AC/DC: Angus Young relembra como foi a produção do "Highway to Hell"
Por André Garcia
Postado em 23 de junho de 2023
Angus Young relembrou o processo de gravação do "Highway to Hell". Com a banda em um de seus momentos mais criativos, a produção foi rápida e fluiu com facilidade, sem esforço.
Em 2020, o guitarrista deu uma entrevista para o dinamarquês Anders Bøtters em seu canal no YouTube. Entre outras coisas, ele foi perguntado sobre o processo de gravação de uma das obras-primas do AC/DC: "Highway to Hell" (1979).
Antes de fazer a pergunta, entretanto, Anders contou a Angus uma interessante história dele com aquele disco:
"Eu nasci em 1980. [...] Lá para 1989, por aí, eu tive que aprender a botar um vinil para tocar pela primeira vez. Então fui até a casa do meu tio, que era um baita roqueiro, e mexendo na coleção de discos dele, encontrei um álbum que me chamou atenção: foi o 'Queen II'. Eu perguntei 'O que disco é esse?', e ele respondeu 'Esse é um dos melhores discos do mundo, meu amigo'. [...] Depois, eu cheguei ao 'Highway to Hell' e perguntei a ele 'O que é isso?' e ele disse 'Esse aí é o álbum mais perigoso do mundo!'", concluiu, arrancando uma risada de Angus.
Sobre o processo de composição e gravação do disco, Young contou que foi rápido, e fluiu com facilidade:
"A gente estava nos Estados Unidos, em Miami, em uma sala de ensaio. A gente já estava lá a umas duas semanas, mas a gente não trabalhava nos fins de semana. [...] Mas daquela vez nós dissemos 'Bora tocar esse fim de semana'. A gente chegou na sexta e saiu segunda com todas as músicas prontas. Acho que a gente tinhas só duas outras ideias dos dias anteriores: 'Highway to Hell' e 'Girls Got Rythm'."
[...]
"Imediatamente depois, meu irmão Malcolm falou com Mutt Lange, o produtor. Ele disse me manda uma fita k7 com o que vocês fizeram. [Malcom] o fez bem rápido, em uns dois dias, e ele respondeu 'Beleza'. Aí tivemos que fazer as malas e embarcar em um avião para Londres. Passamos uns dois dias com ele em um pequeno local de ensaio, e dali fomos para o estúdio. A questão foi só chegar ao som. Assim que encontramos a sonoridade, partimos para [gravar] as músicas. Então foi tudo bem rápido."
Sexto álbum do AC/DC, "Highway to Hell" foi o último álbum com o vocalista Bon Scott, e o primeiro de três produzidos por Mutt Lange. Catapultado pela faixa-título, um clássico instantâneo, marcou o primeiro grande sucesso comercial da banda no mercado norte-americano.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps