Como Paul Stanley convenceu Gene Simmons a abandonar a maquiagem do Kiss em 83
Por André Garcia
Postado em 15 de setembro de 2022
O Kiss foi concebido por Gene Simmons e Paul Stanley no começo dos anos 70, em Nova Iorque, e formado em 1973 com Ace Frehley na guitarra e Peter Criss na bateria. Após lançar três álbuns que fracassaram comercialmente, a banda finalmente chegou ao estrelato com "Alive!" (1975) e "Destroyer" (1976).
Kiss - Mais Novidades
Entretanto, no final da década o quarteto deixou o rock de lado para embarcar numa sonoridade pop se rendendo a estilos como a disco music — uma verdadeira traição para os fãs. Após o fiasco de "Music From the Elder" (1981), que nem sequer vendeu o suficiente para justificar uma turnê, a banda fez um retorno triunfal ao rock pesado com "Creatures of the Night" (1892). Infelizmente, o filme deles estava tão queimado que o disco foi ignorado.
Dessa forma, ficou claro para Paul Stanley que a banda corria risco de acabar se não agisse logo. Prestes a lançar "Lick It Up" (1983), ainda mais pesado que seu antecessor, ele teve uma ideia radical — abandonar a marca registrada deles, a maquiagem. Conforme publicado pela Ultimate Classic Rock, Gene Simmons resistiu à ideia, entretanto, em sua biografia ele contou como foi finalmente convencido pelo parceiro:
"'Vamos nos provar aos fãs', disse Paul. "Vamos lá ser uma banda de verdade sem maquiagem!" Eu concordei relutantemente. Eu não sabia se aquilo daria certo, mas eu dei ouvidos a Paul. Não havia nada que pudéssemos fazer. Nós fizemos uma sessão de fotos, só para ver como ficaria. Nós olhamos diretamente para a câmera. Estávamos desafiadores. Eu fiz uma pequena concessão aos fãs: botei a língua para fora, para tentar manter algo que nos ligasse a nosso passado."
O Kiss fez um grande evento de revelação na MTV no dia 18 de setembro de 1983. Além de mostrar seus rostos desmascarados pela primeira vez na TV, anunciaram ainda que assim se apresentariam a partir dali, na nova fase da banda. "Tiramos o melhor proveito daquilo", relembrou Gene, "mas eu estava petrificado de medo."
No fim das contas, Simmons admitiu que o plano deu certo e alcançou o objetivo de retirar a banda do fundo do poço comercial: "'Lick It Up" foi lançado e imediatamente triplicou as vendas de 'Creatures of the Night'. Foi disco de platina, e logo nós voltamos lotar os shows. Aquilo com certeza nos deu um sangue novo."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Brian May escolhe os 5 maiores bateristas e inclui um nome que poucos lembram
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Com shows marcados no Brasil em 2026, Nazareth anuncia novo vocalista
Cinco músicos brasileiros que integram bandas gringas
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
O hit de Raul Seixas que ele precisou compor rápido após 30% do álbum ser censurado
O vocalista que irritou James Hetfield por cantar bem demais; "ele continua me desafiando"
A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
Turnês não rendem dinheiro, diz Gary Holt: "A gente toca para você vir visitar a nossa loja"
A banda que John Paul Jones considerava num patamar acima do Led Zeppelin
O megavocalista que Axl Rose teve como seu maior professor; "eu não sei onde eu estaria"
A música "esquecida" do Dream Theater que fala sobre pilantragem
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
O disco que o incansável Max Cavalera mais se divertiu gravando
Saída do Scorpions marcou queda irreversível de James Kottak: "Bebia o tempo todo. Dia e noite"

15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
Esposa de Gene Simmons mostra "suspeito" levando presentes de Natal na porta de casa
Bruce Kulick não ficou magoado por não ser chamado de volta pelo Kiss
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
Kiss decidirá sobre músicas novas "em um ou dois anos", diz Tommy Thayer
Dee Snider defende o Kiss por ter aceitado homenagem de Donald Trump
A banda de rock clássico que Mike McCready comparou aos Beatles: "Maiores do que a vida"
Tommy Thayer, do Kiss, elogia o presidente Donald Trump
O músico que Slash considerava "herói da guitarra", mas tocava em uma banda que ele detestava
Porque Gene Simmons tem o dobro da fortuna de Paul Stanley, com quem co-fundou o Kiss
O lendário guitarrista que criou mais riffs do que qualquer outro, segundo Gene Simmons


