Designer conta como ácido, goró e baixa remuneração resultaram na capa de "Born Again"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de junho de 2022
O Black Sabbath é um dos nomes mais importantes da história do heavy metal. O grupo inglês lançou discos magníficos, que moldaram esse estilo musical que tanto amamos. Por outro lado, Tony Iommi e seus parceiros lançaram álbuns que dividem opiniões entre os fãs. Um desses álbuns é "Born Again".
A bebedeira que fez Ian Gillan entrar na banda
Lançado dia 7 de agosto de 1983, "Born Again" é o décimo primeiro disco de estúdio do Black Sabbath e o único trabalho do conjunto com Ian Gillan. Aliás, o lendário vocalista foi parar na banda após uma tremenda bebedeira. "Eu estava bebendo com Tony Iommi e Geezer Butler. Certa noite, ficamos muito bêbados e meu empresário me ligou na manhã seguinte e disse: ‘Se você vai tomar decisões de carreira, não acha que devemos conversar sobre isso primeiro?’. Eu respondi: ‘Do que você está falando?’, enquanto ele [o empresário] respondeu: ‘Aparentemente, você concordou em se juntar ao Black Sabbath na noite passada’. Não conseguia me lembrar de nada", afirmou o cantor.
Black Sabbath - Mais Novidades
Pois bem, a ressaca passou e Ian Gillan não apenas gravou "Born Again", como chegou a fazer shows com o Black Sabbath. No entanto, em 1984, o frontman retornou ao Deep Purple.
Voltando a falar sobre "Born Again", o play pode não ser o melhor lançamento do Sabbath, mas apresenta músicas legais, como a faixa-título, "Trashed", "Zero The Hero" e "Disturbing The Priest". No entanto, nada chama tanto a atenção no disco quanto a sua tenebrosa capa, que está longe de ser uma obra de arte.
Designer queria fazer o pior desenho possível
A controversa capa, desenhada por Steve ‘Krusher’ Joule, mostra uma espécie de "bebê diabo" em um terrível fundo azul. E Steve, que na época trabalhava para Ozzy Osbourne (ex-vocalista do Black Sabbath), não fez questão de entregar uma obra de arte, pois não queria arrumar dor de cabeça com seus patrões.
"Sharon e Ozzy Osbourne se separaram de forma muito amarga do empresário e da gravadora de seu pai Don Arden. Don se vingou roubando o máximo possível da equipe de Sharon e Ozzy para o Sabbath, a quem ele administrava. Como eu estava projetando as capas do álbum de Ozzy na época, também fui abordado", explicou Steve, em matéria publicada no site da revista Classic Rock.
Com a intenção de fazer um desenho meia-boca, o designer contou com "preciosa" ajuda de alguns aditivos. "A imagem do bebê era na verdade a capa de uma revista de 1968 chamada Mind Alive. Tirei algumas fotocópias em preto e branco da imagem, ampliei, enfiei os chifres, unhas e presas na equação, usei a combinação de cores mais ultrajante que o ácido poderia comprar".
A estratégia de Steve foi para o buraco quando a partir do momento que Tony Iommi e Geezer Butler gostaram da arte. Novamente, ele correu buscar ajuda. "De repente, eu tive que fazer a maldita coisa. Também me ofereceram uma quantia ridícula de dinheiro para entregar a arte finalizada em uma determinada data. Continuei adiando, até o dia anterior, quando entrei em ação com a ajuda de um vizinho, chamado Steve ‘Fingers’ Barrett, uma garrafa de Jack Daniel’s e a velocidade mais imunda que o dinheiro poderia comprar".
Apesar de todo o seu esforço em desagradar, Steve conseguiu agradar dois ícones do metal. "Estranhamente, Max Cavalera [Sepultura, Soulfly] e Glen Benton [Deicide] já disseram que é a sua capa de álbum favorita!".
"Born Again" foi gravado por Ian Gillan (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria). O disco é o último trabalho do Black Sabbath que foi gravado por Ward, baterista da formação original.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
Bill Ward, baterista do Black Sabbath, está usando cadeira de rodas
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Integrantes do Mastodon revelam por que demitiram Brent Hinds
A música de Bonnie Tyler que foi "reconstruída" e virou hino do Bon Jovi
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
O show que fez a cabeça de Jimmy Page em 1965; "mudou minha forma de enxergar a música"
Kai Hansen, do Helloween e Gamma Ray, conta que foi eletrocutado em sua primeira visita ao Brasil
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
Os 20 maiores hinos do heavy metal, em lista do WatchMojo
Os três álbuns que Greg Mackintosh (Paradise Lost) levaria para uma ilha deserta
A melhor música do Avenged Sevenfold, segundo o WatchMojo
A melhor banda de rock progressivo de 25 países, segundo a Loudwire
Ian Gillan diz que estava bêbado quando aceitou entrar para o Black Sabbath
Black Sabbath: a polêmica capa do polêmico Born Again
A banda que Ozzy Osbourne disse ter acabado com o Black Sabbath no palco; "nos ofuscaram"
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
A superbanda que Geezer Butler comparou à segunda vinda de Jesus
Black Sabbath anuncia biografia oficial "The Masters of Reality"
Geezer Butler exalta "o melhor jogo da Copa do Mundo" até agora
O grupo dos anos 70 sem o qual Eddie Van Halen disse que o rock não existiria
5 músicas de heavy metal que todo tiozão brasileiro se lembra com carinho
Ozzy Osbourne revela sua banda favorita de Heavy Metal


