Filme noir inspirou "Bad Moon Rising" do Creedence Clearwater Revival
Por André Garcia
Postado em 15 de agosto de 2022
Entre o final dos anos 60 e o começo da década seguinte os irmãos Tom e John Fogerty ao lado de Stu Cook e Doug Clifford fizeram enorme sucesso como Creedence Clearwater Revival. Embora eles já tocassem juntos desde 1959 com outros nomes, como Blue Velvets e Golliwogs.
Creedence C. Revival - + Novidades
Entre os muitos hits da banda podemos apontar "Proud Mary", "Fortunate Son" e, o maior de todos, "Have You Ever Seen The Rain". Mas também está presente em tudo que é coletânea "Bad Moon Rising", lançada tanto no álbum "Green River" (1969) quanto em single, com "Lodi" no lado b. Muitos conhecem a música, mas nem todos sabem que ela foi inspirada em um filme.
Conforme publicado pela Rock and Roll Garage, em entrevista de 2017 para a Classic Rock seu compositor, o guitarrista e vocalista John Fogerty, revelou:
"Eu cheguei com os acordes e a melodia, e tirei a frase 'bad moon rising' de um caderninho onde eu mantinha [ideias de] títulos de música desde 1967. Eu nem sabia o que era aquilo, mas gostei de como as palavras soavam."
"Aí então lembrei de um de meus velhos filmes preferidos", acrescentou, "um preto-e-branco de 1941 chamado O Homem Que Vendeu a Alma. Ele foi filmado daquele jeito assustador dos filmes noir da época. É a clássica história onde o personagem principal, abandonado à própria sorte, encontra o diabo e vende a alma para ele. A cena que [mais] gosto é a que tem um furacão devastador: móveis, árvores, casas… tudo ao redor está pelos ares. Aquela história e aquela imagem ficaram na minha cabeça, e deram origem à música."
Lançada como single em abril de 1969, "Bad Moon Rising", chegou em #1 nas paradas de sucesso do Reino Unido, onde permaneceu por três meses. Já nos Estados Unidos, nas paradas da Billboard atingiu a colocação #2 — e só não chegou ao topo porque na época ele estava dominado por "Love Theme from Romeo and Juliet", de Henry Mancini.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi recusou gravar último álbum com o Black Sabbath original
Metal Hammer e Classic Rock ranqueiam discografia do Metallica do pior ao melhor
O momento que Duff McKagan considera um dos mais importantes da história do Guns N' Roses
A canção que Renato Russo escreveu e a Legião Urbana preferiu esconder do público
A música do Judas Priest que tem um dos solos "mais gloriosos" do metal, segundo Rob Halford
Canal crava a tier list definitiva do Iron Maiden e joga um disco no fundo do poço
Por que o último show do Sepultura mudou do Pacaembu para uma casa menor?
Regis Tadeu explica por que o Slipknot deve agradecer de joelhos a Eloy Casagrande
As dez melhores músicas de thrash lançadas entre 2000 e 2020, segundo a Metal Hammer
Os 3 artistas considerados "rock de tiozão" pelo baixista do Nirvana Krist Novoselic em 1992
Metal Hammer e Classic Rock classificam álbuns do Iron Maiden do pior ao melhor
A canção que Axl Rose gravou sob efeito de cogumelos e que deixou o Guns N' Roses furioso
"Não chego aos pés dele"; o guitarrista contemporâneo admirado por Jimmy Page
Brian May diz que ele e Tony Iommi estão no novo álbum do Capitão Kirk
Show de drones em Manchester indica nova turnê do Oasis em 2027

O álbum em que John Fogerty "se virou nos trinta", gravando todos os instrumentos
10 músicas lançadas há mais de meio século que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A música do Creedence que os fãs adoram mas John Fogerty nunca engoliu direito
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda


