O incrível e esquecido artista brasileiro que faria Keith Richards "parecer um escoteiro"
Por Bruce William
Postado em 18 de novembro de 2023
Saiu no O Globo: O mineiro Nelson Ned foi uma figura notável na música popular brasileira, alcançando uma popularidade extraordinária na América Latina, África e Estados Unidos, mas acabou sendo apagado da memória das pessoas.
Rolling Stones - Mais Novidades
Mas o livro "Tudo passará - A vida de Nelson Ned, o Pequeno Gigante da Canção" revela aspectos surpreendentes da vida do cantor que transcenderam seu sucesso musical. O autor, André Barcinski, descreve o personagem como alguém que faria um astro do rock como Keith Richards, guitarrista dos Rolling Stones, "parecer um escoteiro", e que ele poderia ser protagonista de um improvável filme que combinasse "Boogie Nights" com "Scarface" e "Nasce uma estrela". "O Nelson passa de 1975 a 1988 numa espiral de droga, loucura, sexo e orgias que eu nunca vi igual. Ele era um cara enfezado, arrogante e autoconfiante com um monte de amigo gângster", diz Barcinski.
O livro destaca a personalidade complexa de Nelson, que, enquanto encantava públicos em lugares como o Carnegie Hall, Nova York, também estava envolvido com figuras controversas, incluindo Pablo Escobar e Baby Doc, ditador haitiano. A história, que começou a ser contada durante a pesquisa para outro livro de Barcinski sobre a explosão da música pop no Brasil, destaca não apenas a carreira musical de Ned, mas sua vida pessoal intrigante e, por vezes, turbulenta.
Saiba mais detalhes na matéria do O Globo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps