A rivalidade que havia entre Led Zeppelin e Rolling Stones, segundo Robert Plant
Por Gustavo Maiato
Postado em 28 de agosto de 2023
O período do rock clássico viu muitos dos artistas mais proeminentes do gênero envolverem-se em rivalidades competitivas. Uma das mais notáveis foi entre o Led Zeppelin e The Rolling Stones, ambos os quais emergiram como as maiores bandas do planeta. A matéria tem como base texto da Far Out Magazine.
Rolling Stones - Mais Novidades
O guitarrista dos Rolling Stones, Keith Richards, sempre teve grande respeito pelo seu colega guitarrista Jimmy Page, líder da banda Led Zeppelin. No entanto, ao longo dos anos, Richards foi muito crítico com o resto do grupo. "A voz do cara começou a me irritar. Eu não sei por quê; talvez ele seja um pouco acrobático demais", disse Richards à Rolling Stone sobre a voz do frontman do Zeppelin, Robert Plant, em 1969.
"Como banda, achei que o nome fosse apropriado, mas nunca decolou musicalmente para mim", disse Richards em seu site em 2004. "Ao mesmo tempo, Jimmy Page é um dos melhores guitarristas que já conheci. Bonham era um baterista incrível, embora eu ache que ele seja meio pesado, pessoalmente - é aí que entra o 'Led'."
O parceiro de crime de Richards, Mick Jagger, parece ter uma visão diferente do Led Zeppelin. Enquanto estava no programa Breakfast Show da BBC Radio 2 em 2020, o vocalista relembrou assistir Jimmy Page e sua banda em ação durante seus primeiros dias e estava cheio de elogios. "Lembro-me de assistir aos concertos deles ao vivo em Nova Iorque e tudo mais", disse ele. "E foi ótimo, estrondoso, um barulho maravilhoso. Brilhante."
É interessante que haja tal dicotomia nas contas de Richards e Jagger. Durante uma entrevista à revista Details em 1988, Robert Plant discutiu a fricção de seu grupo com The Rolling Stones, mantendo sua versão em consonância com a de Richards e aceitou que havia "alguma rivalidade lá". No entanto, Plant afirmou que, enquanto os Stones tinham "toda a publicidade", o Led Zeppelin sabia que estava "fazendo o trabalho".
"É engraçado, costumávamos sempre reclamar porque os Stones recebiam toda a publicidade", disse Plant. "Mas os Stones sempre tiveram isso. Na época, costumávamos sentar e dizer: 'É terrível, realmente, mas, por outro lado, é importante, realmente? Temos que dizer quantos discos quebramos? É importante que o Daily Express e The Times e The Guardian saibam disso? Ou seria melhor se eles não soubessem de nada?' Pensávamos que a imprensa era um bando de perus, e eles eram."
Continuando seu relato um tanto descontraído da rivalidade, Plant comparou-a a esporte: "Mas os Stones sempre saíram na frente. Acho que havia alguma rivalidade lá. Porque sempre soubemos que estávamos fazendo o trabalho, e eles não estavam. Nós só achávamos que isso importava pela metade do tempo - quando eles estavam perto de nós. Ou quando um dos nossos roadies queria ir até eles porque eles tinham mais cocaína do que nós. Como uma oferta de aquisição."
Ele concluiu: "Sabe, isso não afetava como você tocava. Não afetava a reação em qualquer noite específica. Apenas as confrontações eram sempre um pouco tensas. Mas todo mundo fingia que estava tudo bem. Algo como meninos jovens fingindo serem garanhões. Dez Paul Newmans em uma sala. Isso realmente não importava, mas era bom animar a situação por um pouco de diversão."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps