O hit de Raul Seixas sobre semelhança de Luiz Gonzaga com Elvis e que cita Tom e Vinicius
Por Gustavo Maiato
Postado em 19 de dezembro de 2022
A música "Let Me Sing, Let Me Sing" foi a primeira que Raul Seixas lançou e fez muito sucesso como artista solo. Em vídeo no seu canal no YouTube, Júlio Ettore explicou um pouco mais sobre as referências presentes na canção.
Elvis Presley e Luiz Gonzaga
"Essa música iniciou a história do Raul Seixas como artista solo. Ele apresentou a canção no Festival Internacional da Canção em 1972. A ideia foi juntar o rock com o baião, ritmo tradicional do Nordeste que se difundiu com Luiz Gonzaga. Essa mistura tem duas origens. O Raul ouviu muito esse gênero na infância, no sertão da Bahia. O segundo motivo é que o Raul fazia muita comparação entre o Luiz Gonzaga e o Elvis Presley. Ele chamava o Gonzaga de ‘Elvis do Nordeste’".
Citação de Tom Jobim e Vinicius de Moraes
"Na parte da música que vira um baião, ele começa a falar sobre personalidades da música brasileira. Ele fala ‘Vou rever a moça de Ipanema’, se referindo ao ‘Garota de Ipanema’, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes. Ele também fala sobre ‘O sonho não terminou’, baseado em hit do John Lennon. Ou seja, ele insiste nisso da fusão. Na época, a música do Brasil se dividia entre os americanizados e o pessoal da MPB, que rejeitava isso que vinha dos EUA. Os tropicalistas estavam no meio termo. Ele diz que não quer expressar nenhuma verdade".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps