A treta entre Nirvana e Pearl Jam explicada por Kurt Cobain
Por André Garcia
Postado em 07 de agosto de 2022
No começo dos anos 90, os novos rockstars de Seattle tomaram conta, como Alice in Chains, Soundgarden, Pearl Jam e Nirvana. E o movimento grunge logo foi capitalizado por muitos, como a indústria da moda e a mídia musical. Em polvorosa, tabloides viviam em busca de uma nova polêmica para vender jornal. Quando eles conseguiam, surgiam tretas como a do Nirvana com o Pearl Jam.
Por mais que fossem bandas tão próximas, ambas da cena grunge de Seattle, elas não se davam muito bem, e seus vocalistas trocaram farpas publicamente através de entrevistas. Hoje em dia Eddie Vedder põe panos quentes dizendo atualmente concordar com a maior parte das críticas de Kurt… mas o que dizia o próprio Kurt de tudo isso?
Em entrevista de 1994 para a Rolling Stone, o vocalista do Nirvana foi diretamente perguntado sobre o assunto:
Rolling Stone: Qual é a sua visão sobre o Pearl Jam agora? Há rumores de que você e Eddie Vedder eram para ter aparecido na capa da revista Time juntos.
Kurt Cobain: Eu não quero entrar nessa. Uma das coisas que eu aprendi é que falar mal das pessoas não me faz bem algum. É uma pena, porque essa briga entre Nirvana e Peal Jam já está se arrastando por tanto tempo, e já esteve tão perto de ser resolvida.
Rolling Stone: Nunca ficou muito claro o motivo dessa briga com Eddie Vedder…
Kurt Cobain: Nunca houve uma. Eu falei mal deles porque eu não gostava da banda. Eu ainda nem tinha conhecido Eddie na época. Foi culpa minha, eu deveria ter falado mal da gravadora ao invés deles. Eles foram promovidos — provavelmente não sem o consentimento deles —, mas sem perceber que eles estavam sendo empurrados para a carroça do grunge.
Rolling Stone: Você não sente empatia por eles? Eles têm passado pela mesma pressão por um novo álbum que você passou.
Kurt Cobain: Tenho sim. Exceto que estou certo que eles não desviaram de seu caminho para desafiar o público tanto quanto fizemos com esse disco ['In Utero']. Eles são uma banda de rock segura. Eles são a banda de rock agradável que todo mundo gosta. O que me deixa puto é saber que nós damos tão duro para fazer um álbum inteiro de músicas tão boas quanto podemos fazer. Eu vou afagar meu ego dizendo que nós somos melhores que muita banda por aí.
O que eu percebi foi que você só precisa de algumas músicas que peguem em um disco, o resto pode ser merda, imitação de Bad Company, que não importa. Se eu fosse esperto, teria guardado a maior parte das músicas do 'Nevermind' e as lançado espalhadas ao longo de 15 anos. Mas não sou disso. Todos os discos que eu já gostei eram uma grande música depois da outra: 'Rocks' (Aerosmith), 'Nevermind the Bollocks' (Sex Pistols), 'Led Zeppelin II' (Led Zeppelin), 'Back in Black' (AC/DC)...
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps