Show do Dream Theater em São Paulo foi tão empolgante quanto cerimônia de batismo
Por Mateus Ribeiro
Postado em 06 de setembro de 2022
Imagine que você acordou de ressaca às 6 horas da manhã de um domingo. Enquanto tenta levantar da cama e recapitular tudo o que aconteceu na noite anterior, seu cérebro te lembra de um compromisso inadiável: a cerimônia de batizado do filho de um casal de amigos.
Dream Theater - Mais Novidades
O programa acima citado parece ser tão empolgante quanto o show que o Dream Theater fez em São Paulo dia 31 de agosto. A maior banda de metal progressivo de todos os tempos desfilou técnica e virtuosismo durante as duas horas da apresentação, mas o repertório da atual turnê está longe de ser a oitava maravilha do mundo moderno.
Nas duas horas que esteve no palco do Tokio Marine Hall, o Dream Theater executou dez músicas, o que não chega a ser uma surpresa, afinal de contas, o quinteto é conhecido por suas canções extremamente longas.
Como era de se imaginar, a maioria das músicas tocadas no show faz parte do álbum mais recente do grupo, "A View From The Top Of The World", lançado em outubro de 2021. "The Alien" e "Awaken The Monster" têm seus bons momentos, mas "Invisible Monster" é sem sal e nem de longe lembra os melhores momentos do Dream Theater. A faixa que dá nome ao último trabalho da banda é uma maratona que poderia facilmente ser substituída por dois ou três clássicos da banda.
E por falar em clássicos, aí está um dos problemas do show na opinião deste redator. Nenhuma música dos excelentes "Images And Words" e "Metropolis, Pt. II: Scenes From A Memory" foi tocada. Os ótimos "Octavarium" e "Falling Into Infinity" também foram esquecidos.
Os melhores momentos da apresentação ficaram por conta de "6:00", "Endless Sacrifice" e da emocionante "The Count Of Tuscany". A interminável "The Ministry Of Lost Souls", a curta "About To Crash" e "Bridges In The Sky" completaram o repertório alternativo da apresentação.
No final das contas, o Dream Theater jogou com o regulamento debaixo do braço e fez um show para fãs "die hard". Não que a apresentação tenha sido uma desgraça completa, afinal de contas, se trata de uma banda com músicos muito técnicos e que não brincam em serviço. Porém, existem algumas músicas que funcionam melhores que outras em shows. "Pull Me Under", "Metropolis, Pt. I: The Miracle And The Sleeper", "The Mirror", "Peruvian Skies", "Home", "Panic Attack", "Forsaken" ou "The Enemy Inside" poderiam facilmente substituir as citadas "The Ministry Of Lost souls", "Bridges In The Sky" e "A View From The Top Of The World".
É claro que a banda não iria mudar o setlist no meio da turnê. Confesso que quando bati o olho, não senti nenhuma empolgação, mas imaginei que ao vivo a coisa pudesse funcionar melhor. Não foi o caso. E se algum dia no futuro eles tocarem esse repertório nas proximidades da minha casa, eu irei dormir em algum hotel de outra cidade para não correr o risco de ouvir novamente essa coletânea do tédio.
Setlist
"The Alien"
"6:00"
"Awaken The Master"
"Endless Sacrifice"
"Bridges In The Sky"
"Invisible Monster"
"About To Crash"
"The Ministry Of Lost Souls"
"A View From The Top Of The World"
"The Count Of Tuscany"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Tony Dolan não se incomoda com a existência de três versões do Venom atualmente
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
O guitarrista subestimado do Dio, segundo o baixista Jeff Pilson
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
Dave Mustaine lamenta não ter se despedido de ex-integrantes do Megadeth
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Por que Max Cavalera andar de limousine e Sepultura de van não incomodou Andreas Kisser
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence


Mike Portnoy lamenta a morte de sua madrasta; "Ela e meu pai Howard finalmente se reuniram"
Substituir Neil Peart é impossível, segundo Mike Portnoy
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
O álbum do Dream Theater que foi mais difícil compor as letras, segundo John Petrucci
John Petrucci relembra "You Not Me", música do Dream Theater escrita com Desmond Child
Mike Portnoy lamenta a morte da atriz Catherine O'Hara
Filha de Mike Portnoy detalha sua participação em "Six Degrees of Inner Turbulence"
John Petrucci fala sobre os desafios de apresentar "Parasomnia" na íntegra ao vivo
A música do Angra composta em cima da estrutura de "Another Day" do Dream Theater


