Pantera: Phil Anselmo comenta a forma como a sonoridade do The Cure o influenciou
Por André Garcia
Postado em 06 de novembro de 2023
Não é difícil ouvir no vocal e nas músicas de Phil Anselmo suas influências de bandas como Black Sabbath, Judas Priest, Venom e Slayer. Apesar de ter dedicado grande parte de sua carreira ao metal e ao rock pesado, ele possui também outras referências menos evidentes, como o post punk oitentista do The Cure e do The Smiths.
Pantera - Mais Novidades
Em entrevista de 2019 para a Metal Hammer, o vocalista revelou como o The Cure o influencia desde sua adolescência até suas gravações caseiras que jamais viram a luz do dia.
"As pessoas talvez não ouçam necessariamente uma influência direta de Robert Smith nos álbuns que fiz, mas tenho uma grande quantidade de gravações em quatro canais que o mundo nunca ouviu. Creio que fiz músicas entre elas que, embora não seja semelhante ao The Cure, está na mesma linha em termos de suavidade e atmosfera."
"Certamente, tirei muita inspiração de Robert Smith, com a simplicidade musical e sonora que ele obtém. Suas canções são... românticas, na falta de uma palavra melhor. É raro encontrar músicas que façam o que fazem. Elas têm uma beleza e definitivamente tocam um ponto no meu coração."
Quanto a seus discos preferidos do The Cure, ele apontou não o pesado e emocionalmente turbulento "Pornography" (1982), mas os dois anteriores: os minimalistas, introspectivos e melancólicos "Seventeen Seconds" (1980) e "Faith" (1981):
"Eu era um adolescente, morando no Texas, quando fui apresentado ao The Cure por um amigo. Vou ser sincero, são dois dos discos mais antigos que mais me absorveram: 'Seventeen Seconds' definitivamente o meu número um, e depois 'Faith' viria em segundo lugar. [...] 'Seventeen Seconds' é incrível. Quase soa como uma gravação de quatro faixas, essencialmente é Robert Smith e uma bateria eletrônica, mas há uma grande atmosfera e vibração nesse disco."
"'Faith' também é ótimo. Uma das coisas mais impressionantes sobre o The Cure é a maneira como Robert Smith podia criar tanta atmosfera maravilhosa para enquadrar essas ótimas músicas. Você pode fazer qualquer coisa naquela atmosfera: acender algumas velas, queimar incenso, cozinhar e ficar com uma garota."
Por fim, Anselmo relembrou que antigamente o mais comum era que quem ouvia metal, geralmente só ouvisse metal. Portanto, seus amigos de adolescência não conseguiam entender como ele podia gostar de bandas post punk:
"Assim como o The Smiths — outra banda que adoro — o The Cure não é para todos. Alguns dos meus amigos metaleiros adolescentes na época ficavam confusos, para dizer o mínimo, quanto ao motivo de eu ouvir aquilo."
Outra banda muito popular entre os fãs de rock pesado que foi muito influenciada por The Cure e The Smiths é o Deftones. Tanto que seu álbum "B-Sides & Rarities" (2005) possui cover de ambos: "If Only Tonight We Could Sleep" e "Please Please Please Let Me Get What I Want" (que, inclusive, vem uma seguida da outra).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Divulgados os valores dos ingressos para o Monsters of Rock 2026
O chef demitido após fazer foto com Axl Rose; "Valeu, vale e vai valer até meu último dia"
Por que o Kid Abelha não deve voltar como os Titãs, segundo Paula Toller
A melhor gravação de bateria de todos os tempos, segundo Phil Collins
Robert Plant tem show anunciado no Brasil para 2026
Por que versão do Megadeth para "Ride the Lightning" não é um cover, de acordo com Dave Mustaine
Kerry King coloca uma pá de cal no assunto e define quem é melhor, Metallica ou Megadeth
A capa do Iron Maiden que traz nove bandeiras de países envolvidos na Guerra Fria
Lynyrd Skynyrd é confirmado como uma das atrações do Monsters of Rock
O pior disco de cada banda do Big Four do thrash, segundo Mateus Ribeiro
A banda lendária que apresentou Tom Morello ao "Espírito Santo do rock and roll"
A mensagem de Donald Trump para a família de Ozzy, e a reação de Sharon
Dave Mustaine lamenta o estado atual do metal e do rock
A reação de Dave Mustaine quando se ouviu cantando pela primeira vez
Como Ozzy Osbourne e Sharon ajudaram a carreira do Lacuna Coil a decolar

O poderoso riff do Pantera que teria sido criado por James Hetfield (há controvérsias)
Ace Frehley ficou assustado ao ver seu rosto no caixão de Vinnie Paul
O pior disco da "fase porrada" do Pantera, de acordo com a Revolver Magazine
O álbum do Megadeth que mudou a vida de Dimebag Darrell
O álbum do Megadeth que mudou a vida de Phil Anselmo, segundo David Ellefson
Spotify: as músicas de Metal mais ouvidas no Brasil
Pantera: histórias de horror na América do Sul


