A opinião de Mick Jagger sobre a performance de palco de Jimi Hendrix
Por Gustavo Maiato
Postado em 02 de novembro de 2023
Qualquer líder de uma banda de rock que deseje surpreender o público quando toca certamente deve ter pinçado algumas dicas de Mick Jagger. Ao longo de todas as fases dos Rolling Stones, a maneira como Jagger percorre o palco tornou-se lendária, movendo-se antes de explodir com energia sempre que a música começava.
Rolling Stones - Mais Novidades
Embora Jagger tenha criado uma imagem única para si mesmo no palco, ele admite que um artista o deixou atônito na primeira vez que o viu em ação. Quando se descreve a origem do estilo de Jagger, geralmente se volta aos dias do blues do Delta.
Criado ouvindo o mesmo tipo de blues enérgico que atraía Keith Richards, muitas das inflexões vocais de Jagger se tornaram uma parte fundamental de seu som, pegando a base de artistas como Howlin' Wolf ou Muddy Waters e canalizando-a em um contexto de rock em faixas como 'Satisfaction'.
Ainda que o blues fosse parte inerente da cena musical dos anos 1960, as coisas estavam prestes a ficar mais coloridas durante o Verão do Amor. Após os Beatles lançarem o "Sgt. Pepper", os fãs estavam fervilhando de novas ideias sobre o significado da música, expandindo suas mentes com drogas e estendendo suas canções em jams massivas que podiam durar 20 minutos ou mais.
Embora os Rolling Stones estivessem à altura do desafio da nova escola, a Jimi Hendrix Experience surpreendeu a todos na primeira vez em que se apresentou em solo britânico. Pegando a base do rock tradicional, Hendrix criou diferentes texturas de som que ninguém poderia imaginar, tocando com os dentes sempre que subia ao palco e parecendo alguém possuído pela música enquanto corria os dedos pelas cordas.
Ao assistir Hendrix tocar pela primeira vez, Jagger soube que tinha uma concorrência maciça no palco ao vivo, dizendo à revista Classic Rock (via Far Out): "Eu amei Jimi Hendrix desde o início. No momento em que o vi, pensei que ele era fantástico. Me converti instantaneamente. O Sr. Jimi Hendrix é a melhor coisa que já vi. Foi emocionante, sexy e interessante. Ele não tinha uma voz muito boa, mas compensou com sua guitarra."
Embora possa ter havido algumas falhas na abordagem vocal de Hendrix, isso nunca ocorreu às custas da música. Enquanto Hendrix era conhecido por ser autodepreciativo sobre sua voz, ninguém mais poderia entregar músicas como 'Fire' ou 'Foxy Lady' da maneira que ele fazia, quase como se estivesse em comunhão com seu instrumento sempre que abria a boca.
A maneira de Hendrix de ter um relacionamento simbiótico com a guitarra também entrava em jogo quando ele fazia solos estendidos. Em vez de parecer um guitarrista improvisando, a maior parte do tempo que ele passava tocando parecia uma voz humana tentando falar pela primeira vez, apresentando mergulhos selvagens na alavanca de vibrato e camadas de feedback que faziam o instrumento parecer que estava gritando de dor.
O restante da cena musical também ficou maravilhado ao ver Hendrix pela primeira vez, com guitarristas como Eric Clapton ficando horrorizados quando o viram pela primeira vez no cenário do clube de Londres. Embora Hendrix possa não ter durado muito depois de sua estreia, a quantidade de música hipnotizante que ele deixou para trás não se compara ao que ele era como artista ao vivo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O primeiro supergrupo de rock da história, segundo jornalista Sérgio Martins
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
O lendário guitarrista que é o "Beethoven do rock", segundo Paul Stanley do Kiss
Dio elege a melhor música de sua banda preferida; "tive que sair da estrada"
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
Guns N' Roses teve o maior público do ano em shows no Allianz Parque
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
Max Cavalera tentou se reunir com o Sepultura em 2010, mas planos deram errado
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda que gravou mais de 30 discos inspirada em uma única música do The Doors
Bloodbath anuncia primeira vinda ao Brasil em 2026
Os onze maiores álbums conceituais de prog rock da história, conforme a Loudwire
Slaves of Time - Um estoque de ideias insaturáveis.


O maior frontman de todos os tempos, segundo o saudoso Ozzy Osbourne
As três melhores bandas de rock de todos os tempos, segundo Howard Stern
O maior frontman de todos os tempos para Ozzy Osbourne; "é Deus pra mim"
Leilão com itens raros dos Rolling Stones em dezembro tem até guitarra usada pro Brian Jones
A banda que enche estádios, mas para Roger Waters seus shows são "uma piada"
Rod Stewart e Ronnie Wood celebram classificação da Escócia à Copa do Mundo de 2026
As 50 melhores bandas de rock da história segundo a Billboard
Os dois caras que cantam pra caramba que levaram Gene Simmons a acreditar que também podia
O famoso álbum dos Rolling Stones que Jagger acha uma bobagem; "só tem duas músicas boas"
O hit dos Rolling Stones que John Lennon e Mick Jagger discordavam da qualidade


