Show do Dream Theater em São Paulo foi tão empolgante quanto cerimônia de batismo
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de setembro de 2022
Imagine que você acordou de ressaca às 6 horas da manhã de um domingo. Enquanto tenta levantar da cama e recapitular tudo o que aconteceu na noite anterior, seu cérebro te lembra de um compromisso inadiável: a cerimônia de batizado do filho de um casal de amigos.
Dream Theater - Mais Novidades
O programa acima citado parece ser tão empolgante quanto o show que o Dream Theater fez em São Paulo dia 31 de agosto. A maior banda de metal progressivo de todos os tempos desfilou técnica e virtuosismo durante as duas horas da apresentação, mas o repertório da atual turnê está longe de ser a oitava maravilha do mundo moderno.
Nas duas horas que esteve no palco do Tokio Marine Hall, o Dream Theater executou dez músicas, o que não chega a ser uma surpresa, afinal de contas, o quinteto é conhecido por suas canções extremamente longas.
Como era de se imaginar, a maioria das músicas tocadas no show faz parte do álbum mais recente do grupo, "A View From The Top Of The World", lançado em outubro de 2021. "The Alien" e "Awaken The Monster" têm seus bons momentos, mas "Invisible Monster" é sem sal e nem de longe lembra os melhores momentos do Dream Theater. A faixa que dá nome ao último trabalho da banda é uma maratona que poderia facilmente ser substituída por dois ou três clássicos da banda.
E por falar em clássicos, aí está um dos problemas do show na opinião deste redator. Nenhuma música dos excelentes "Images And Words" e "Metropolis, Pt. II: Scenes From A Memory" foi tocada. Os ótimos "Octavarium" e "Falling Into Infinity" também foram esquecidos.
Os melhores momentos da apresentação ficaram por conta de "6:00", "Endless Sacrifice" e da emocionante "The Count Of Tuscany". A interminável "The Ministry Of Lost Souls", a curta "About To Crash" e "Bridges In The Sky" completaram o repertório alternativo da apresentação.
No final das contas, o Dream Theater jogou com o regulamento debaixo do braço e fez um show para fãs "die hard". Não que a apresentação tenha sido uma desgraça completa, afinal de contas, se trata de uma banda com músicos muito técnicos e que não brincam em serviço. Porém, existem algumas músicas que funcionam melhores que outras em shows. "Pull Me Under", "Metropolis, Pt. I: The Miracle And The Sleeper", "The Mirror", "Peruvian Skies", "Home", "Panic Attack", "Forsaken" ou "The Enemy Inside" poderiam facilmente substituir as citadas "The Ministry Of Lost souls", "Bridges In The Sky" e "A View From The Top Of The World".
É claro que a banda não iria mudar o setlist no meio da turnê. Confesso que quando bati o olho, não senti nenhuma empolgação, mas imaginei que ao vivo a coisa pudesse funcionar melhor. Não foi o caso. E se algum dia no futuro eles tocarem esse repertório nas proximidades da minha casa, eu irei dormir em algum hotel de outra cidade para não correr o risco de ouvir novamente essa coletânea do tédio.
Setlist
"The Alien"
"6:00"
"Awaken The Master"
"Endless Sacrifice"
"Bridges In The Sky"
"Invisible Monster"
"About To Crash"
"The Ministry Of Lost Souls"
"A View From The Top Of The World"
"The Count Of Tuscany"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Metallica não virá à América do Sul na atual turnê, destaca jornal
Como o cabelo de Marty Friedman quase impediu a era de ouro do Megadeth
A música do Iron Maiden sobre a extinção do Banco de Crédito e Comércio Internacional
Metal Hammer coloca último disco do Megadeth entre os melhores da banda no século XXI
Derrick Green explica por que seu primeiro disco com o Sepultura se chama "Against"
Como está sendo a adaptação de Simon Dawson ao Iron Maiden, de acordo com Steve Harris
O guitarrista que usava "pedal demais" para os Rolling Stones; "só toque a porra da guitarra!"
Por que David Gilmour é ótimo patrão e Roger Waters é péssimo, segundo ex-músico
A canção pop com "virada de bateria" que Ozzy Osbourne achava o máximo da história da música
O melhor compositor de rock de todos os tempos, segundo Elton John
A "banda cristã" que Ritchie Blackmore temia ter que tocar depois deles
Os 5 melhores álbuns de grunge dos anos 1980, segundo a Loudwire
Dave Mustaine diz que conseguiu a vaga no Metallica sem precisar tocar nada
Cinco obras-primas do Metal mundial, de acordo com Regis Tadeu


A melhor faixa de cada disco do Dream Theater, de acordo com o Loudwire
A curiosa mensagem em código Morse que o Dream Theater "escondeu" em "In the Name of God"
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 2000 a 2025
O melhor álbum conceitual da história do metal progressivo, segundo o Loudwire
Os 11 melhores álbuns conceituais de metal progressivo, segundo a Loudwire
O disco em que o Dream Theater decidiu escrever músicas curtas
Pra tocar no Dream Theater, não dá pra estar no modo "deixa a vida me levar", segundo Rudess
Mike Portnoy toca a clássica "As I Am" em vídeo divulgado pela Drumeo
O álbum do Metallica que Mike Portnoy considera "meia-boca"


