A opinião de Paul McCartney sobre o histórico seringueiro Chico Mendes
Por Gustavo Maiato
Postado em 07 de janeiro de 2024
Francisco Alves Mendes Filho, conhecido como Chico Mendes, nasceu em Xapuri em 15 de dezembro de 1944 e faleceu em 22 de dezembro de 1988. Sua vida foi dedicada à defesa dos seringueiros da Bacia Amazônica, cuja subsistência estava intrinsecamente ligada à preservação da floresta e das seringueiras nativas.
Paul McCartney - Mais Novidades
O hit "How Many People", de Paul McCartney, foi inspirado na luta de Chico Mendes. Em entrevista publicada pelo canal Biblioteca da Floresta e traduzido pelo Blog da Nanu, Paul comenta a respeito de Chico Mendes e sua luta na Floresta Amazônica.
"Fiquei impressionado com a luta de Chico Mendes pela Floresta Amazônica. E ele foi assassinado pela máfia local, sabe como é. Se existissem muitos, mas só alguns poucos estão dispostos a salvar o planeta. É tão absurdo, como uma coisa dessas acontece? Então eu pensei, o mínimo que eu posso fazer é mencionar isso em algum lugar, por isso dediquei a ele. Até porque qualquer um com um pouco de bom senso hoje em dia é ecologicamente correto."
Rockstars e Chico Mendes
Como explica matéria de Tiago Abreu, além de Paul McCartney, outros ícones do cenário musical também prestaram homenagens a Chico Mendes. A banda mexicana Maná, formada em 1987, dedicou a faixa-título de seu álbum "Cuando los Ángeles Lloran" a Chico Mendes, lançado em 1995. Com influências do pop rock, a canção revela uma conexão próxima entre o grupo e a filha do ativista, tornando-se um tributo significativo.
Na esfera do metal, a banda Sepultura, nos anos 90, incluiu a música "Ambush" no álbum "Roots" de 1996. Este álbum é uma peça marcante na história da banda, incorporando influências da música brasileira, como evidenciado nesta poderosa faixa. "When you go down! / You go down fighting! / Motherfucker!"
O Rebanhão, uma das primeiras bandas de rock cristão do Brasil, também se uniu à homenagem a Chico Mendes. Surgida nos anos 70, a banda evoluiu de influências do rock progressivo e tropicalismo para um som mais pop. Em seu álbum "Princípio" de 1990, a canção homônima, apesar de não conter riffs de guitarra, é outro tributo emotivo a Chico Mendes, questionando as ações humanas e destacando a importância da vida.
Roy Harper, com seu álbum "Death or Glory?" de 1992, abordou temas amargos, influenciados pelo fim de seu relacionamento. A canção "The Tallest Tree" é um tributo a Chico Mendes, acrescentando uma dimensão sombria ao trabalho. Este álbum, em sua totalidade, expressa profundidade emocional, incluindo também um tributo a Miles Davis.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps