Os desafios diversos ao gravar seu último álbum no Megadeth, segundo David Ellefson
Por Gustavo Maiato
Postado em 30 de novembro de 2023
Em uma entrevista franca e reveladora transcrita pelo Ultimate Guitar, David Ellefson, ex- baixista do Megadeth, explicou como foi gravar "Dystopia", seu último álbum com a lendária banda de thrash metal Megadeth. Ellefson compartilhou detalhes sobre os desafios únicos enfrentados durante as sessões de gravação, enfatizando a dinâmica entre ele e o icônico líder do Megadeth, Dave Mustaine.
Megadeth - Mais Novidades
A entrevista começou com Ellefson relembrando as circunstâncias distintas em torno da gravação de "Dystopia" em um estúdio em Nashville. "Eu entrei no estúdio em Nashville e gravei 'Dystopia', o álbum do Megadeth. Foi engraçado porque gravei esse álbum — era eu e Dave — eu estava lá basicamente gravando o baixo com um metrônomo", compartilhou Ellefson. Sua descrição pintou uma imagem vívida de uma sessão de gravação não convencional em que ele gravou as faixas de baixo sem a companhia de guitarras ou baterias, com Mustaine o guiando pelas músicas no momento.
"Eu não tinha guitarras, não tinha bateria. Não tínhamos ensaiado a música. Ele estava literalmente me mostrando as partes. E eu estava lá, apenas seguindo o metrônomo", continuou Ellefson.
O baixista destacou a importância dessa experiência como um testemunho não apenas de seu papel fundamental no som da banda, mas também da química musical que compartilhava com Mustaine. "Eu diria [que] é um testemunho bastante bom não apenas do meu papel na banda e daquele som, mas também da habilidade de eu e Dave de completar as frases musicais um do outro", comentou Ellefson.
Ao refletir sobre o processo, ele o descreveu como "divertido, muito trabalhoso, mas ótimo". Ellefson ficou contente com o fato de estar gravando com um metrônomo sem conhecimento prévio das músicas, um feito único e desafiador que o deixou se sentindo realizado. "Eu saí de lá pensando, 'não posso acreditar. Acho que este é o primeiro álbum na história do mundo em que o baixista gravou com um metrônomo.' E, novamente, eu não conhecia as músicas, não as ensaiamos", acrescentou.
Ellefson então explorou a evolução da abordagem de Dave Mustaine na produção da música do Megadeth. Mustaine, conhecido por seu envolvimento prático no processo de produção, tem assumido cada vez mais o papel de autoproclamado produtor nos últimos anos. Ellefson ofereceu insights sobre a mentalidade de Mustaine, afirmando: "Dave é o tipo de cara que acabou produzindo a maior parte das coisas sozinho — ele e Chris Rakestraw [produtor] — porque, nos últimos anos, ele sabia o que queria. Ele sabia como queria gravar."
O baixista abordou os desafios de colaborar com Mustaine, observando a preferência deste por autonomia no processo criativo. "Você não pode viver na cabeça de alguém. É como, 'olhe, coloque isso aqui para que possamos discutir e ajustar termos e trabalhar juntos nisso.' E não era assim que ele queria fazer discos. Ele queria suas ideias", explicou Ellefson.
Nos primeiros dias, Mustaine pode ter se sentido comprometido por influências externas, como empresários e produtores. Ellefson observou uma mudança nos álbuns mais recentes, especialmente em "Dystopia", onde a necessidade de autoria na produção tornou-se imperativa para Mustaine. "Acho que nos primeiros dias, ele sempre se sentia um pouco comprometido por outras pessoas que queriam palpitar, empresários e produtores. Então, o que eu vi especialmente com 'Dystopia' e até o último disco, foi que ele precisava se autoproduzir. Era a única opção para fazer isso", concluiu Ellefson.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
SP From Hell anuncia sua primeira atração internacional; festival será realizado em abril
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Adrian Smith reconhece que o Iron Maiden teria acabado se Nicko McBrain não saísse
Megadeth divulga "Puppet Parade", mais uma faixa de seu novo (e último) disco
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
O álbum "exagerado" do Dream Theater que John Petrucci não se arrepende de ter feito
Mike Portnoy se declara feliz por não ter sido convidado a tocar com o Rush
O álbum que o Led Zeppelin não deveria ter lançado, de acordo com Robert Plant
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt


Divulgado o título da nova biografia de Dave Mustaine (Megadeth)
"Não sou de direita - sou cristão e respondo a outro conjunto de anjos", diz Dave Mustaine
A opinião de Marty Friedman sobre comentários de Dave Mustaine a respeito do Metallica
Como o cabelo de Marty Friedman quase impediu a era de ouro do Megadeth
Debandados: saíram de uma banda e formaram outras de igual pra melhor
Velocidade: Top 10 de músicas de Metal para ser multado


