O filme de terror que fez Kirk Hammett dormir de luz acesa por quatro meses
Por André Garcia
Postado em 03 de novembro de 2022
Rock e filmes de terror sempre combinaram — de Alice Cooper a Rob Zombie, passando por Misfits, isso é um fato. Entre as bandas de heavy metal, em particular, há muitos fãs do gênero, entre eles Kirk Hammett, o guitarrista solo do Metallica.
Conforme publicado pela Metal Hammer, em recente entrevista para a série Metal And Monsters, ele falou sobre filmes que o marcaram profundamente.
"Lembro de ter assistido O Massacre da Serra Elétrica [em 1974] quando ainda era um filme novo. Havia burburinho pela rua, todo mundo só falava sobre. Eu me lembro de ter ido assistir e ter ficado horrorizado, porque nenhum filme até então tinha sido tão gráfico e violento. Não havia nada como aquilo! Lembro que eu e meus amigos saímos do cinema balançando a cabeça, tipo, 'Nossa!' Um olhando para o outro e pensando 'O que foi aquilo que acabamos de ver?' Aquilo foi uma verdadeira experiência!"
Ainda na mesma entrevista, o músico comentou outro clássico dos filmes de terror, O Exorcista, de 1973: "Eu pensava que os malignos daquele filme estavam atrás de mim. Era um medo de verdade quando éramos pequenos! Por quatro meses eu dormi com a luz acesa todas as noites."
É claro que em um entrevista com Kirk Hammett não tem como evitar que música entre na pauta. Ainda falando sobre medo, ele comentou como foi ouvir Black Sabbath pela primeira vez, em 1978:
"Eu me lembro que tinha 16 anos e estava com um monte de amigos acampando. Era noite, e estávamos ao redor da fogueira quando alguém colocou o primeiro disco do Black Sabbath. Eu nunca tinha ouvido aquilo… e, para ser sincero, fiquei com medo! Eu não conseguia acreditar naquilo. Aquilo era um filme de terror!"
Metallica
O Metallica surgiu em San Francisco no começo da década de 80 como um dos maiores representantes do thrash metal, uma mistura da fúria do punk com o peso do metal. Formado pelos amigos Lars Ulrich (bateria) e James Hetfield (guitarra base), com a entrada de Kirk Hammett (guitarra solo) e Cliff Burton (baixo), lançaram seu álbum de estreia "Kill'Em All" (1983).
Após expandir seu som e se consolidar na cena com "Ride the Lightning" (1984), se consagrou com "Master of Puppets" (1986). Levando o thrash metal do underground para o mainstream, o Metallica começou a lotar estádios após rodar os Estados Unidos abrindo show para Ozzy Osbourne.
Quando parecia que nada poderia parar a banda, Cliff Burton morreu em um acidente de trânsito. Com Jason Newsted em seu lugar foi lançado "...And Justice For All", com faixas épicas como "One". "Black Album" (1991) mostrou um lado mais pop sem deixar de ser pesado e melódico, o que resultou em seu auge de popularidade.
Do céu ao inferno, "Load" (1995) e "Reload" (1997) foram muito mal recebidos pela sonoridade ainda mais pop e menos metal. Não ajudou em nada as fotos de cabelo cortado, com Kirk usando maquiagem e de unha pintada. A ressaca levou a banda a um período fora dos holofotes do final da década de 90 até meados dos anos 2000.
Com Rob Trujilo no lugar de Jason Newsted a partir de 2006, o Metallica ainda tornou a desagradar os fãs com "St. Anger" (2003), mas retornou às raízes com Death Magnetic (2008) e "Hardwired... to Self-Destruct" (2016).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps