Por que Dio e Vinny Appice saíram juntos do Black Sabbath em 1982
Por Igor Miranda
Fonte: Ultimate Guitar
Postado em 16 de maio de 2020
A partir do fim da década de 70, o Black Sabbath passou por incontáveis mudanças de formação. As duas primeiras foram a entrada do vocalista Ronnie James Dio, em 1979, substituindo Ozzy Osbourne; e do baterista Vinny Appice, em 1980, na vaga de Bill Ward.
O que chamou atenção, porém, é que Dio e Appice deixaram o Black Sabbath juntos, em 1982, com o lançamento do álbum ao vivo "Live Evil". Em entrevista ao Ultimate Guitar, o baterista relembrou da ocasião e explicou a razão para a saída.
Antes, Vinny Appice se recordou das gravações do álbum "Mob Rules" (1981), o primeiro com ele na bateria. Bill Ward registrou o anterior, "Heaven and Hell" (1980), mas saiu no meio da turnê.
Black Sabbath - Mais Novidades
"Sempre diziam no Black Sabbath que eu estaria ali até Bill Ward voltar. E tudo bem para mim. Passaram-se semanas, meses, e não parecia que Bill Ward iria voltar. Fui convidado para gravar uma trilha com o Sabbath para o filme 'Heavy Metal' (1981), na casa de John Lennon, que tinha um estúdio. Na época, Ringo Starr era o dono, pois John havia sido assassinado. Era uma grande mansão, miuto legal. Foi aí que a música 'The Mob Rules' foi feita. Criamos naquela época", afirmou.
Appice comentou que todos gostaram do trabalho feito por ele na faixa "The Mob Rules". Foi quando veio a sensação de que ficaria no Black Sabbath. "Depois disso, tiramos um tempo, depois voltamos a ensaiar e tocávamos juntos por 4 ou 5 horas. Tenho todos os riffs que Tony Iommi (guitarrista) gravava naquela época. Foi assim que concebemos o álbum 'Mob Rules'. Nada havia sido gravado antes. Tocamos, selecionamos as partes que curtimos, Ronnie pensava nas letras e melodias, e foi isso", disse.
Dio e Vinny Appice deixam o Black Sabbath
Então, veio o ao vivo "Live Evil", o trabalho que rompeu aquela formação do Black Sabbath. Existe a lendária história de que Tony Iommi e o baixista Geezer Butler acusaram Dio de entrar escondido no estúdio à noite para aumentar o volume dos vocais da gravação do disco - e Iommi e Butler realmente brigaram com Ronnie por conta disso, mas a fofoca relacionada ao cantor e seus atos "escondidos" era mentira. Porém, Vinny Appice acredita que o fim daquela fase da banda tem outra justificativa.
"As coisas não estavam funcionando com Tony, Geezer e Ronnie. Não falo musicalmente, a música nunca foi um problema. Era mais uma questão de negócios. Não me envolvia, pois eu era apenas o cara novo ali. Eles não estavam se dando bem como no começo", disse.
O baterista acabou confirmando, indiretamente, que outra acusação feita por Geezer Butler era real: o baixista brigou com Dio por ele estar com um contrato para carreira solo quando ainda fazia parte do Black Sabbath. "Ronnie sempre teve um acordo para carreira solo com a Warner Bros e pensava em fazer um disco com os amigos. Seria apenas um álbum, separado, por diversão. Só que como houve a briga e ele tinha o contrato, pensou em montar a própria banda", afirmou.
Então, Dio convidou Vinny Appice para essa nova banda. "Eu tive que fazer uma escolha, pois Tony também me queria no Black Sabbath. Eu pensei: Ronnie vivia, literalmente, a poucos quilômetros de distância da minha casa na Califórnia. Seria mais fácil de trabalhar junto. Tony e Geezer estavam na Inglaterra. E aquilo era empolgante para mim: montar uma banda com um dos maiores vocalistas. Decidi aceitar a oferta de Ronnie e, no início, éramos só nós dois, testando guitarristas", disse.
Jimmy Bain, colega de Dio no Rainbow, foi chamado para o baixo e o jovem Vivian Campbell, para a guitarra. "Foi assim que a banda Dio começou. Viv era incrível, Jimmy se encaixou muito bem e Ronnie decidiu que tínhamos uma banda", afirmou.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Pink Floyd que o vocalista do Creed ouviu todos os dias por um ano
O guitarrista que James Hetfield considera "o cara"
Geddy Lee relembra o clássico do Rush que o levou ao "limite de minha extensão vocal"
O guitarrista mais subestimado de todos os tempos, segundo Scott Ian
Foo Fighters e Avenged Sevenfold tocam de madrugada no Rock in Rio; confira os horários
Os 5 álbuns obrigatórios para se ter uma boa base na música, segundo Regis Tadeu
Rush faz homenagem a Rocky Balboa em cartaz de shows na Filadélfia
O megahit do hard rock que Regis Tadeu odeia apesar de adorar tocar na bateria
Ideia de despedida do Sepultura partiu de Andreas Kisser, explica Derrick Green
"O Savatage nunca devia ter parado", admite guitarrista Chris Caffery
Sid Wilson faz primeira manifestação sobre saída do Slipknot
Por que João Gordo não é mais amigo de Max Cavalera, segundo vocalista do Ratos de Porão
A música de Elton John que fez James Hetfield querer tocar guitarra
O clássico dos Beatles que John Lennon disse que deveria ter sido dos Wings
A música do Pearl Jam que Eddie Vedder escreveu após perder Johnny Ramone



Tony Iommi coloca o papo em dia com Ian Anderson durante almoço
De Pretenders até Judas Priest, os 20 melhores discos de 1980, segundo a Louder
O dia que Slash proporcionou o primeiro e único encontro entre Axl Rose e Ozzy Osbourne
Black Sabbath começou como um sexteto e tinha saxofonista em sua formação
Por que Glenn Hughes foi demitido do Black Sabbath, segundo Tony Iommi
O álbum mais subestimado do Black Sabbath, de acordo com a Metal Hammer
Os 3 maiores riffs de guitarra dos anos 1970, segundo o lendário Eddie Van Halen
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
A lenda do rock que, segundo Geezer Butler, só fica atrás dos Beatles
A música que foi escrita para "preencher espaço" e se tornou um dos maiores hinos do Metal


