A música em que Brian May tentou superar o talento de Freddie Mercury para compor
Por Bruce William
Postado em 18 de fevereiro de 2023
"A Night At The Opera" não traz "apenas" "Bohemian Rhapsody" como trunfo; lançado pelo Queen em 1975, o álbum também tem outras pérolas como a faixa que abre o disco, "Death on Two Legs", apreciada pelos fãs da banda por sua intensidade e energia e cuja letra traz uma crítica sombria e amarga a um indivíduo que o compositor, Freddie Mercury, sentiu ter traído a banda. Embora a identidade da pessoa retratada na música nunca tenha sido divulgada oficialmente, acredita-se que a raiva de Freddie tenha sido despejada contra Norman Sheffield, ex-empresário que é conhecido por ter maltratado a banda e abusado do seu papel administrativo entre 1972 e 1975.

Não é incomum que pessoas criativas mantenham rivalidades de forma amigável, o que pode levar a uma competição saudável com um estimulando o outro a se aperfeiçoar e criar grandes obras. E costuma se dizer que Freddie Mercury e Brian May tinham um forte laço musical entre si, ao mesmo tempo que a sua rivalidade só serviu para empurrar um ao outro a criar ainda mais músicas.
E, curiosamente, embora nunca tenha sido admitido publicamente, acredita-se que Brian May tenha escrito uma música em "retaliação" à "Death On Two Legs" de Mercury. A informação teria sido divulgada pelo próprio Freddie durante entrevista a uma rádio: "Esta é uma música escrita por Brian, na verdade; Eu não sei por quê", começa Freddie, falando sobre "Tie Your Mother Down". "Acho que ele está tentando superar a mim depois de 'Death On Two Legs', na verdade".

"Tie Your Mother Down" foi o primeiro single e é a faixa que abre o álbum "A Day at the Races", lançado em dezembro de 1976. Ela foi composta por May e conta com uma intro de guitarra pesada e marcante, além de uma letra irreverente falando sobre um indivíduo que está tentando conquistar a mulher de seus sonhos, e para isso ele pede que ela se case com ele e deixe para trás seu passado e sua família, nem que para isso tenha que "amarrar a mãe".

Vale notar, entretanto, que a informação sobre a suposta rivalidade amigável entre Freddie e Brian não está bem documentada e se baseia em uma curta fala durante uma entrevista com Freddie Mercury, que possivelmente foi dita em tom de brincadeira, então deve ser considerada com moderação. Mas é uma ideia divertida que gera discussões entre os fãs e adiciona outra camada de intriga ao imenso legado musical do Queen, uma das maiores bandas de rock de todos os tempos!


Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps