David Bowie sobre como um conselho de John Lennon mudou o rumo de sua carreira
Por André Garcia
Postado em 23 de dezembro de 2023
Na primeira metade dos anos 70, David Bowie foi uma das mais famosas personalidades musicais da Inglaterra. Com álbuns, hits, figurinos e personagens, ele mudou o rumo da cultura pop. Em meados da década, ele se deixou levar, sendo deslumbrado pela fama — assim como pelas drogas —, mas sobreviveu e aprendeu a lidar de forma mais distanciada e madura.
Beatles - Mais Novidades
Em 1975, submerso na música soul e na cocaína, Bowie emplacou um dos maiores hits de sua carreira — o primeiro a chegar ao topo das paradas norte-americanas: "Fame". Parceria com John Lennon, sua letra fala sobre as frustrações e insatisfações de ambos com a fama.
Em entrevista para a Classic Rock, o Camaleão do Rock relembrou como um conselho de Lennon mudou como ele passou a gerir sua carreira desde então.
"Estávamos falando sobre gestão [empresarial de carreira], e ['Fame'] meio que surgiu daquilo. Ele estava me dizendo 'Você está sendo enrolado pelo seu empresário [risos]!' Essa foi basicamente a fala. E John foi o cara que me abriu os olhos para a ideia de que toda gestão é uma porcaria; que não existe bom gerenciamento no rock n roll, e você deveria tentar tocar a carreira sem isso. Foi por uma provocação de John que realmente fiquei sem empresários e comecei a chamar pessoas para fazer trabalhos específicos para mim — em vez de me comprometer eternamente com um cara e deixar ele levar uma parte de tudo o que eu ganho."
A seguir, ele falou da fama em si — e como ela mudou a partir do surgimento da internet, se tornando mais frívola.
"Fama em si realmente não te serve de mais do que para arrumar um bom lugar em um restaurante — isso deve ser bem-sabido agora. Fico bobo de ver como a fama está sendo apresentada como o objetivo de tudo, e quantos desses jovens que estão sendo impostos ao público foram convencidos de que tudo para ser famoso está valendo. É uma situação triste. No entanto, por mais arrogante e ambicioso que eu considere que éramos na minha geração, acho que a ideia era que se você fizesse algo muito bom, você se ficaria famoso."
"A ênfase na fama em si é algo novo. Não é a mesma coisa. E isso deixará muitos deles com aquele sentimento de vazio. Na verdade, nem sei se vai deixar, porque parece que muitos deles estão realmente satisfeitos. Conheço algumas personalidades na Inglaterra famosas por serem famosas, basicamente. Eles meio que surgiram no mundo pop, mas estão bastante felizes em serem fotografados indo a todos os lugares e mostrando seus filhos, e isso é uma carreira para eles... Isso, para mim, é uma grande preocupação. Acho que fez coisas terríveis para a indústria musical. Há muita porcaria, baboseira por aí."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



5 clássicos do rock cujas letras envelheceram mal
A melhor música do Rainbow de todos os tempos, segundo Ritchie Blackmore
Mantas e Abaddon não descartam novas músicas após shows de reunião
A única banda de metal que Paulo Ricardo realmente curte: "Muito bons músicos"
Saxon anuncia título do novo álbum, que sai em janeiro de 2027
A opinião do lendário Ronnie James Dio sobre o AC/DC
A maior banda de rock de todos os tempos para o jornalista Leandro Demori
Rolling Stones igualam marca histórica dos Beatles com "Foreign Tongues"
O álbum dos anos 70 que Axl Rose colocou entre os maiores da história do rock
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
Oasis vai lançar um novo álbum após a reunião? Liam Gallagher responde em rede social
Rush deve ser a próxima banda a confirmar temporada no The Sphere
O hit que Gene Simmons considera o auge do hard rock: "Não existe nada melhor"
O pior disco do Scorpions, segundo a Classic Rock
A limitação do Slayer e Exodus que James Hetfield não quis seguir no Metallica

A única contribuição significante de John Lennon no álbum "Let it Be" dos Beatles
Quando o sonho vira pesadelo: 5 rockstars que fizeram sucesso e odiaram a fama
A música "maluca" pela qual Ringo Starr agradeceu a Deus
A mensagem secreta para Stevie Wonder que Paul McCartney colocou na capa de um disco
A primeira música dos Beatles que não foi gravada e mixada no estúdio Abbey Road
O difícil feito na música que nem Paul McCartney conseguiu, segundo Paulo Ricardo
A música que Lennon compôs durante seu "quase caso de amor" com um homem
Os dois Beatles que poderiam ter entrado nos Rolling Stones segundo Keith Richards
A única banda que David Gilmour gostaria de ter sido integrante além do Pink Floyd


