Recomeço, improvisos e maconha: como Dio criou o clássico "Holy Diver"
Por Mateus Ribeiro
Postado em 27 de maio de 2023
O lendário (e saudoso) cantor e compositor Ronnie James Dio é considerado um dos maiores vocalistas da história do heavy metal e passou pelos grupos ELF, Rainbow e Black Sabbath. Obviamente, o talentoso frontman também é lembrado pela banda que leva o seu sobrenome artístico.
Dio - Mais Novidades
A história da banda Dio começou a ser escrita no início dos anos 1980, quando o vocalista ainda fazia parte do Black Sabbath. Depois de passar um bom tempo recebendo ordens de outros artistas, Dio resolveu montar o seu próprio negócio e chamou o baterista Vinny Appice, que trabalhou com ele no Sabbath.
"Naquela época, a banda estava prestes a se separar. E isso foi entre os outros três caras, não comigo. Eu era o novato. Ele [Dio] decidiu: ‘É isso. Vou montar minha própria banda pela primeira vez!’, porque ele apenas trabalhou com o Sabbath e não estava no controle de todo o seu destino. Sempre foi outra pessoa que tomou decisões. O mesmo aconteceu com Ritchie Blackmore [guitarrista e líder do Rainbow].
Então, ele decidiu: ‘Bem, para o inferno com essas coisas .Eu mesmo vou fazer isso!’. Ele estava determinado, me contou que ia deixar a banda [Sabbath], fazer sua própria banda e que gostaria que eu fosse junto. Então, eu disse: ‘Sim, vamos fazer isso!’", relembrou Vinny Appice, em entrevista concedida ao site Metal Injection.
De fato, Ronnie saiu do Black Sabbath em 1982 e montou sua própria banda, que em sua primeira encarnação contou com o auxílio de Vivian Campbell (guitarra), Jimmy Bain (baixo) e Vinny Appice (bateria). O quarteto se reuniu e começou a escrever o primeiro álbum da banda de Dio, o magnífico "Holy Diver".
"Achei que seria muito empolgante, porque nos demos muito bem e ele morava muito perto de onde eu morava na Califórnia, então, foi fácil ficarmos juntos e foi uma coisa natural.
Finalmente reunimos a banda e começamos a escrever, ensaiar e improvisar. Ninguém apareceu com as músicas prontas. Todas essas músicas foram reunidas no ensaio, improvisando riffs, tentando diferentes mudanças malucas e fumando muita maconha e tudo o mais. E foi assim que criamos ‘Holy Diver’", acrescentou o talentoso baterista.
"Rainbow In The Dark" quase rodou
"Holy Diver" apresenta em seu tracklist as duas músicas mais conhecidas da carreira solo de Dio: a faixa-título e "Rainbow In The Dark". Curiosamente, a última das duas canções poderia ter ficado fora do disco, por um fator muito simples: Dio não gostava de "Rainbow In The Dark".
"Ronnie não queria ser uma banda de hair metal e não queria ser uma banda pop (...). Todos nós gostamos da música. E então, quando terminamos, ele não gostou.
Felizmente, todos nós o convencemos de que era música que precisava estar no álbum. É uma música forte, não é uma música pop de verdade, é fácil de ouvir e as garotas gostam. E felizmente, para essa música, ela intensificou o álbum. ‘Rainbow In The Dark’ foi usada em vários filmes e em um comercial de cerveja Budweiser naquela época. Então, ele aprendeu a amá-la", concluiu Appice.
"Holy Diver" foi lançado em 25 de maio de 1983 e é um dos maiores clássicos do heavy metal. Além da faixa-título e de "Rainbow In The Dark", o álbum de estreia de Dio conta com outras músicas magníficas, como "Don't Talk To Strangers", "Stand Up And Shout" e "Caught In The Middle".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
A lendária guitarra inspirada em Jimmy Page, Jeff Beck e Eric Clapton que sumiu por 44 anos
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Lemmy e a inusitada gentileza com Kinder Ovos ao receber Fernanda Lira no camarim
Avenged Sevenfold lança single inédito para o novo jogo da franquia Call of Duty
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
As 15 maiores bandas de rock brasileiro de todos os tempos
O álbum dos anos 80 que para Bruce Dickinson é "simplesmente perfeito"
Jethro Tull: a fúria de Ian Anderson pra cima do Led Zeppelin

10 anos sem Dio: Holy Diver é uma aula de metal do início ao fim
Tony Martin diz que foi pego de surpresa ao ser dispensado do Black Sabbath para a volta de Dio
As melhores de Ronnie James Dio escolhidas por cinco nomes do rock e metal
O principal cantor do heavy metal, segundo o guitarrista Kiko Loureiro
Ronnie James Dio não era o maior fã do Black Sabbath, admite Wendy Dio
Ozzy Osbourne explica porque nunca ouviu os discos do Black Sabbath com Ronnie James Dio



