O conselho de Angus Young para que os shows do Yes fossem menos chatos
Por Bruce William
Postado em 06 de outubro de 2023
Na década de setenta, não era raro o AC/DC ser criticado por ser considerada uma banda que não levava a sério o seu trabalho, especialmente em suas apresentações ao vivo onde eles pintavam e bordavam, quem já assistiu algum vídeo sabe que sempre houve um bom nível de zoeira no palco, o que não significava, de forma alguma, que os caras não entregassem nos shows.
AC/DC - Mais Novidades
Mas o conceito da época para muitos era que "música séria" envolvia justamente "seriedade" nas performances, ainda mais que boa parte do público roqueiro consumia rock progressivo, que foi uma evolução das bandas psicodélicas muitas vezes feitas por jovens que haviam aprendido a tocar em conservatórios, e que decidiram abandonar de vez as convenções pop em favor de técnicas e instrumentação mais complexas, incluindo influências de jazz, folk e música clássica.
O rock progressivo era caracterizado por letras poéticas, experimentação tecnológica e um foco no estúdio, sendo uma das características das bandas do gênero a de produzir músicas longas e muitas vezes álbuns conceituais que transcendem o formato de canção tradicional, com composições complexas e épicas, como as do Genesis, Gentle Giant e Yes.
Esta última foi usada para um comentário crítico feito por Angus Young destacado pela Rock Celebrities, quando ele defendeu sua banda da suposta "falta de seriedade", argumentando que shows de bandas "sérias" muitas vezes são entediantes.
"Eu não conheço ninguém que tenha ido ver qualquer uma dessas bandas e tenha gostado. As pessoas podem dizer que foi ótimo, que a música era boa, mas em algum momento durante o show eles ficavam entediados mas tinham medo de assumir. Se eu fosse ver alguém que fosse 'musical', eu bocejaria até não poder mais, acabaria indo para o bar. Bandas como o Yes eram muito chatas pra se assistir ao vivo, a menos que colocassem alguma mulher tirando a roupa no palco", disse o guitarrista.
Angus também destacou que o show de luzes que a banda apresenta ao vivo não consegue manter a plateia envolvida durante todo o show. "O Yes provavelmente entra com um show de luzes fantástico. Eu nunca vi eles ao vivo, mas provavelmente usam um show de luzes para disfarçar que estão entediados e que sua música é chata, e que não estão fazendo as pessoas ficarem animadas!".
Mais adiante na entrevista, Angus relembra que o Hawkwind usava o artifício de mostrar uma mulher tirando a roupa no palco, o que chamava a atenção, mas mesmo assim eles são lembrados até hoje como uma banda efetivamente séria.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior disco do metal para James Hetfield; "Nada se comparava a ele"
Quais são as 4 maiores bandas do heavy metal, segundo a Ultimate Classic Rock
A banda de thrash com cantor negro que é o "mini-sepulturinha", segundo Andreas Kisser
A profunda letra do Metallica que Bruce Dickinson pediu para James Hetfield explicar
A melhor banda ao vivo que Dave Grohl viu na vida; "nunca vi alguém fazer algo sequer próximo"
A banda que Slash diz nunca ter feito um álbum ruim; "Todos os discos são ótimos"
A melhor faixa de "The Number of the Beast", do Iron Maiden, segundo o Loudwire
A história da versão de "Pavarotti" para "Roots Bloody Roots", segundo Andreas Kisser
Paul Stanley confirma que Kiss fará show em novembro de 2026
Para Dave Mustaine, Megadeth começou a desandar após "Countdown to Extinction"
David Ellefson nunca foi o melhor amigo de Dave Mustaine
O clipe de clássico do AC/DC em que a jovem Lady Gaga atuou como figurante
O disco do AC/DC que os fãs mais fiéis costumam colocar acima dos clássicos óbvios
A música dos Beatles que tem o "melhor riff já escrito", segundo guitarrista do Sting
David Lee Roth faz aparição no Coachella e canta "Jump", do Van Halen

AC/DC nos anos 70 impressionou Joe Perry e Eddie Van Halen: "Destruíam o lugar"
O produtor que Rick Rubin chamou de maior de todos; "Nem gostava de rock'n'roll"
A frase profética (e triste) dita por Bon Scott após show no lendário CBGB
25 hits do rock lançados nos anos 90 que superaram 1 bilhão de plays no Spotify
A lenda do rock que ajudou o AC/DC a abrir caminho nos EUA, segundo Malcolm Young
AC/DC chama público argentino de "melhor do mundo", segundo Brian Johnson
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
O significado do termo "classic rock", segundo Brian Johnson do AC/DC
Hard Rock: As 100 maiores bandas do estilo segundo a VH1


