O clássico do rock nacional cuja letra original era diferente e foi perdida por músico
Por Gustavo Maiato
Postado em 13 de abril de 2024
A música "Minha Alma (A Paz que Eu Não Quero)" foi lançada pela banda de rock carioca O Rappa no disco "Lado B Lado A" em 1999. Em vídeo do Enigmas do Rock, Fabrício Mazocco conta a curiosa história que envolve sua composição.
Rappa - Mais Novidades
"A banda quase não gravou esse que foi seu maior sucesso por divergências internas. Eles foram fundados em 1993, no Rio de Janeiro. Ela foi criada quando o cantor de reggae Papa Winnie veio fazer show no Brasil e precisava de uma banda de apoio. Quatro garotos do Rio se juntaram para acompanhar por várias cidades. Quando a turnê terminou, eles mantiveram contato, foram atrás de um vocalista e montaram o Rappa. Eles lançaram o primeiro álbum autointitulado e depois o ‘Rappa Mundi’.
Quando preparavam o terceiro, ‘Lado B Lado A’, se reuniram para dizer que não queriam mais letras do Marcelo Yuka, o baterista da banda. Ele fundou a banda e grande parte das letras do primeiro e segundo álbum de cunho social eram dele. A banda estava se tornando reconhecida pelas letras dele. Só que a decisão é que ele seria só o baterista. O Yuka tinha um caderno onde anotava letras e ideias. Ele não parou de compor e com as tensões ele compôs ainda mais. Nesse momento, ele escreveu a letra de ‘Minha Alma’, meio de supetão. Ele sentou e escreveu a letra inteira. A banda começou a tentar compor e não deu certo.
Nenhuma música ficava pronta e então eles pediram para o Yuka trazer uma música. No dia seguinte, ele pegou o caderno de anotações e tirou a página da ‘Minha Alma’. Só que na hora, ele não encontrou o papel! Ele queria surpreender ainda mais. O papel não estava no bolso. Ele disse que ia ao banheiro, foi correndo para o carro ver se o papel tinha caído. Ele não encontrou e começou a reescrever. Ele lembrava um pouco, mas foi uma segunda versão. Ele conta que essa versão foi bem inferior a primeira que ele havia feito".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
O guitarrista vetado na banda de Suzi Quatro que três anos depois vendeu 10 milhões de discos
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
Ex-vocalista gostaria de participar da turnê que celebra 50 anos do Accept
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
O clássico que o Rainbow nunca tocou ao vivo porque Ritchie Blackmore esqueceu o riff
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
Por que Andreas Kisser ficou sem vontade de escrever no Sepultura após a saída de Eloy
A música que deixou seu autor constrangido e se tornou um grande hit dos anos 90
Van Halen disponibiliza show "Live Without a Net" na íntegra online
System of a Down emplaca terceira música no "Clube do Bilhão" do Spotify

O dia que Luana Piovani assustou com o que rolou em show do Rappa e foi embora na hora
O método que não era para dar certo nos Titãs e deu e que não deu certo no Rappa


