Marky Ramone comenta sobre o Dust, sua banda antes dos Ramones
Por André Garcia
Postado em 07 de agosto de 2022
Marky Ramone recebeu esse nome ao se juntar aos Ramones em 1978, substituindo o co-fundador Tommy Ramone. Marky logo dominou e até mesmo aprimorou a já tradicional batida, marca pessoal do quarteto. No entanto, antes daquilo ele já havia tocado numa banda cujo som estava mais para Led Zeppelin e Cream do que para o punk.
Ramones - Mais Novidades
Marc Bell, como ele assinava na época, integrou o Dust entre o final dos anos 60 e o começo da década seguinte. Pauleira, lançou dois álbuns considerados pelo baterista como pioneiros do heavy metal nos Estados Unidos. Conforme publicado pela Classic Rock Revisited, em entrevista para Jed Wright, Marky relembrou sua antiga banda e comentou sobre sua transição para os Ramones.
Jeb Wright: Quero que saiba que sou fã dos Ramones, mas eu sou fã do Dust também. Eu consegui o [álbum] "Hard Attack" na coleção de um amigo por volta de 1978, e adorei ele.
Marky Ramone: Aquele é um grande álbum! O primeiro era mais pesado, mas aquele foi melhor produzido. Eu tinha 17 anos na época. Richie Wise, Kenny Aaronson e eu formávamos a banda, Kenny foi tocar baixo com todo mundo, e Richie produziu o primeiro álbum do Kiss — ele tinha 19 anos. Quando eu entrei para a banda, eu tinha 15 anos, quando gravamos o primeiro disco eu estava com 16 anos e meio, e no segundo eu tinha 17. O que mais você poderia fazer sendo do Brooklyn, Nova Iorque, e ainda estando no ensino médio? Sabe?
Jeb Wright: Eu queria abordar aquela era. Fiquei preocupado de você ter virado a página da época do Dust. Fico feliz que você não tenha feito isso.
Marky Ramone: De jeito nenhum! Nós fomos uma das únicas cinco bandas de heavy metal nos Estados Unidos na época. A Inglaterra estava um ano à nossa frente. As músicas do Dust foram escritas antes de a gente ouvir falar do Black Sabbath — o Black Sabbath chegou aqui em 1970. Eu entrei para o Dust em 1969, e as músicas já estavam escritas. Nós assinamos com a gravadora em 1970, e o disco saiu em 71.
Jeb Wright: O Dust mostrou sua habilidade como baterista — o Ramones era bem diferente. Você teve que desaprender a tocar para entrar no Ramones?
Marky: Bem… tecnicamente, sim. Mas para manter o ritmo no chimbal, prato e surdo, enquanto Johnny e Dee Dee palhetavam param baixo por 1 hora e 20 minutos… Eu daria uma medalha para quem fizesse aquilo como nós fazíamos. Se você botar um profissional para fazer o que a gente fazia, eu duvido muito que ele consiga.
Eles não conseguiam tocar como Eddie Van Halen, mas aquele era o charme dos Ramones. Era uma malhação! A gente não fazia pausas entre as músicas. A gente só fazia a contagem, não dava tempo nem para beber um copo d'água! Muita banda tem garrafas de água, toalhas e essas coisas, sabe? Com a gente não tinha disso.
A gente achava que parecia que a banda estava ficando cansada. Quando começam a falar com a plateia, você já sabe que eles estão aproveitando para descansar. A gente não tinha aquele tipo de consideração que alguém estava cansado, e é por isso que falavam, que bebiam água. Com a gente não tinha essa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Twisted Sister faz primeiro show com Sebastian Bach nos vocais
Gigantes do rock: 10 rockstars que beiram os 2 metros de altura
As 5 bandas que Slash detonou, incluindo duas onde ele mesmo tocou
O disco em que Ritchie Blackmore encontrou o Rainbow que queria fazer
A música do Metallica que fez James Hetfield perceber que a banda havia virado profissional
5 riffs do metal nacional que valem mais que disco gringo inteiro dos anos 1980
Bruce Dickinson alfineta Trump durante show do Iron Maiden no Canadá
O dia que James Hetfield quis saber mais sobre a guitarra do Nightwish
O hit que transformou Phil Collins em saco de pancadas: "Eu não merecia isso"
O músico que merece cada elogio que recebe, segundo David Gilmour
A banda que foi um fiasco abrindo para o Van Halen, mas Eddie achava genial
A música do AC/DC que Angus Young considera melhor que "Satisfaction"
Keith Richards relembra a crítica que fazia a John Lennon pelo jeito como ele tocava guitarra
Membros originais do Nightwish dão "sinal verde" para turnê com ex-membros
Brann Dailor explica título do novo álbum do Mastodon, "Marrow Deep"

O dia em que músicos do Red Hot Chili Peppers entraram nus no show dos Ramones
12 álbuns gravados em menos de uma semana que mudaram o mundo do rock
O membro dos Ramones que comia baratas e formigas por dinheiro: "Era divertido!"
A música do Pearl Jam que Eddie Vedder escreveu após perder Johnny Ramone
Membro dos Ramones (quase) teve um caso com a atriz Julia Roberts, segundo livro
Marky Ramone já tomou esporro de Johnny Ramone por falar demais
O hábito nojento que virou demonstração de respeito nos shows punk dos anos setenta
Johnny Ramone sentiu mais a morte de Dee Dee do que a de Joey Ramone
A parte mais importante do legado dos Ramones, segundo Johnny Ramone
A opinião de Joey Ramone, eterno vocalista dos Ramones, sobre o Kiss


