Para Jimi Hendrix, seus contemporâneos tocavam "20 vezes melhor que Chuck Berry"
Por André Garcia
Postado em 13 de setembro de 2022
O rock surgiu nos Estados Unidos em meados dos anos 50 como uma mistura de ritmos da época, mais notavelmente o blues dançante do rhythm & blues. Ao chegar na Inglaterra, o rock ganhou forma com bandas como Beatles, Rolling Stones e The Who, que logo trataram de expandir seus horizontes.
Aquela evolução estética e musical que já estava em curso na terra da rainha entrou em ebulição com a chegada de Jimi Hendrix. Já em sua estreia europeia, o americano deixou boquiaberta em Londres uma plateia formada por alguns dos maiores figurões do rock britânico, como Jeff Beck, Pete Townshend e Mick Jagger.
Uma série de álbuns revolucionários saiu em 1967: "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (Beatles), "The Piper at the Gates of Dawn" (Pink Floyd), "Disraeli Gears" (Cream) e, claro, "Are You Experienced", do recém formado The Jimi Hendrix Experience. No entanto, por mais que o rock progredisse como arte a passos largos, houve naquele período uma breve onda saudosista, embalada por relançamentos de hits dos anos 50.
Conforme publicado pela Far Out Magazine, aquele saudosismo incomodava a Jimi Hendrix, que considerava o trabalho de seus contemporâneos superior ao previamente feito por nomes como Chuck Berry.
"Eu apenas toco do jeito que eu sinto, se soa como blues, você pode chamar como quiser. Mas não é nenhum revival. Para que voltar para o passado? Para que voltar e desenterrar 'Blue Suede Shoes'? Só para ser descolado definido como rock? O que é um saco, já que essas pessoas não te oferecem nada atualmente, oferecem?"
"Há tantos músicos hoje em dia que tocam 20 vezes melhor que Chuck Berry ou qualquer Death Stone. Eu não estou botando eles para baixo, estou só dizendo que a música é melhor agora, e as pessoas sequer percebem. Dá para ver na cara delas. Elas simplesmente não querem aceitar que é muito melhor. Elas têm truques e aparências para manter. Se elas não têm isso em mente, então elas não têm nada a ver com música. É assim que certas pessoas pensam, o que é um grande pé no saco às vezes."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps