Mark Arm relembra turnê "careta" que o Nirvana fez com Mudhoney em 1993
Por André Garcia
Postado em 29 de outubro de 2022
O ano de 1991 ficou marcado como o momento em que o grunge saiu de Seattle direto para o topo das paradas de sucesso, mudando radicalmente o paradigma do rock. Quase que da noite para o dia, as bandas de hair metal entraram em extinção, dando lugar nas rádios e na MTV para bandas com som sujo e arrastado, vestindo flanela e xadrez.
Dois anos depois, em 1993, bandas como Nirvana, Alice in Chains e Soundgarden ainda vendiam milhões de cópias e lotavam estádios. Internamente, no entanto, elas já possuíam as rupturas, desgastes e fissuras que era apenas questão de tempo para que as implodissem.
Mark Arm, líder do Mudhoney, um dos pioneiros do grunge, saiu em turnê com o Nirvana em 1993. E, ao conviver de perto com a banda, a viu como um trem em alta velocidade fora dos trilhos.
Show de horrores nos bastidores
Conforme publicado pela Far Out Magazine, o vocalista declarou que "O Nirvana se cercou de gente asquerosa. Aquilo era horrível. Todo mundo pisando em ovos, tentando não incomodar Kurt. Courtney não estava naquela turnê."
"Eles tentaram fazer uma turnê careta, sem bebida, como um exemplo para Kurt. Kurt tinha pouco interesse em bebida, então aquilo foi um esforço sem sentido. Eles não tinham bebida no camarim, mas nós tínhamos nosso estoque. Então, toda hora Krist, Dave e qualquer um que quisesse tomar uma cerveja aparecia no nosso quarto para pegar uma nossa. Aquilo era ridículo! Por que não ter bebida o suficiente para quem quisesse beber? Para que aquela farsa de turnê careta se não era?"
"Kurt andava tomando uma quantidade enorme de comprimidos, ele estaria totalmente chapado de qualquer jeito. A ideia de que aquela turnê careta ajudaria Kurt de alguma forma era absurda."
Mark destacou ainda como a falta de comunicação e de gerenciamento fazia o Nirvana torrar dinheiro e só aumentava o caos:
"A comunicação dentro da banda e ao redor dela era praticamente inexistente. A caminho de Chicago, alguém percebeu que o hotel do Nirvana era muito longe da cidade, e a banda queria algo mais perto do local do show. Eles cancelaram [as reservas] dos quartos, arcaram com os prejuízos e reservaram outro hotel — pagaram dois hotéis para cada pessoa!"
Nirvana
O Nirvana foi formado na década de 80 pelos amigos Kurt Cobain e Krist Novoselic em Aberdeen, pequena cidade madeireira no interior de Washington. Após se mudarem para Seattle e assinarem com o selo Sub Pop, eles lançaram seu álbum de estreia, "Bleach" (1989), que passou longe de um sucesso comercial.
No álbum seguinte, "Nevermind" (1991), tudo mudou: alavancado por "Smells Like Teen Spirit", ele vendeu milhões de cópias. Além disso, chegou ao topo das paradas da Billboard, simbolicamente desbancando ninguém menos que Michael Jackson.
A partir dali, a banda foi arrastada pelo turbilhão da fama, algo com o qual o já problemático Cobain não conseguiu lidar. Deprimido e frustrado, ele se afundou nas drogas enquanto seu interesse pela música morria, e a banda que ele amava se tornava uma tortura.
Em 1994, ele estava esgotado e com seu casamento em crise, vendo a banda desmoronando e obrigado pela gravadora a fazer uma intensa turnê. Dessa forma, a trajetória do Nirvana chegou ao seu trágico e previsível fim com o suicídio de seu fundador, guitarrista, vocalista, frontman e compositor.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps