James Hetfield e o fantástico álbum dos anos setenta "para o qual ele sempre retorna"
Por Bruce William
Postado em 14 de abril de 2023
Os discos lançados pelos pioneiros dos anos setenta foram de extrema importância para a evolução do heavy metal e influenciaram fortemente as bandas que lançaram discos a partir dos anos oitenta. Época de grande experimentação musical e de grande diversidade sonora, foi nos anos setenta que surgiu a base de muitos dos subgêneros que hoje fazem parte do universo do heavy metal.
Metallica - Mais Novidades
Bandas como Black Sabbath, Led Zeppelin, Deep Purple e Judas Priest, entre outras, foram pioneiras no desenvolvimento do som pesado e sombrio que viria a ser característico do heavy metal. Seus discos, como "Black Sabbath" (1970), "Led Zeppelin IV" (1971), "Machine Head" (1972) e "Sad Wings of Destiny" (1976), por exemplo, são considerados clássicos do gênero e influenciaram fortemente as bandas que surgiram posteriormente.
Além disso, os anos setenta também foram uma época de grande evolução técnica nos instrumentos musicais e na tecnologia de gravação, o que permitiu que as bandas explorassem novas possibilidades sonoras e criassem novos efeitos e texturas sonoras. Isso foi fundamental para o desenvolvimento do heavy metal, que sempre foi um gênero que valorizou a técnica e a habilidade dos músicos.
Uma prova disto aconteceu quando, conforme pontuou o Ultimate Guitar, durante um bate papo acontecido em 2016 entre o radialista, apresentador e jornalista Jeff Woods e o vocalista e guitarrista James Hetfield, o jornalista perguntou para James qual o álbum para o qual ele "sempre retorna", e o frontman do Metallica prontamente respondeu.
"O Rock do fim dos 70s é o que realmente me faz sentir bem. Por volta de 1978, aquele foi um ano incrível para discos ao vivo - 1977, 1978, 1979, era uma espécie de tendência, discos ao vivo era o que havia! Eles eram meio que uma coletânea das melhores músicas em versões ao vivo. Discos ao vivo como 'Strangers in the Night' do UFO, ele tem de tudo, baladas, hard rocks. Michael Schenker está incendiário neste disco! Ele é meu guitarrista solo favorito. E eu amo este álbum!"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Guns N' Roses lança duas novas canções
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Youtuber que estava no backstage do último show de Alissa com o Arch Enemy conta tudo
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
Ouça "Nothin'" e "Atlas", novas músicas do Guns N' Roses
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos


Chuck Billy se inspira em James Hetfield sempre que vai compor para o Testament
Para John Bush, Metallica tomou o caminho certo com o "Black Album"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A segunda música mais ouvida do Metallica em cada álbum de estúdio no Spotify
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Poppy fala sobre Metallica, Judas Priest, Linkin Park, Amy Lee e perigos do TikTok
James Hetfield, do Metallica, diz que tem o melhor emprego do mundo
O selo de qualidade que o Metallica deu ao Scorpions, segundo Rudolf Schenker
James Hetfield revela como se sente sendo James Hetfield, do Metallica
Reb Beach: "Não me importo de dizer que Kirk Hammet é um bosta"
A explicação do Metallica para o volume do baixo em "...And Justice For All"


