O erro que resultou em versão rara de "Ride The Lightning", clássico do Metallica
Por Mateus Ribeiro
Postado em 29 de agosto de 2023
Audição obrigatória para todo fã de Thrash Metal, o icônico "Ride The Lightning", segundo disco de estúdio do Metallica, foi lançado em julho de 1984. Sucessor do explosivo "Kill 'Em All", "Ride The Lightning" é um trabalho que mistura altas doses de peso e velocidade, como pode ser notado em músicas como a faixa-título, "Fight Fire With Fire", "For Whom The Bell Tolls" e "Creeping Death". Os outros destaques do álbum são a balada melancólica "Fade To Black" e a hipnotizante instrumental "The Call Of Ktulu".
A origem do título e da capa de "Ride The Lightning"
"Ride The Lightning" é um clássico do início ao fim e além de excelentes músicas, tem uma capa marcante, que mostra uma cadeira elétrica sendo atingida por raios. O desenho da capa combina com o título do disco, expressão usada para se referir à execução na cadeira elétrica, uma das formas de se aplicar a pena de morte.
Aliás, o título do disco foi ideia do guitarrista Kirk Hammett, que encontrou a expressão no livro "The Stand" (no Brasil, "A Dança da Morte"), escrito por Stephen King. "Fui eu quem viu a frase ‘Ride The Lightning’. Foi quando estávamos gravando o primeiro álbum [‘Kill 'Em All’] e estávamos na casa de um cara chamado Gary Zefting. Eu estava lendo o livro ‘The Stand’, de Stephen King, esperando para gravar minhas partes, e li essa frase. Ficou na minha cabeça, então escrevi e contei a James [Hetfield]. Ele disse ‘Uau, legal’", disse Kirk, em entrevista concedida à Metal Hammer.
O erro de impressão que resultou em edição rara
A impactante capa de "Ride The Lightning" foi impressa em tons de azul. Porém, existem alguns exemplares do álbum que apresentam a capa em outra cor, como aponta matéria publicada pela Revolver Magazine.
De acordo com a nota da Revolver, a Bernett Records, responsável pelo lançamento de "Ride The Lightning" em solo francês, produziu algumas versões do disco com a capa impressa na cor verde.
Como você deve ter imaginado, a edição de "Ride The Lightning" com a capa verde se tornou um item raro. Não se sabe ao certo quantas unidades foram produzidas. Enquanto algumas fontes citam 400, outras dizem que a Bernett fabricou 1000 cópias. O que se sabe é que se você quiser comprar um exemplar do item de colecionador, vai ter que desembolsar uma boa grana, já que no site Discogs, as "bolachas verdes" são vendidas por valores um pouco salgados.
Não importa a cor de sua capa, "Ride The Lightning" é e sempre será um dos maiores clássicos não apenas do Metallica, mas também da música pesada.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps