A curiosa história da formação do Rappa, segundo Paulo Junqueiro
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de março de 2022
A banda O Rappa existiu entre os anos de 1993 e 2018 e marcou o reagge rock brasileiro com composições icônicas, como "Minha Alma (A paz que eu não quero)", "Pescador de Ilusões", "Me Deixa" e "Mar de Gente". Essa história de sucesso, entretanto, começou com uma curiosa história que quase não aconteceu por causa do atraso do vocalista Falcão no dia de sua audição.
O assunto surgiu durante entrevista no Flow Podcast com o empresário Paulo Junqueiro, primeiro a contratar o Rappa. Junqueira relembrou o início da banda, quando eram músicos de apoio de um famoso cantor de reggae e precisavam achar um vocalista.
"O primeiro artista que contratei foi o Rappa. Isso veio da minha amiga Leninha Brandão. Ela me ligou e disse que a Sony pagou uma demo para o Rappa. Naquela época, gravar uma demo era caro. A Sony pagou, mas acabou que a banda não ficou com a empresa, porque eles já tinham contratado Skank e Cidade Negra. Eu falei então para o Rappa fazer um show em qualquer lugar para eu ver como eles eram. Não sabia quem eles eram. O Rappa na verdade eram quatro músicos, sem o cantor Falcão. Eles eram a banda de acompanhamento de um artista do reggae chamado Papa Winnie. Ele viajava sozinho e mandava o setlist. Essa banda ensaiou o set, passou o set e viajaram para fazer os shows. No caso, era o Marcelo Yuka, que é um gênio, além do Xandão na guitarra, o Lobato no teclado e o Nelson Meirelles no baixo. A turnê acabou e eles perceberam que tinham uma puta banda, mas precisavam de um cantor", disse.
Ainda segundo Paulo Junqueiro, a história seria diferente se a banda não tivesse dado uma chance para Falcão, que quase ficou de fora dos testes, mas no final conseguiu o tão sonhado posto de cantor do grupo.
"Eles botaram um anúncio no jornal e apareceram vários cantores. Segundo consta a lenda, o Falcão chegou atrasado. Quando ele chegou, todos estavam já desmontando os instrumentos e disseram que não ia dar mais tempo. Ele convenceu a banda a fazer o teste e acabou que ele ficou. Foi mais ou menos assim. Então, a banda começou", disse.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock nacional cujo refrão é cantado onze vezes em quatro minutos
Dream Theater anuncia turnê que passará por 6 cidades no Brasil em 2026
Helloween fará show em São Paulo em setembro de 2026; confira valores dos ingressos
A banda de rock que deixava Brian May com inveja: "Ficávamos bastante irritados"
O disco que Flea considera o maior de todos os tempos; "Tem tudo o que você pode querer"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
A icônica banda que negligenciou o mercado americano; "Éramos muito jovens"
O "Big 4" do rock e do heavy metal em 2025, segundo a Loudwire
Como e por que Dave Mustaine decidiu encerrar o Megadeth, segundo ele mesmo
O álbum que define o heavy metal, segundo Andreas Kisser
A música que Lars Ulrich disse ter "o riff mais clássico de todos os tempos"
Lemmy lembra shows ruins de Jimi Hendrix; "o pior tipo de coisa que você ouviria na vida"
Dave Mustaine acha que continuará fazendo música após o fim do Megadeth
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Baterista quebra silêncio e explica o que houve com Ready To Be Hated, de Luis Mariutti


O significado de "minha alma está armada e apontada para a cara do sossego", do Rappa
Como foi a luta contra compulsão sexual que Renato Russo enfrentou, segundo o próprio
Por que Robert Plant não gosta de cantar "Stairway to Heaven"?


