A música dos Beatles com contribuição da mãe de George Harrison
Por André Garcia
Postado em 24 de setembro de 2022
Apesar de terem durado pouco — apenas seis anos separam o primeiro disco e o último —, os Beatles mudaram o mundo da música. O sísmico impacto cultural do quarteto é atribuído às suas inovações técnicas, produções revolucionárias e as composições de seu núcleo criativo: Lennon/McCartney.
George Harrison, que só começou a compor anos depois, em meados da década, acabou eclipsado pela dupla, e por anos teve suas contribuições negligenciadas. Isso ficou nítido no "White Album" (1968) que, embora seja um álbum duplo, das 30 faixas apenas quatro são de Harrison (uma em cada lado de cada disco): "While My Guitar Gently Weeps", "Piggies", "Long, Long, Long" e "Savoy Truffle".
Conforme publicado pela Far Out Magazine, a letra de "Piggies" contou com uma inusitada contribuição de ninguém menos que a mãe de George Harrison.
"'Piggies' é uma crítica social", disse ele certa vez em entrevista. "Eu fiquei preso em uma linha na metade até que minha mãe veio com o verso 'O que eles precisam é de uma boa pancada'. Era uma forma simples e legal de dizer que eles precisavam de um bom refúgio. Tinha que rimar com backing e lacking… e não tinha absolutamente nada a ver com policiais americanos ou vilões californianos!"
Negligenciado por John Lennon, Paul McCartney e o produtor George Martin, coube a Harrison trabalhar em "Piggies" com o engenheiro de som Chris Thomas. Enquanto lapidava a faixa com seu compositor, Chris acabou ouvindo em primeira mão o embrião daquele que seria um dos maiores clássicos da banda:
"Enquanto George e eu brincávamos no cravo, ele começou a tocar outra música para mim, que posteriormente veio a se tornar 'Something'. Eu disse: 'Isso é ótimo! Por que não fazemos essa no lugar [de 'Piggies']?' E ele respondeu: 'Você gostou mesmo? Você realmente achou ela boa?'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps