Black Sabbath: por que Dio e Vinny Appice saíram juntos da banda em 1982

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Igor Miranda, Fonte: Ultimate Guitar
ENVIAR CORREÇÕES  

A partir do fim da década de 70, o Black Sabbath passou por incontáveis mudanças de formação. As duas primeiras foram a entrada do vocalista Ronnie James Dio, em 1979, substituindo Ozzy Osbourne; e do baterista Vinny Appice, em 1980, na vaga de Bill Ward.

Black Sabbath: Iommi remixou e relançará Forbidden, mas não conseguiu Born AgainSílvio Santos: "The Number Of The Beast" em ritmo de festa

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O que chamou atenção, porém, é que Dio e Appice deixaram o Black Sabbath juntos, em 1982, com o lançamento do álbum ao vivo "Live Evil". Em entrevista ao Ultimate Guitar, o baterista relembrou da ocasião e explicou a razão para a saída.

Antes, Vinny Appice se recordou das gravações do álbum "Mob Rules" (1981), o primeiro com ele na bateria. Bill Ward registrou o anterior, "Heaven and Hell" (1980), mas saiu no meio da turnê.

"Sempre diziam no Black Sabbath que eu estaria ali até Bill Ward voltar. E tudo bem para mim. Passaram-se semanas, meses, e não parecia que Bill Ward iria voltar. Fui convidado para gravar uma trilha com o Sabbath para o filme 'Heavy Metal' (1981), na casa de John Lennon, que tinha um estúdio. Na época, Ringo Starr era o dono, pois John havia sido assassinado. Era uma grande mansão, miuto legal. Foi aí que a música 'The Mob Rules' foi feita. Criamos naquela época", afirmou.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Appice comentou que todos gostaram do trabalho feito por ele na faixa "The Mob Rules". Foi quando veio a sensação de que ficaria no Black Sabbath. "Depois disso, tiramos um tempo, depois voltamos a ensaiar e tocávamos juntos por 4 ou 5 horas. Tenho todos os riffs que Tony Iommi (guitarrista) gravava naquela época. Foi assim que concebemos o álbum 'Mob Rules'. Nada havia sido gravado antes. Tocamos, selecionamos as partes que curtimos, Ronnie pensava nas letras e melodias, e foi isso", disse.

Dio e Vinny Appice deixam o Black Sabbath

Então, veio o ao vivo "Live Evil", o trabalho que rompeu aquela formação do Black Sabbath. Existe a lendária história de que Tony Iommi e o baixista Geezer Butler acusaram Dio de entrar escondido no estúdio à noite para aumentar o volume dos vocais da gravação do disco - e Iommi e Butler realmente brigaram com Ronnie por conta disso, mas a fofoca relacionada ao cantor e seus atos "escondidos" era mentira. Porém, Vinny Appice acredita que o fim daquela fase da banda tem outra justificativa.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"As coisas não estavam funcionando com Tony, Geezer e Ronnie. Não falo musicalmente, a música nunca foi um problema. Era mais uma questão de negócios. Não me envolvia, pois eu era apenas o cara novo ali. Eles não estavam se dando bem como no começo", disse.

O baterista acabou confirmando, indiretamente, que outra acusação feita por Geezer Butler era real: o baixista brigou com Dio por ele estar com um contrato para carreira solo quando ainda fazia parte do Black Sabbath. "Ronnie sempre teve um acordo para carreira solo com a Warner Bros e pensava em fazer um disco com os amigos. Seria apenas um álbum, separado, por diversão. Só que como houve a briga e ele tinha o contrato, pensou em montar a própria banda", afirmou.

Então, Dio convidou Vinny Appice para essa nova banda. "Eu tive que fazer uma escolha, pois Tony também me queria no Black Sabbath. Eu pensei: Ronnie vivia, literalmente, a poucos quilômetros de distância da minha casa na Califórnia. Seria mais fácil de trabalhar junto. Tony e Geezer estavam na Inglaterra. E aquilo era empolgante para mim: montar uma banda com um dos maiores vocalistas. Decidi aceitar a oferta de Ronnie e, no início, éramos só nós dois, testando guitarristas", disse.

Jimmy Bain, colega de Dio no Rainbow, foi chamado para o baixo e o jovem Vivian Campbell, para a guitarra. "Foi assim que a banda Dio começou. Viv era incrível, Jimmy se encaixou muito bem e Ronnie decidiu que tínhamos uma banda", afirmou.




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Black Sabbath"


Black Sabbath: Iommi remixou e relançará Forbidden, mas não conseguiu Born AgainBlack Sabbath
Iommi remixou e relançará Forbidden, mas não conseguiu Born Again

Ronnie James Dio: ele não queria ser músico, mas, sim, jogador de beisebolRonnie James Dio
Ele não queria ser músico, mas, sim, jogador de beisebol

Dio: vocalista adorava trabalhar com Tony Iommi, afirma Wendy DioDio
Vocalista adorava trabalhar com Tony Iommi, afirma Wendy Dio

Dio: Tony Iommi e Geezer Buttler relembram o amigo, dez anos depois de sua morteDio
Tony Iommi e Geezer Buttler relembram o amigo, dez anos depois de sua morte

Dio: quando a potente voz dele fritou um microfone do Tenacious DDio
Quando a potente voz dele fritou um microfone do Tenacious D

Dio: muitos fãs me confundiam com ele, relembra o amigo Klaus MeineDio
"muitos fãs me confundiam com ele", relembra o amigo Klaus Meine

Dio: a voz dele seguirá conosco e será lembrada para sempre, diz HalfordDio
"a voz dele seguirá conosco e será lembrada para sempre", diz Halford

Ronnie James Dio: Paulo Baron relembra momentos em nova série Que Falta FazRonnie James Dio
Paulo Baron relembra momentos em nova série "Que Falta Faz"

Dio: Halford, Klaus Meine e mais relembram o cantor nos 10 anos de sua morteDio
Halford, Klaus Meine e mais relembram o cantor nos 10 anos de sua morte

Queen: banda transmitirá lendário Freddie Mercury Tribute Concert nesta sexta (15)Queen
Banda transmitirá lendário Freddie Mercury Tribute Concert nesta sexta (15)

Black Sabbath: a relação do grupo com a MaconhaBlack Sabbath
A relação do grupo com a Maconha

Black Sabbath: As 10 melhores músicas da banda segundo a Ultimate Classic RockBlack Sabbath
As 10 melhores músicas da banda segundo a Ultimate Classic Rock


Sílvio Santos: The Number Of The Beast em ritmo de festaSílvio Santos
"The Number Of The Beast" em ritmo de festa

King Diamond: Alguém já o viu sem a maquiagem?King Diamond
Alguém já o viu sem a maquiagem?


Sobre Igor Miranda

Jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com pós-graduação em Jornalismo Digital pela Universidade Estácio de Sá. Começou a escrever sobre música em 2007 e, algum tempo depois, foi cofundador do site Van do Halen. Colabora com o Whiplash.Net desde 2010. Atualmente, é editor-chefe da Petaxxon Comunicação, que gerencia o portal Cifras, Ei Nerd e outros. Mantém um site próprio 100% dedicado à música. Nas redes: @igormirandasite no Twitter, Instagram e Facebook.

Mais matérias de Igor Miranda no Whiplash.Net.

Goo336x280 GooAdapHor Goo336x280 Cli336x280