Assédio, sexo, ciúme e egos nos bastidores do RPM no auge do Rock Nacional
Por Bruce William
Postado em 09 de dezembro de 2023
Neste vídeo, Júlio Ettore, conhecido jornalista e especialista em Rock Nacional, conta detalhes sobre a turnê Rádio Pirata da banda RPM em 1985, explicando como um momento crucial levou ao fim da banda. Inicialmente contratados por Manoel Poladian, a sugestão de Ney Matogrosso para que os membros tirassem as camisetas durante os shows trouxe não só mais apelo sexual à banda, mas também muito sucesso.
Ao abordar o aumento do assédio, Júlio destaca os conflitos internos, ciúmes e problemas entre os membros da RPM. Paulo Ricardo, além de líder musical, virou símbolo sexual, enfrentando adoração fervorosa de fãs e fofocas. Em 2014, Paulo confirmou que o assédio era intenso na época, mas ele, sendo bem casado, lidava com isso de forma natural: "Porra, eu sou adepto de Jagger, de Morrison, as pessoas ficam loucas, e isso tudo faz parte... eu sei lá esse negócio de sex-symbol, ninguém estava nem aí, a gente estava trabalhando e se divertindo". Mas a fama dele atingiu um ponto tão alto que a banda decidiu que todas as entrevistas deveriam incluir os quatro membros. E, para complicar, o próprio Paulo acabou ficando com um ego tão grande que acabou por causar mais discórdia e ciúmes entre os demais integrantes, a ponto daquela exposição intensa e as tensões resultantes levarem à separação da banda no final dos anos 80.
Este capítulo complexo na história da RPM não só representou o auge do sucesso, mas também revelou conflitos internos e desafios pessoais. A história de Ettore explora as dinâmicas sociais e pessoais que moldaram a jornada da banda, proporcionando uma narrativa envolvente que vai além do sucesso superficial. A dualidade entre a fama rápida e os conflitos internos destaca não só o impacto da RPM no cenário musical brasileiro dos anos 80, mas também as complexidades das relações pessoais e das pressões externas que influenciam o caminho de uma banda. O texto oferece uma compreensão mais profunda não apenas da música, mas também das dinâmicas sociais e emocionais que permeiam a indústria musical.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Registro do último show de Mike Portnoy antes da saída do Dream Theater será lançado em março
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
"Morbid Angel é mais progressivo que Dream Theater", diz baixista do Amorphis
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
A banda que faz Lars Ulrich se sentir como um adolescente
Alter Bridge, um novo recomeço
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Baixista admite que formação clássica do Dokken tocou mal em última reunião
A banda de rock que lucra com a infantilização do público adulto, segundo Regis Tadeu
Bangers Open Air anuncia 5 atrações para Pré-Party exclusiva em abril de 2026
O clássico do heavy metal que motivou Luis Mariutti a ser baixista
A música do Soulfly que "transporta" Max Cavalera para "Vol. 4", do Black Sabbath
"Cara, liga na CNN"; o dia em que Dave Grohl viu que o Nirvana estava no fim
"Não sou de direita - sou cristão e respondo a outro conjunto de anjos", diz Dave Mustaine
Roger Waters dobra a aposta após falar de Ozzy; "não gosto de quem morde cabeça de morcego"
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Geddy Lee diz que música dos Beatles "inventou" o Metal, e não é "Helter Skelter"
Noel Gallagher elege o "álbum mais influente de todos os tempos", e não é dos Beatles


Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989
A opinião de Chitãozinho sobre as letras do RPM e a fase solo de Paulo Ricardo
Guitarrista da banda que deu origem ao RPM conta como era relação com Paulo Ricardo
O curioso segredo que Paulo Ricardo arrancou de Sílvio Santos nos bastidores de uma premiação
Por que RPM tinha vergonha de tocar "Olhar 43" nos shows, segundo Luiz Schiavon
A importância da revista Playboy na vida de alguns rockstars



