Martin Barre explica por que Jethro Tull mereceu vencer Metallica no polêmico Grammy
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de novembro de 2023
O ex-guitarrista do Jethro Tull, Martin Barre, quebrou o silêncio sobre a controversa vitória da banda na primeira edição do Grammy de Melhor Performance de Hard Rock/Metal. Barre afirmou que a conquista era merecida e representava um reconhecimento do opus completo da banda, expressando orgulho pela realização. As transcrições são da Ultimate Guitar.
Jethro Tull - Mais Novidades
Quando foi anunciado que os Grammys finalmente reconheceriam a existência do metal, muitos estavam praticamente certos de que o prêmio inaugural iria para o Metallica e seu álbum clássico "...And Justice for All". Portanto, foi uma surpresa quando o Jethro Tull saiu vitorioso.
Apesar das décadas de controvérsia, Martin Barre parece abraçar totalmente o prêmio, conforme revelou em uma recente entrevista à VRP Rocks. Questionado sobre por que a banda não recebeu o prêmio pessoalmente, o guitarrista explicou:
"Bem, a gravadora não achava que ganharíamos. Eles disseram que não tínhamos chance. Eles disseram, 'Não vá'. Eu realmente queria ir. Mesmo como perdedor, eu queria estar lá. Então tenho que dizer que foi um erro deles e a falta de confiança na banda. Mas, sim, foi uma pena, porque no maior momento possivelmente de toda a minha carreira, e talvez de Ian e dos outros, foi perdido para sempre e não ficou bem não estarmos lá. Pareceu muito ruim."
Apesar disso, Barre enfatiza que o momento foi significativo e que ele está definitivamente orgulhoso da conquista:
"Mas, apesar disso, estou orgulhoso disso, e é um grande negócio. É um grande negócio para mim, porque essencialmente fui eu, Ian e Dave Pegg que escrevemos, arranjamos e gravamos aquele álbum. Então me sinto uma parte muito grande disso. E sim, ousaria dizer que mereço. Não tenho problema com isso. Porque para mim não representa apenas um álbum; representa anos e anos de uma banda colocando algo no sistema. E acho que naquele ano, quem quer que fosse, reconheceu que precisávamos de um pequeno aceno. E foi um bom álbum para escolher."
Mais cedo neste ano, Ian Anderson afirmou que o Grammy não é algo em que ele queira "se deliciar", não por qualquer injustiça percebida em relação ao Metallica, mas porque prêmios simplesmente não são algo que o anima:
"Não é algo em que quero me deliciar. Eu não sou um caçador de troféus. Você não encontra Grammys na minha casa expostos ou álbuns de ouro na parede ou a cabeça de um alce que eu tenha atirado com um rifle de calibre grande. Eu simplesmente não sou esse tipo de cara. Eu não faço troféus."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 músicas que quando tocam no show todo fã de metal entra no mosh na hora
5 músicas de rock que todo mundo conhece, mas pouca gente sabe de quem são
O aspecto dos shows grandiosos que incomoda Steve Harris, do Iron Maiden
O maior guitarrista da história para Eddie Van Halen e Slash; "meu grande herói"
A melhor banda de rock progressivo do Brasil, segundo a Loudwire
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
O guitarrista que fez Ian Anderson desistir da guitarra e escolher a flauta
Voz de Paul Di'Anno era "carismática", segundo Bruce Dickinson
O show do Guns N' Roses que foi rejeitado por Slash; "Eu me recuso a ver"
A opinião de Neil Peart sobre Stewart Copeland; "toca com simplicidade"
A canção dos Ramones que virou um dos maiores hinos do punk
A banda que realmente criou o heavy metal, de acordo com Eric Clapton
Os cinco guitarristas favoritos de Dave Mustaine e o motivo de cada escolha
Jordan Rudess (Dream Theater) faz vídeo com IA, é detonado por fãs e bloqueia comentários
5 hits que quando tocam no show todo fã de rock vai pegar cerveja ou ir ao banheiro
O hit de 1939 que Ian Anderson considera precursor do rock: "Plantou uma semente"
As maiores mentiras que muita gente ainda conta sobre o rock progressivo
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A banda prog que atropelou um ícone do metal em um evento que virou piada
Martin Barre, do Jethro Tull, relembra como Jimmy Page o interrompeu na gravação de "Aqualung"
A lição que Tony Iommi aprendeu com o Jethro Tull, segundo Ian Anderson


