O clássico álbum considerado por Roger Waters "o fim da linha" para o Pink Floyd
Por André Garcia
Postado em 20 de maio de 2023
Em 1975, ao refletir sobre o impacto que o "The Dark Side of the Moon" teve sobre ele e seus colegas, Roger Waters cravou que o álbum havia sido criativamente o "fim da linha" para o Pink Floyd.
Pink Floyd - Mais Novidades
Conforme publicado pela Far Out Magazine, a tal entrevista foi dada em outubro de 1975 para Nick Sedgewick, e incluída no songbook (livro de partituras) do "Wish You Were Here".
Na ocasião, o entrevistador relembrou de tê-los visitado no inverno (no hemisfério norte) de 1974. O encontro aconteceu no estúdio, onde a banda estava gravando utilizando apenas garrafas e elásticos.
"Teve uma tentativa frustrada de fazer um álbum sem usar nenhum instrumento musical", revelou Roger. "Parecia uma boa ideia na época, mas não deu certo. Provavelmente porque precisávamos parar um pouco." Segundo ele, a banda se sentia "simplesmente esgotada e entediada".
O repórter questionou o baixista se eles necessitavam de um tempo para respirar separados um do outro. Foi aí então que Waters confessou:
"Sim. Mas não acho que tenha sido tão consciente assim, na verdade. Acredito que quando o 'Dark Side of the Moon' foi tão bem-sucedido, foi o fim. Foi o fim da linha. Havíamos alcançado o ponto pelo qual buscávamos desde adolescentes; e realmente não havia mais nada a ser feito em termos de rock n roll."
Muitos atletas de alto rendimento relatam que, após conquistarem todos os títulos, sentem dificuldade de se manterem motivados. Como com artistas costuma acontecer o mesmo, Nick perguntou se fama e fortuna fizeram eles sentirem não haver mais pelo que almejar.
"Sim", concordou Waters. "Dinheiro e idolatria… Bem aqueles números de vendas são o sonho de toda banda de rock. Por mais que algumas finjam que não, obviamente…"
Em 1975, chegou a hora do Pink Floyd lançar um novo trabalho — não importava para a gravadora que eles já tivessem chegado a seu auge. A banda, por outro lado, se sentia vazia. Quando questionado o que os levou de volta ao estúdio para gravar "Wish You Were Here", a resposta foi:
"Um sentimento de tédio, acho que foi isso. Você precisa fazer alguma coisa. Quando você está acostumado a trabalhar muito duro por anos e anos e alcança aquilo que tanto buscou… continua havendo necessidade de prosseguir, porque você percebe que o lugar onde chegou não é aquilo que você pensava que era..."
O Pink Floyd não conseguiu levar para frente a ideia de gravar um disco sem usar instrumentos musicais. No entanto, esse conceito foi posto em prática décadas depois, por nomes como Blur, Björk e até mesmo o Pato Fu — que já gravou disco só com instrumentos de brinquedo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
Moonspell atinge o ápice no maravilhoso "Opus Diabolicum - The Orchestral Live Show"
O Monsters of Rock 2026 entregou o que se espera de um grande festival
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
Max Cavalera diz que tema de novo disco do Soulfly poderia render um filme
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden
Exausto das brigas, guitarrista não vê a hora de o Journey acabar de vez
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
Angela Gossow afirma que Kiko Loureiro solicitou indenização por violação de direitos autorais
A música de guitarra mais bonita da história, segundo Brian May do Queen
A pior música de "Appetite for Destruction", de acordo com o Loudwire
Novo baterista do Foo Fighters, Ilan Rubin conta como conseguiu a vaga
O melhor álbum de metal de todos os tempos, segundo Gary Holt do Exodus
Bumblefoot revela encarar a si mesmo como um músico aposentado
Produção do Bangers Open Air conta como festival se adaptou aos headbangers quarentões


Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Como uma mesma multa de estacionamento inspirou os Beatles e o Pink Floyd ao mesmo tempo
Dez clássicos do rock com vocais terríveis, segundo site britânico
O clássico do Pink Floyd que David Gilmour não toca mais por ser "violento demais"
Roger Waters nunca teve paciência para rock "barulhento"; "algumas pessoas são e elas adoram"
Quando David Gilmour teve que ouvir "música comercial" para gravar um disco do Pink Floyd
Fã desembolsa equivalente a R$ 76 milhões por guitarra de David Gilmour
A melhor banda de rock progressivo para cada letra do alfabeto, segundo a Loudwire
O disco do Metallica que Regis Tadeu compara a clássicos de Beatles, Led Zeppelin e Floyd
A confusão de Roger Waters quando ele viu Jimi Hendrix pela primeira vez
A canção que fez o Pink Floyd mudar de direção para se tornar a banda que a gente ama


