A banda que o Deep Purple queria "ser um clone", segundo Ritchie Blackmore
Por André Garcia
Postado em 21 de setembro de 2023
Mesmo o mais influente dos músicos foi influenciado por alguém, e com Ritchie Blackmore não seria diferente. Em entrevista de 1991 para a Guitar World, ele contou o impacto que o Vanilla Fudge teve sobre o Deep Purple em seus primeiros anos. O guitarrista confessou que eles queriam ser um clone do Vanilla Fudge:
Deep Purple - Mais Novidades
"A gente amava o Vanilla Fudge — eles eram nossos heróis. Eles costumavam tocar no Speakeasy, em Londres, e todos os hippies iam lá para se encontrar. Clapton, os Beatles, todo mundo ia lá para se mostrar. Segundo a lenda, durante aquele período, o assunto da cidade era Jimi Hendrix; mas não é verdade, era o Vanilla Fudge. Eles tocavam músicas de oito minutos com dinâmicas. As pessoas se perguntavam, 'O que diabos está acontecendo aqui? Como assim não tem três minutos?' Timmy Bogert, o baixista deles, era incrível. Toda a banda estava à frente de seu tempo. Então, inicialmente, queríamos ser um clone do Vanilla Fudge. Mas nosso vocalista, Ian, queria ser o Edgar Winter. Ele costumava dizer, 'Quero gritar assim, como o Edgar Winter'. Então foi isso que éramos, [uma mistura de] Vanilla Fudge com Edgar Winter!"
O baterista Ian Paice — o único membro do Deep Purple a ter integrados todas as formações da banda — contou à Metal Evolution: "O que tentamos ser no primeiro álbum foi uma versão inglesa do Vanilla Fudge: pegar músicas normais e colocar arranjos grandiosos ao redor delas. [Eventualmente], começamos a perceber que era mais importante sermos nós mesmos em vez de 'o segundo Vanilla Fudge'."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
Como foi lidar com viúvas de Ritchie Blackmore no Deep Purple, segundo Steve Morse
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
O músico que fez o lendário Carlos Santana se sentir musicalmente analfabeto
O clássico do Anthrax que influenciou "Schizophrenia", do Sepultura


O improviso do Deep Purple após noite inteira de farra que virou canção clássica
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Os dois guitarristas que são melhores que Ritchie Blackmore, de acordo com Glenn Hughes
Glenn Hughes celebra 28 anos de sobriedade; "Pela graça de Deus, estou vivendo uma vida limpa"
A banda que Ritchie Blackmore se envergonha de ter feito parte; "Você aprende com os erros"
Os quatro clássicos pesados que já encheram o saco (mas merecem segunda chance)
Ritchie Blackmore,ex-Deep Purple, fala sobre sua complicada relação com Ian Gillan
Bruce Dickinson: vocalista revela o seu "Deus do rock" e qual música o iniciou no metal


