Show do Dream Theater em São Paulo foi tão empolgante quanto cerimônia de batismo
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de setembro de 2022
Imagine que você acordou de ressaca às 6 horas da manhã de um domingo. Enquanto tenta levantar da cama e recapitular tudo o que aconteceu na noite anterior, seu cérebro te lembra de um compromisso inadiável: a cerimônia de batizado do filho de um casal de amigos.
Dream Theater - Mais Novidades
O programa acima citado parece ser tão empolgante quanto o show que o Dream Theater fez em São Paulo dia 31 de agosto. A maior banda de metal progressivo de todos os tempos desfilou técnica e virtuosismo durante as duas horas da apresentação, mas o repertório da atual turnê está longe de ser a oitava maravilha do mundo moderno.
Nas duas horas que esteve no palco do Tokio Marine Hall, o Dream Theater executou dez músicas, o que não chega a ser uma surpresa, afinal de contas, o quinteto é conhecido por suas canções extremamente longas.
Como era de se imaginar, a maioria das músicas tocadas no show faz parte do álbum mais recente do grupo, "A View From The Top Of The World", lançado em outubro de 2021. "The Alien" e "Awaken The Monster" têm seus bons momentos, mas "Invisible Monster" é sem sal e nem de longe lembra os melhores momentos do Dream Theater. A faixa que dá nome ao último trabalho da banda é uma maratona que poderia facilmente ser substituída por dois ou três clássicos da banda.
E por falar em clássicos, aí está um dos problemas do show na opinião deste redator. Nenhuma música dos excelentes "Images And Words" e "Metropolis, Pt. II: Scenes From A Memory" foi tocada. Os ótimos "Octavarium" e "Falling Into Infinity" também foram esquecidos.
Os melhores momentos da apresentação ficaram por conta de "6:00", "Endless Sacrifice" e da emocionante "The Count Of Tuscany". A interminável "The Ministry Of Lost Souls", a curta "About To Crash" e "Bridges In The Sky" completaram o repertório alternativo da apresentação.
No final das contas, o Dream Theater jogou com o regulamento debaixo do braço e fez um show para fãs "die hard". Não que a apresentação tenha sido uma desgraça completa, afinal de contas, se trata de uma banda com músicos muito técnicos e que não brincam em serviço. Porém, existem algumas músicas que funcionam melhores que outras em shows. "Pull Me Under", "Metropolis, Pt. I: The Miracle And The Sleeper", "The Mirror", "Peruvian Skies", "Home", "Panic Attack", "Forsaken" ou "The Enemy Inside" poderiam facilmente substituir as citadas "The Ministry Of Lost souls", "Bridges In The Sky" e "A View From The Top Of The World".
É claro que a banda não iria mudar o setlist no meio da turnê. Confesso que quando bati o olho, não senti nenhuma empolgação, mas imaginei que ao vivo a coisa pudesse funcionar melhor. Não foi o caso. E se algum dia no futuro eles tocarem esse repertório nas proximidades da minha casa, eu irei dormir em algum hotel de outra cidade para não correr o risco de ouvir novamente essa coletânea do tédio.
Setlist
"The Alien"
"6:00"
"Awaken The Master"
"Endless Sacrifice"
"Bridges In The Sky"
"Invisible Monster"
"About To Crash"
"The Ministry Of Lost Souls"
"A View From The Top Of The World"
"The Count Of Tuscany"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O cover de Jimi Hendrix de 1968 que arrebatou Bob Dylan e fascinou David Gilmour
Os 10 maiores guitarristas de todos os tempos, segundo a Guitar World
A discordância de Dickinson, Cantrell, Plant e Gallagher sobre melhor música do Led Zeppelin
O clássico do Pink Floyd com letra ingênua e adolescente, de acordo com Roger Waters
Baixista fala sobre luta do System of a Down por ingressos mais baratos
Tuomas revela que vai revisitar tema já antes abordado no próximo álbum do Nightwish
A nova resposta de Tuomas sobre reunião do Nightwish com Tarja que animou os fãs
Os 5 melhores álbuns dos Rolling Stones de todos os tempos, segundo Regis Tadeu
Roy Khan admite não conseguir mais cantar as músicas do Kamelot como no passado
Jorn Lande fala sobre influência de Dio em álbum com Tony Iommi
O clássico do Aerosmith que Steven Tyler escreveu com raiva da mulher de Joe Perry
Eloy Casagrande conta como venceu desconfiança do Slipknot inserindo influências brasileiras
A curiosa alfinetada de Anette Olzon no Nightwish após saída de Floor Jansen
Crise financeira leva atração turística dos Beatles em Liverpool a ser colocada à venda
A banda que deveria salvar o rock nos anos 1970 e não amadureceu, segundo Rod Stewart


A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
Capa de álbum do Dream Theater lembra a de um álbum clássico do Radiohead, diz Portnoy
"The Wall", do Pink Floyd, é o álbum favorito do baterista Mike Portnoy
O disco do Dream Theater em que o primeiro verso é cantado por Mike Portnoy
Agora é oficial: Dream Theater começa a trabalhar no próximo álbum
A música do Dream Theater que "nasceu" depois que Mike Portnoy assistiu show do Pantera
Os discos que James LaBrie indica para quem quer conhecer a obra do Dream Theater
10 discos de heavy metal lançados de 1970 a 1993 que são essenciais, segundo o CRH
James LaBrie não imaginou que o Dream Theater pudesse ganhar um Grammy
Lista: vocalistas que mudaram a história de suas bandas para sempre
Cinco discos ao vivo que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez na vida


