A música do Megadeth que Teemu Mäntysaari considera uma obra-prima de Marty Friedman
Por Mateus Ribeiro
Postado em 16 de abril de 2024
A banda de Thrash Metal Megadeth, que está na ativa desde o início dos anos 1980, contou com vários guitarristas ao longo de sua brilhante (e agitada) história. O mais novo guitarrista a entrar para o time liderado por Dave Mustaine é o talentoso músico finlandês Teemu Mäntysaari, escolhido como o substituto de Kiko Loureiro, que decidiu sair do grupo por razões familiares.
Megadeth - Mais Novidades
Teemu concedeu entrevista à Guitar World no início de 2024 e contou com qual guitarrista que passou pelo Megadeth ele mais se identifica.
"Sinto-me muito honrado por estar na banda e fazer parte do grande legado dos guitarristas que me antecederam. Estou mais familiarizado com alguns deles do que com outros, mas tive que mergulhar profundamente no estilo de todos ao aprender as músicas.
Chris Poland [guitarrista que gravou os dois primeiros discos do Megadeth] era um cara que eu nunca tinha tentado aprender, então mergulhar e descobrir de onde ele vinha e que ele gostava muito de Allan Holdsworth - como eu - foi muito legal. Ouvir as faixas isoladas de Chris foi incrível, assim como aprender seu material.
Mas eu diria que Marty Friedman foi quem eu mais estudei. As pessoas provavelmente o ouvem em meu estilo. Sempre gostei de seus bends exóticos, escolhas surpreendentes de notas, fraseado e vibrato legal.
Também sempre gostei do Kiko. Ele trouxe seu próprio tempero para o Megadeth, mantendo-se fiel ao legado e ao som da banda. Tem sido incrível absorver tudo isso", relatou Teemu, que falou sobre uma música do Megadeth que ele considera uma obra-prima de Marty Friedman.
"Mesmo que outra pessoa tenha composto as partes, depois de tocar as músicas por um tempo, você começa a sentir que poderia ter criado algo semelhante. De certa forma, as músicas quase se tornam suas.
Isso não é para tirar nada de ninguém; uma música como ‘Tornado Of Souls’ é uma obra-prima absoluta de Marty Friedman. Esse é um exemplo de um solo que eu tento reproduzir porque, como fã, eu adoraria ouvi-lo como aparece no álbum", disse Mäntysaari.
"Tornado Of Souls" é a sétima faixa de "Rust In Peace", quarto trabalho de estúdio do Megadeth, lançado em setembro de 1990. O solo da música é uma das criações mais famosas de Marty Friedman.
"É literalmente exatamente igual a qualquer outro solo que fiz no Megadeth, ou qualquer outro solo que fiz na minha música, ou qualquer solo que fiz para qualquer artista. Eu literalmente apenas improviso. Eu apenas tento sentir o que a música me faz sentir e simplesmente sigo. Às vezes eu entendo imediatamente e às vezes preciso de 100 tomadas para conseguir algo que gosto.
No que diz respeito a ‘Tornado Of Souls’, já que é sobre este que as pessoas tanto me perguntaram, tive que pensar sobre isso e realmente não encontrei nenhuma resposta boa. O que posso pensar é que é longo. Se você olhar para os solos que as pessoas consideram, você sabe, os grandes solos - coisas do Pink Floyd, Led Zeppelin, 'Layla', eu acho, 'Free Bird', todos esses grandes solos de guitarra famosos – eles são longos, muito, muito longos", disse Friedman, em entrevista concedida ao site Ultimate Guitar.
De acordo com relato publicado por Marty Friedman em seu site oficial, ele sentiu que havia se tornado integrante do Megadeth após gravar o solo de "Tornado Of Souls".
"Quando terminei o solo desta música, Mustaine entrou no estúdio, ouviu uma vez, virou-se e, sem dizer uma palavra, apertou minha mão. Foi nesse momento que senti que era realmente o guitarrista dessa banda."
"Rust In Peace" é o primeiro disco do Megadeth gravado pela formação clássica do grupo. Leia mais sobre o álbum na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Regis Tadeu atualiza situação de Dave Murray: "Tenho fonte próxima do Iron Maiden"
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Mikael Åkerfeldt enfrenta aversão a turnês em nome do sucesso do Opeth
Celebrando 50 anos, Iron Maiden anuncia o EddFest
A música dos Beatles que George Harrison chamou de "a mais bonita" que o grupo fez
Cobra Spell entra em um hiato indeterminado
Dave Mustaine diz que releitura de "Ride the Lightning" é um retorno às suas origens
Lauren Hart no Arch Enemy? Nome da vocalista explode nos bastidores; confira o currículo
As 10 cifras de guitarra mais acessadas de todos os tempos no Ultimate Guitar
A lista de prós e contras da entrada de Alírio Netto no Angra, segundo youtuber
O que o Angra precisa fazer para não fracassar com Alírio Netto, segundo Regis Tadeu
Organização do 70000 Tons of Metal se manifesta sobre acusação de assédio
Os dois cantores que ajudaram Malcolm Young durante sua batalha contra a demência
Último disco é uma despedida à altura do legado do Megadeth
Elton John elege a maior canção de rock de todos os tempos; "não há nada melhor que isso"

Clássicos imortais: os 30 anos de Rust In Peace, uma das poucas unanimidades do metal
A respeitosa opinião de James LoMenzo sobre o "patrão" Dave Mustaine
Dave Mustaine afirma que quer "viver a vida" após última tour do Megadeth
Megadeth inicia tour que também conta com Exodus e Anthrax; confira setlist
A música do Megadeth que flerta com o hair metal, segundo o Heavy Consequence
Regis Tadeu exalta "The Last Note", faixa do último disco do Megadeth
A música de novo disco do Megadeth que lembra o Metallica, de acordo com Gastão Moreira
David Ellefson reza pedindo a Deus para participar da turnê de despedida do Megadeth
Oops!: 10 erros eternizados em gravações de clássicos


