Para Dave Mustaine, apenas dois guitarristas usaram a alavanca da forma correta
Por André Garcia
Postado em 14 de junho de 2023
A alavanca há décadas é um dos recursos mais utilizados por guitarristas, especialmente os que fazem solos. Para Dave Mustaine, no entanto, apenas dois fizeram uso adequado dela.
No rock, guitarra com alavanca foi uma idiossincrasia até a segunda metade dos anos 60, quando Jimi Hendrix a usou para revolucionar o mundo da música. Uma década depois, foi a vez de Eddie Van Halen fazer todo mundo usar a versão mais moderna da alavanca, com micro-afinação. Desde então, são incontáveis os guitarristas que a utilizam.
Dave Mustaine, fundador e personificação do Megadeth, no entanto, são raros os que a usam de forma apropriada — apenas dois, para ser mais exato: Jeff Beck e David Gilmour.
"Eu só usei em algumas músicas", disse em entrevista para o DJ canadense Jeremy White. "Usei em 'When', usei em 'Wake Up Dead' e foi só... Para mim, minha crença pessoal é que tudo o que você faz na guitarra com a alavanca, você deveria ser capaz de fazer com os dedos. Alguém que, por exemplo, era um mestre com a alavanca (que perdemos recentemente) foi Jeff Beck. Jeff era o cara que eu mais gostava de ouvir com a alavanca, mais do que qualquer outro. A maioria das outras pessoas (tirando David Gilmour) não sabe realmente como usar."
Na mesma entrevista, Mustaine comentou sua primeira linha de guitarras da Gibson.
"Foi simplesmente um caso de amor de cara. Depois, ao passar pelas outras linhas com a Epiphone e a Kramer, não foi tão difícil fazer com que essas linhas de repente ganhassem uma baita credibilidade no metal. Alguém me disse quando fui para a Gibson 'A Gibson não é uma marca de guitarras de metal.' Eu respondi: 'Agora é.'"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps