David Bowie sobre como um conselho de John Lennon mudou o rumo de sua carreira
Por André Garcia
Postado em 23 de dezembro de 2023
Na primeira metade dos anos 70, David Bowie foi uma das mais famosas personalidades musicais da Inglaterra. Com álbuns, hits, figurinos e personagens, ele mudou o rumo da cultura pop. Em meados da década, ele se deixou levar, sendo deslumbrado pela fama — assim como pelas drogas —, mas sobreviveu e aprendeu a lidar de forma mais distanciada e madura.
Beatles - Mais Novidades
Em 1975, submerso na música soul e na cocaína, Bowie emplacou um dos maiores hits de sua carreira — o primeiro a chegar ao topo das paradas norte-americanas: "Fame". Parceria com John Lennon, sua letra fala sobre as frustrações e insatisfações de ambos com a fama.
Em entrevista para a Classic Rock, o Camaleão do Rock relembrou como um conselho de Lennon mudou como ele passou a gerir sua carreira desde então.
"Estávamos falando sobre gestão [empresarial de carreira], e ['Fame'] meio que surgiu daquilo. Ele estava me dizendo 'Você está sendo enrolado pelo seu empresário [risos]!' Essa foi basicamente a fala. E John foi o cara que me abriu os olhos para a ideia de que toda gestão é uma porcaria; que não existe bom gerenciamento no rock n roll, e você deveria tentar tocar a carreira sem isso. Foi por uma provocação de John que realmente fiquei sem empresários e comecei a chamar pessoas para fazer trabalhos específicos para mim — em vez de me comprometer eternamente com um cara e deixar ele levar uma parte de tudo o que eu ganho."
A seguir, ele falou da fama em si — e como ela mudou a partir do surgimento da internet, se tornando mais frívola.
"Fama em si realmente não te serve de mais do que para arrumar um bom lugar em um restaurante — isso deve ser bem-sabido agora. Fico bobo de ver como a fama está sendo apresentada como o objetivo de tudo, e quantos desses jovens que estão sendo impostos ao público foram convencidos de que tudo para ser famoso está valendo. É uma situação triste. No entanto, por mais arrogante e ambicioso que eu considere que éramos na minha geração, acho que a ideia era que se você fizesse algo muito bom, você se ficaria famoso."
"A ênfase na fama em si é algo novo. Não é a mesma coisa. E isso deixará muitos deles com aquele sentimento de vazio. Na verdade, nem sei se vai deixar, porque parece que muitos deles estão realmente satisfeitos. Conheço algumas personalidades na Inglaterra famosas por serem famosas, basicamente. Eles meio que surgiram no mundo pop, mas estão bastante felizes em serem fotografados indo a todos os lugares e mostrando seus filhos, e isso é uma carreira para eles... Isso, para mim, é uma grande preocupação. Acho que fez coisas terríveis para a indústria musical. Há muita porcaria, baboseira por aí."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Baterista do Megadeth ouve Raimundos pela primeira vez e toca "Eu Quero Ver o Oco"
As duas bandas de metal que James Hetfield não suporta: "Meio cartunesco"
Os dois melhores álbuns dos anos 1970, segundo David Gilmour
Dave Mustaine revela suas inspirações: "As pessoas perdem a cabeça quando conto o que ouço"
João Gordo anuncia rifa com disco do Iron Maiden autografado por Bruce Dickinson
O disco do Sepultura pelo qual Derrick Green gostaria de ser lembrado
O álbum do Metallica que "reação foi mais cruel do que o esperado", segundo Lars Ulrich
10 bandas de rock que já deveriam ter se aposentado, segundo o Guitars & Hearts
Angra celebrará 30 anos de Holy Land com show em Porto Alegre em setembro
Metallica reúne mais de 90 mil pessoas no primeiro show de 2026
5 bandas de abertura que roubaram o show e deixaram artistas gigantes sem saber o que fazer
A banda que definiu os EUA nos anos 1960, segundo Robert Plant
Angra era hippie e Megadeth era focado em riffs, explica Kiko Loureiro
O artista do rock nacional que viu Ozzy Osbourne de cuecas no Rock in Rio de 1985
Glenn Hughes não pretende fazer novos álbuns no formato classic rock

Prédio do "show no telhado" se tornará museu oficial dos Beatles
O melhor integrante dos Beatles de todos os tempos, segundo Roger Waters
Sem os Beatles, talvez os Rolling Stones fossem apenas uma banda cover
Como Paul McCartney fez Ringo Starr mudar ideia sobre os quatros novos filmes dos Beatles
Ouça o dueto de Paul McCartney e Ringo Starr em "Home to Us"
Quando o Genesis foi longe demais na ousadia; "Não esqueçam que a gente não era os Beatles"
O membro mais importante dos Beatles com a pior carreira solo, segundo a Far Out
6 solos de guitarra tão fabulosos que nem precisariam da canção onde estão
Dez músicas clássicas de rock que envelheceram muito mal pelo sexismo da letra
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
A faixa que não foi incluída em álbum dos Beatles após ser rejeitado mais de 100 vezes


