ainda nos anos 1970. O Led Zeppelin, com sua fusão de Blues, Psicodelia e riffs poderosos, trouxe uma abordagem inovadora, misturando elementos acústicos e elétricos de forma única, como exemplificado em canções como "Whole Lotta Love" e "Black Dog". A banda liderada por Robert Plant e Jimmy Page destacou-se por sua diversidade sonora e performances intensas, sendo um dos pilares na evolução do rock em direção a um som mais pesado e dinâmico.
Black Sabbath - Mais Novidades

O Deep Purple, com seu virtuosismo instrumental e experimentação, foi outra peça essencial na formação do rock pesado, trazendo influências do Blues e da Música Clássica para o gênero. Canções como "Smoke on the Water" e "Highway Star" demonstram a combinação de riffs marcantes e solos intrincados, enquanto Black Sabbath, com seu som sombrio e pesado, definido pelos riffs de Tony Iommi e a voz distinta de Ozzy Osbourne, lançou as bases do Heavy Metal com clássicos como "Paranoid" e "Iron Man". Juntas, essas bandas não apenas influenciaram gerações futuras de músicos, mas também ajudaram a moldar o que viria a se tornar o gênero Heavy Metal para as próximas gerações.
Como são contemporâneos e todos britânicos, alguns deles se conheceram e inclusive se tornaram amigos, até mesmo antes de atingir a fama. Como por exemplo, o saudoso John Bonham, baterista do Led Zeppelin, amigo de Tony Iommi, guitarrista do Black Sabbath, que inclusive foi seu padrinho de casamento.
E existe até a lendária história sobre uma jam envolvendo integrantes do Led Zeppelin e do Black Sabbath, que Iommi confirma ter acontecido de fato: "Eles vieram a uma de nossas sessões de gravação. Acho que no Battersea em Londres. Foi divertido - John Bonham queria tocar uma de nossas músicas, 'Supernaut'. Começamos a tocar e acabamos fazendo uma jam. O fato é que John poderia vir tocar conosco, mas Bill (Ward) não o deixaria usar seu kit, pois teve uma ocasião em que Bonham usou e quebrou a bateria de Bill. Então depois disso, sempre que John chegava e perguntava se podia usar o kit de Bill, ele respondia 'NÃO'!"
Havia também uma relação entre alguns integrantes do Sabbath e do Purple, tanto que Ian Gillan acabou se tornando um dos vocalistas do Black Sabbath na primeira metade dos anos oitenta em decisão que eles tomaram quando estavam bebendo em um pub, tendo registrado com a banda o álbum "Born Again" de 1983, cujos detalhes podem ser vistos aqui no Whiplash.Net.
Além de respeito, certamente sempre houve uma grande admiração entre eles. Tanto que, em uma edição especial da Classic Rock, Iommi revelou qual seu álbum favorito da banda que lançou Ian Gillan ao estrelato: "Sempre gostei do Deep Purple", disse o guitarrista. "E meu álbum favorito deles é 'In Rock'", contou Iommi. "Ele tem uma música clássica após a outra."
Lançado em junho de 1970, "In Rock" é o quarto álbum de estúdio do Purple, e ele marca a estreia da MK II, formação mais famosa do grupo e que consiste em Ritchie Blackmore na guitarra, Ian Gillan no vocal, Roger Glover no baixo, Jon Lord nos teclados e Ian Paice na bateria. O disco traz clássicos como "Speed King", "Child in Time" e "Into the Fire".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 10 melhores bandas da história do metal, segundo o Loudwire
O maior frontman da história do rock, de acordo com o Loudwire
Sanctuary anuncia show inédito no Brasil após 40 anos de espera
Entre a Sombra e o Futuro - Como Halford, Astbury, Danzig e Dickinson desafiaram seu passado
Dez bandas que apontam para a renovação do Rock Nacional cantado em português
5 álbuns clássicos de rock que Gastão Moreira tentou gostar - e não conseguiu
Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
A banda que morreu, renasceu com outro nome e mudou a história do rock duas vezes
Linkin Park emplaca 7ª música no Clube do Bilhão do Spotify
Após ausência em registros prévios, Aquiles Priester surge em foto com membros do Angra
YouTube ameaça deletar canal do Exodus por clipe violento e banda cria site próprio
Vinnie Vincent define preço do seu novo álbum: 2 milhões de dólares por cópia
Soulfly é furtado na estrada e perde backdrops e equipamento antes de turnê com o Gwar
A letra de Cazuza que Frejat murchou ao descobrir a verdade: "Jurava que eu era inspiração"
O dia que Phil Campbell viu Lemmy Kilmister chapadão cuidando do jardim na madrugada

Wanessa Camargo prefere Black Sabbath com Dio, mas Zezé Di Camargo prefere com o Ozzy
Regis Tadeu e os cinco discos mais ridículos de heavy metal
"Heaven and Hell parece mais Rainbow que Sabbath", diz Regis Tadeu - e todos discordam
O estranho cover do Black Sabbath que Ozzy disse ser "a coisa mais assustadora" que ouviu
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 80, segundo o Loudwire
O pior músico do Black Sabbath de todos os tempos, segundo o próprio Ozzy Osbourne
O melhor disco de heavy metal de cada ano da década de 1970, segundo o Loudwire
Os 5 álbuns e metal que moldaram Mayara Puertas, vocalista do Torture Squad
A piada de Phil Lynott sobre o Black Sabbath que fez Tony Iommi cair na risada
Lobão coloca dois álbuns de rock nacional obrigatórios junto com Led Zeppelin e Black Sabbath
A banda que fez o Black Sabbath com Dio afinar e cancelar o show; "estão com medo da gente"


