Ramones: Produtor de "Rocket to Russia" comenta o álbum faixa a faixa
Por André Garcia
Postado em 23 de setembro de 2022
A formação original do Ramones durou pouco — apenas de sua formação em 1974 até a saída do baterista Tommy Ramone em 1978. Entretanto, nesse tempo eles lançaram uma trinca de álbuns clássicos que abriram caminho para todas as bandas de punk rock que surgiram: "Ramones" (1976), "Leave Home" e "Rocket to Russia" (ambos de 1977).
"Rocket to Russia", frequentemente considerado o melhor de toda a discografia, foi produzido por Ed Stasium. Em entrevista para a Classic Rock, em comemoração ao relançamento do álbum em box set, o produtor o comentou faixa a faixa:
Cretin Hop
Na minha humilde opinião, a melhor faixa de abertura de todos os discos dos Ramones. Ela chama a atenção com a incansável guitarra de Johnny, seguida pela agitação de Tommy e Dee Dee, e aí então Joey nos leva a uma jornada cômica e perturbadora — [tudo isso] em menos de dois minutos!
Rockaway Beach
Inspirada pelos Beach Boys, essa resposta Costa Leste a "Surfin' Safari" foi a segunda faixa que gravamos no Mediasound, em 21 de agosto de 1977. Nós nos divertimos tanto gravando os backing vocals na sala de isolamento na Power Station Studio A!
Here Today, Gone Tomorrow
Minha balada preferida dos Ramones ("I Want You Around" vem em segundo lugar). Johnny gravou um violão. Dá pra ouvir ele contando sozinho nas pausas. Você pode ouvir isso claramente no material bônus.
Locket Love
Eu me lembro da banda vendo o sucesso de Steve Miller Band com aquela sonoridade soft rock californiano. Nós tentamos meio que imitar aquilo com aquelas guitarras limpas dobradas e mixadas em oposição à guitarra de Johnny. Essa versão suavizada está no boxset "Rocket to Russia".
I Don’t Care
Essa foi a primeira música escrita por Joey. O irmão de Joey, Mickey, ensinou a ele os acordes de "I'm Eighteen", do Alice Cooper, e ele imediatamente escreveu essa música. Joey escreveu "Here Today Gone Tomorrow" no dia seguinte.
Sheena Is A Punk Rocker
"Sheena [Is A Punk Rocker]" e "I Don't Care" foram gravadas mais cedo naquele ano no Sundragon Studio, onde gravamos "Leave Home". Ela é outro exemplo de influência de Beach Boys, Johnny e Tommy me pediram para tocar uma guitarra estilo "Little Honda". Além disso, chamamos meu amigo de infância Michael Bonagura para um backing vocal na vibe dos Beach Boys.
We’re A Happy Family
Uma música brilhante sobre uma família disfuncional. Tommy e eu nos divertimos horrores fazendo a montagem do falatório de Joey e Dee Dee no encerramento. Se você prestar atenção, tem uma privada dando descarga, um leão, um despertador, um monte de amigos numa festa de verdade, minha filha Sara chorando, e meu cachorro Finchley latindo. No LP original, acabava antes de Joey dizer "Cadê meu alfinete de segurança?", porque eles não queriam ser associados à moda punk hardcore.
Teenage Lobotomy
Rocket to Russia foi o primeiro álbum a ser mixado no novo estúdio Power Station. Na época, tivemos equipamentos muito limitados: ainda não tinha um único reverb instalado. O reverb ouvido no coro dessa música foi obtido usando a escadaria que subia todo o edifício. Aquele método foi o único reverb usado em toda a mixagem do LP original.
Do You Wanna Dance
Passando longe do toque latino original de Bobby Freeman, essa de novo grita Beach Boys. Nós usamos a versão deles como modelo para o arranjo e os backing vocals. Tem uma cena no [filme] Rock n Roll High School com a banda marchando pelos corredores do [colégio] Vinge Lombardi High com essa música. Ironicamente, Mark está "dublando" a bateria de Tommy no filme!
I Wanna Be Well
Com a introdução retirada de "I Ain’t Gonna Eat Out My Heart Anymore", do Young Rascals, é uma biográfica alfinetada na vida de alteração mental com LSD e DDT, somada à crise financeira do papai.
Ramona
Eu sempre adorei seções instrumentais onde eles sem querer colocavam um tempo 2/4 no meio do 4/4. A proeza de Johnny passar de [palhetada] abafada para força total nessa música. Nós editamos o último verso na mixagem do LP original. Aquela versão tinha doces harmonias no último verso, e está intacta na caixa "Rocket to Russia".
Surfin' Bird
A versão definitiva do hit do The Trashmen. Quando gravamos a faixa, deixamos uma lacuna de 40 segundos, na parte do breakdown. Joey depois gravou o vocal separadamente, e editamos a fita para ser acomodada na performance vocal.
Why Is It Always This Way
Segundo as notas originais, essa música foi a primeira que gravamos nas sessões de "Rocket to Russia". Naquele primeiro dia, Johnny levou uma cópia de "God Save the Queen", dos Sex Pistols, e tocou na sala de controle antes de começarmos a gravar. Ele os considerava adversários, e queria garantir que sua guitarra soasse superior ao timbre de Steve Jones.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



AC/DC anuncia show extra no Chile e encerra adição de datas na América do Sul
O hit do Nirvana sobre Whitesnake, Guns N' Roses, Aerosmith e Led Zeppelin
O álbum que rachou o Deep Purple: "O Jon gostou da ideia, mas o Ritchie não"
Cinco músicas totalmente excelentes lançadas em 2025
Os 25 melhores álbuns do metal britânico, segundo o RYM
Internautas protestam contra preços de ingressos para show do AC/DC no Brasil
A opinião de Rafael Bittencourt sobre bandas que ficam se apoiando no "Angraverso"
Opeth anuncia show no icônico Anfiteatro da Pompeia para 2026
A música do Queen que Freddie Mercury só tocava no "piano errado"
O guitarrista que é o melhor da história e supera Jimi Hendrix, segundo Steve Vai
Os três melhores guitarristas base de todos os tempos, segundo Dave Mustaine
A única música do "Somewhere in Time" do Iron Maiden que não usa sintetizadores
Os dois solos que, para Ritchie Blackmore, inauguraram a "guitarra elétrica inglesa"
Como James Hetfield, do Metallica, ajudou a mudar a história do Faith No More


Quando os Ramones viraram arma cultural na Guerra Fria
A banda pioneira do punk que Joey Ramone adorava; "uma das minhas bandas favoritas"
Os piores discos dos Ramones, de acordo com o Loudwire


