Martin Barre explica por que Jethro Tull mereceu vencer Metallica no polêmico Grammy
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de novembro de 2023
O ex-guitarrista do Jethro Tull, Martin Barre, quebrou o silêncio sobre a controversa vitória da banda na primeira edição do Grammy de Melhor Performance de Hard Rock/Metal. Barre afirmou que a conquista era merecida e representava um reconhecimento do opus completo da banda, expressando orgulho pela realização. As transcrições são da Ultimate Guitar.
Jethro Tull - Mais Novidades
Quando foi anunciado que os Grammys finalmente reconheceriam a existência do metal, muitos estavam praticamente certos de que o prêmio inaugural iria para o Metallica e seu álbum clássico "...And Justice for All". Portanto, foi uma surpresa quando o Jethro Tull saiu vitorioso.
Apesar das décadas de controvérsia, Martin Barre parece abraçar totalmente o prêmio, conforme revelou em uma recente entrevista à VRP Rocks. Questionado sobre por que a banda não recebeu o prêmio pessoalmente, o guitarrista explicou:
"Bem, a gravadora não achava que ganharíamos. Eles disseram que não tínhamos chance. Eles disseram, 'Não vá'. Eu realmente queria ir. Mesmo como perdedor, eu queria estar lá. Então tenho que dizer que foi um erro deles e a falta de confiança na banda. Mas, sim, foi uma pena, porque no maior momento possivelmente de toda a minha carreira, e talvez de Ian e dos outros, foi perdido para sempre e não ficou bem não estarmos lá. Pareceu muito ruim."
Apesar disso, Barre enfatiza que o momento foi significativo e que ele está definitivamente orgulhoso da conquista:
"Mas, apesar disso, estou orgulhoso disso, e é um grande negócio. É um grande negócio para mim, porque essencialmente fui eu, Ian e Dave Pegg que escrevemos, arranjamos e gravamos aquele álbum. Então me sinto uma parte muito grande disso. E sim, ousaria dizer que mereço. Não tenho problema com isso. Porque para mim não representa apenas um álbum; representa anos e anos de uma banda colocando algo no sistema. E acho que naquele ano, quem quer que fosse, reconheceu que precisávamos de um pequeno aceno. E foi um bom álbum para escolher."
Mais cedo neste ano, Ian Anderson afirmou que o Grammy não é algo em que ele queira "se deliciar", não por qualquer injustiça percebida em relação ao Metallica, mas porque prêmios simplesmente não são algo que o anima:
"Não é algo em que quero me deliciar. Eu não sou um caçador de troféus. Você não encontra Grammys na minha casa expostos ou álbuns de ouro na parede ou a cabeça de um alce que eu tenha atirado com um rifle de calibre grande. Eu simplesmente não sou esse tipo de cara. Eu não faço troféus."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que deu origem ao metal, ao rap, ao punk e ao pop rock, segundo Bob Dylan
Sepultura "rouba o show" no maior festival de heavy metal da Inglaterra, diz a Metal Hammer
O guitarrista brasileiro que estava anos-luz à frente dos outros, segundo Liminha
As melhores músicas do Sepultura de todos os tempos, segundo Max Cavalera
Morte de Jeff Hanneman aproximou Tom Araya e Kerry King
A promessa que Ronnie James Dio fez para Bob Daisley e não cumpriu, após proposta irrecusável
Mike Patton escreveu as letras do álbum "The Real Thing" em menos de duas semanas
"Eu odeio perder", disse Johnny Ramone ao falar sobre luta contra câncer
A canção que fez Frank Sinatra capitular, depois de passar anos atacando o rock
A música que Robert Plant considera a mais difícil que já precisou cantar
As 10 melhores músicas dos anos 1960, segundo John Lennon
A música que Bob Dylan considera sua maior composição sobre coração partido
O vazio deixado pelo Edguy
Vídeo do Machine Head é citado pela Louder como um dos melhores da história do nu metal
Exodus "homenageou" Kirk Hammett em primeiro show do guitarrista no Metallica



A banda que obrigou o Jethro Tull a buscar um som mais original
O feito inacreditável que mostrou a força gigantesca do rock progressivo nos anos setenta
Ian Anderson, do Jethro Tull, conta por que recusou convite para conhecer Elvis Presley
O ícone do rock que ficou "horrorizado" ao ver show de Elvis Presley
Ian Anderson (Jethro Tull) lembra de quando Joey Ramone lhe pediu autógrafo
As maiores mentiras que muita gente ainda conta sobre o rock progressivo
Versões originais: 10 músicas que foram "tomadas" emprestadas
Planet Rock: As músicas com os melhores solos de guitarra


