Designer conta como ácido, goró e baixa remuneração resultaram na capa de "Born Again"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 21 de junho de 2022
O Black Sabbath é um dos nomes mais importantes da história do heavy metal. O grupo inglês lançou discos magníficos, que moldaram esse estilo musical que tanto amamos. Por outro lado, Tony Iommi e seus parceiros lançaram álbuns que dividem opiniões entre os fãs. Um desses álbuns é "Born Again".
A bebedeira que fez Ian Gillan entrar na banda
Lançado dia 7 de agosto de 1983, "Born Again" é o décimo primeiro disco de estúdio do Black Sabbath e o único trabalho do conjunto com Ian Gillan. Aliás, o lendário vocalista foi parar na banda após uma tremenda bebedeira. "Eu estava bebendo com Tony Iommi e Geezer Butler. Certa noite, ficamos muito bêbados e meu empresário me ligou na manhã seguinte e disse: ‘Se você vai tomar decisões de carreira, não acha que devemos conversar sobre isso primeiro?’. Eu respondi: ‘Do que você está falando?’, enquanto ele [o empresário] respondeu: ‘Aparentemente, você concordou em se juntar ao Black Sabbath na noite passada’. Não conseguia me lembrar de nada", afirmou o cantor.
Black Sabbath - Mais Novidades
Pois bem, a ressaca passou e Ian Gillan não apenas gravou "Born Again", como chegou a fazer shows com o Black Sabbath. No entanto, em 1984, o frontman retornou ao Deep Purple.
Voltando a falar sobre "Born Again", o play pode não ser o melhor lançamento do Sabbath, mas apresenta músicas legais, como a faixa-título, "Trashed", "Zero The Hero" e "Disturbing The Priest". No entanto, nada chama tanto a atenção no disco quanto a sua tenebrosa capa, que está longe de ser uma obra de arte.
Designer queria fazer o pior desenho possível
A controversa capa, desenhada por Steve ‘Krusher’ Joule, mostra uma espécie de "bebê diabo" em um terrível fundo azul. E Steve, que na época trabalhava para Ozzy Osbourne (ex-vocalista do Black Sabbath), não fez questão de entregar uma obra de arte, pois não queria arrumar dor de cabeça com seus patrões.
"Sharon e Ozzy Osbourne se separaram de forma muito amarga do empresário e da gravadora de seu pai Don Arden. Don se vingou roubando o máximo possível da equipe de Sharon e Ozzy para o Sabbath, a quem ele administrava. Como eu estava projetando as capas do álbum de Ozzy na época, também fui abordado", explicou Steve, em matéria publicada no site da revista Classic Rock.
Com a intenção de fazer um desenho meia-boca, o designer contou com "preciosa" ajuda de alguns aditivos. "A imagem do bebê era na verdade a capa de uma revista de 1968 chamada Mind Alive. Tirei algumas fotocópias em preto e branco da imagem, ampliei, enfiei os chifres, unhas e presas na equação, usei a combinação de cores mais ultrajante que o ácido poderia comprar".
A estratégia de Steve foi para o buraco quando a partir do momento que Tony Iommi e Geezer Butler gostaram da arte. Novamente, ele correu buscar ajuda. "De repente, eu tive que fazer a maldita coisa. Também me ofereceram uma quantia ridícula de dinheiro para entregar a arte finalizada em uma determinada data. Continuei adiando, até o dia anterior, quando entrei em ação com a ajuda de um vizinho, chamado Steve ‘Fingers’ Barrett, uma garrafa de Jack Daniel’s e a velocidade mais imunda que o dinheiro poderia comprar".
Apesar de todo o seu esforço em desagradar, Steve conseguiu agradar dois ícones do metal. "Estranhamente, Max Cavalera [Sepultura, Soulfly] e Glen Benton [Deicide] já disseram que é a sua capa de álbum favorita!".
"Born Again" foi gravado por Ian Gillan (vocal), Tony Iommi (guitarra), Geezer Butler (baixo) e Bill Ward (bateria). O disco é o último trabalho do Black Sabbath que foi gravado por Ward, baterista da formação original.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Organização confirma data do Monsters of Rock Brasil 2026
Helloween retorna ao Brasil em setembro de 2026
Trivium agradece Greyson Nekrutman e anuncia novo baterista
Guns N' Roses homenageia seleção brasileira de 1970 em cartaz do show de São Paulo
Megadeth tem show confirmado em São Paulo para 2026
"Um cantor muito bom"; o vocalista grunge que James Hetfield queria emular
A banda de rock clássico que mudou a vida de Eddie Vedder de vez; "alma, rebeldia, agressão"
Bryan Adams retorna ao Brasil em março de 2026
O único frontman que Charlie Watts achava melhor que Mick Jagger
O pior disco do Queen, de acordo com a Classic Rock
A melhor música de "Let It Be", segundo John Lennon; "ela se sustenta até sem melodia"
Soulfly divulga vídeo de "No Pain = No Power", faixa de seu novo disco
Dave Grohl elege o maior compositor de "nossa geração"; "ele foi abençoado com um dom"
A banda grunge que para Bruce Dickinson era o "Led Zeppelin dos tempos modernos"
As 10 melhores músicas do Iron Maiden, de acordo com o Loudwire
Ian Gillan diz que estava bêbado quando aceitou entrar para o Black Sabbath
Black Sabbath: a polêmica capa do polêmico Born Again
Os 75 melhores discos da história do metal, segundo o Heavy Consequence
O pior álbum que Dio gravou ao longo de sua carreira, segundo a Classic Rock
As 15 bandas mais influentes do metal de todos os tempos, segundo o Metalverse
Após fim do Black Sabbath, Tony Iommi volta aos palcos e ganha homenagem de Brian May
O choque de Geezer Butler ao ver Ozzy nos ensaios; "não sabia o quanto ele estava doente"
As piores músicas da formação clássica do Black Sabbath, segundo o Loudwire
Morre Drew Struzan, autor da capa de "Sabbath Bloody Sabbath", do Black Sabbath
De 1970 até 2024, o melhor álbum de Metal de cada ano, segundo o Loudwire
O riff do Deep Purple que impressionou Tony Iommi; "difícil de fazer algo melhor"


