Martin Barre explica por que Jethro Tull mereceu vencer Metallica no polêmico Grammy
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de novembro de 2023
O ex-guitarrista do Jethro Tull, Martin Barre, quebrou o silêncio sobre a controversa vitória da banda na primeira edição do Grammy de Melhor Performance de Hard Rock/Metal. Barre afirmou que a conquista era merecida e representava um reconhecimento do opus completo da banda, expressando orgulho pela realização. As transcrições são da Ultimate Guitar.
Jethro Tull - Mais Novidades
Quando foi anunciado que os Grammys finalmente reconheceriam a existência do metal, muitos estavam praticamente certos de que o prêmio inaugural iria para o Metallica e seu álbum clássico "...And Justice for All". Portanto, foi uma surpresa quando o Jethro Tull saiu vitorioso.
Apesar das décadas de controvérsia, Martin Barre parece abraçar totalmente o prêmio, conforme revelou em uma recente entrevista à VRP Rocks. Questionado sobre por que a banda não recebeu o prêmio pessoalmente, o guitarrista explicou:
"Bem, a gravadora não achava que ganharíamos. Eles disseram que não tínhamos chance. Eles disseram, 'Não vá'. Eu realmente queria ir. Mesmo como perdedor, eu queria estar lá. Então tenho que dizer que foi um erro deles e a falta de confiança na banda. Mas, sim, foi uma pena, porque no maior momento possivelmente de toda a minha carreira, e talvez de Ian e dos outros, foi perdido para sempre e não ficou bem não estarmos lá. Pareceu muito ruim."
Apesar disso, Barre enfatiza que o momento foi significativo e que ele está definitivamente orgulhoso da conquista:
"Mas, apesar disso, estou orgulhoso disso, e é um grande negócio. É um grande negócio para mim, porque essencialmente fui eu, Ian e Dave Pegg que escrevemos, arranjamos e gravamos aquele álbum. Então me sinto uma parte muito grande disso. E sim, ousaria dizer que mereço. Não tenho problema com isso. Porque para mim não representa apenas um álbum; representa anos e anos de uma banda colocando algo no sistema. E acho que naquele ano, quem quer que fosse, reconheceu que precisávamos de um pequeno aceno. E foi um bom álbum para escolher."
Mais cedo neste ano, Ian Anderson afirmou que o Grammy não é algo em que ele queira "se deliciar", não por qualquer injustiça percebida em relação ao Metallica, mas porque prêmios simplesmente não são algo que o anima:
"Não é algo em que quero me deliciar. Eu não sou um caçador de troféus. Você não encontra Grammys na minha casa expostos ou álbuns de ouro na parede ou a cabeça de um alce que eu tenha atirado com um rifle de calibre grande. Eu simplesmente não sou esse tipo de cara. Eu não faço troféus."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A banda clássica dos anos 70 que Noel Gallagher chamou de "uma merda"
As únicas três canções dos Beatles que Frank Zappa curtia; "apenas um bom grupo comercial"
Qual seria a melhor música de cada álbum do Iron Maiden?
O músico que intimidou Jimmy Page; "Não conhecia ninguém que tocasse daquele jeito"
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
A infância cubana que transformou Dave Lombardo em baterista


A banda prog que atropelou um ícone do metal em um evento que virou piada
A banda de rock progressivo que o Jethro Tull transformou: "Nós somos terrivelmente chatos"
Dee Palmer, ex-tecladista do Jethro Tull, morre aos 88 anos
O disco do Jethro Tull que Ian Anderson achava que passou do ponto e ficou complicado demais
Os álbuns de prog rock que são peças obrigatórias nas coleções do gênero
Kirk Hammett diz que só ouviu Jethro Tull agora: "Perder Grammy para eles não ajudou!"
Ian Anderson, do Jethro Tull, começou a tocar flauta por causa do Eric Clapton


