AC/DC: A diferença entre Mark Evans e Cliff Williams, segundo Bon Scott
Por André Garcia
Postado em 26 de dezembro de 2022
O ano de 1977, para o AC/DC, foi marcado pelo lançamento do clássico "Let There Be Rock", bem como o começo de sua ascensão nos Estados Unidos. Teve ainda uma mudança na formação que havia gravado todos os álbuns até então, com o baixista Mark Evans dando lugar a Cliff Williams.
AC/DC - Mais Novidades
Em novembro daquele ano, o AC/DC partiu para uma turnê nos Estados Unidos ao lado do Rush abrindo show para o Kiss. No dia primeiro daquele mês, foi ao ar uma entrevista com Bon Scott gravada em Londres para o programa musical australiano Countdown — um dos grandes apoiadores da banda em sua terra natal desde o começo de sua trajetória.
Countdown: A saída de Mark mudou a banda de algum jeito? O som, ou algo assim?
Bon Scott: É um cara que toca a mais tempo que Mark. Mark tocou com a gente por dois anos, e toca baixo faz uns três anos. Enquanto Cliff já toca faz uns 12 anos, sabe? A técnica dele tem um poder, eu diria, avançado em comparação a Mark. Mark estava mais naquela coisa de rockstar, o que é legal também. Cliff simplesmente nos dá um maior escopo, dá para fazer mais em termos musicais. Agora dá para fazer mais coisa na música além das guitarras de Angus e Malcolm, antes não.
AC/DC
O AC/DC foi formado no começo dos anos 70 na Austrália pelos fanáticos por rock e blues irmãos Young — Angus e Malcolm formavam a dupla de guitarra, enquanto George, o mais velho, fazia papel de produtor e mentor. Com a entrada do icônico e carismático vocalista Bon Scott, a banda gravou seus primeiros álbuns, soberbas demonstrações de rock pauleira e sem frescuras.
Após anos de ralação emendando turnês e gravações sem parar, a banda iniciou sua ascensão internacional com "Let There Be Rock" (1977), chegando ao mainstream com "Highway to Hell" (1979). Por outro lado, recebeu um baque enorme com a trágica e inesperada morte de Bon Scott, superada em grande estilo com "Back in Black" (1980). Estreia de Brian Johnson no vocal, o sucesso foi tanto que o álbum está entre os mais vendidos de todos os tempos com dezenas de milhões de cópias vendidas.
Com o passar do tempo, a banda se manteve na primeira prateleira do rock com constantes lançamentos e turnês. O legado que construiu, até hoje é mencionado por quase tudo que é banda de rock pesado e heavy metal como uma das principais influências. Nos últimos anos sofreu duas grandes baixas entre 2016 a 2018 que colocaram a banda em cheque: a morte de Malcolm Young e o afastamento de Brian Johnson, substituído temporariamente por Axl Rose.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Não somos um cover, somos a banda real", diz guitarrista do Lynyrd Skynyrd
A música do Metallica que foi inspirada em "Run to the Hills" (e virou um "patinho feio")
Cinco versões "diferentonas" gravadas por bandas de heavy metal
Type O Negative ainda não conseguiu convencer tecladista a voltar
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Rob Halford revela por que deixou o Judas Priest após "Painkiller"
O único membro do "Angraverso" que tem uma boa gestão de imagem e carreira
Alissa White-Gluz fala sobre "Black Widow's Web" do Angra e reação ao conhecer Sandy
Os artistas que passaram toda carreira sem fazer um único show, segundo Regis Tadeu
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Metallica recebeu pedido inusitado ao abrir show dos Rolling Stones, relembra Lars Ulrich
O guitarrista que entrou no lugar de Eric Clapton e não tremeu; "ele era superior aos outros"
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Essa música do Lynyrd Skynyrd é uma das mais polêmicas da história
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith

25 hits do rock lançados nos anos 90 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A lenda do rock que ajudou o AC/DC a abrir caminho nos EUA, segundo Malcolm Young
AC/DC chama público argentino de "melhor do mundo", segundo Brian Johnson
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
O significado do termo "classic rock", segundo Brian Johnson do AC/DC
O clássico do rock and roll que fez guitarrista do Korn querer tocar guitarra
O álbum que melhor sintetiza a proposta sonora do AC/DC, segundo Angus Young
A música que Angus Young diz resumir o AC/DC; "a gente estava ralando, fazendo turnê demais"
Javier Bardem diz no Oscar que é do thrash e do speed metal, e cita Metallica e AC/DC
A música do AC/DC que usa, de propósito, os acordes A, C, D e C
O vocalista que fez teste para o AC/DC antes de Axl Rose assumir no lugar de Brian Johnson


