A curiosa história da formação do Rappa, segundo Paulo Junqueiro
Por Gustavo Maiato
Postado em 23 de março de 2022
A banda O Rappa existiu entre os anos de 1993 e 2018 e marcou o reagge rock brasileiro com composições icônicas, como "Minha Alma (A paz que eu não quero)", "Pescador de Ilusões", "Me Deixa" e "Mar de Gente". Essa história de sucesso, entretanto, começou com uma curiosa história que quase não aconteceu por causa do atraso do vocalista Falcão no dia de sua audição.
O assunto surgiu durante entrevista no Flow Podcast com o empresário Paulo Junqueiro, primeiro a contratar o Rappa. Junqueira relembrou o início da banda, quando eram músicos de apoio de um famoso cantor de reggae e precisavam achar um vocalista.
"O primeiro artista que contratei foi o Rappa. Isso veio da minha amiga Leninha Brandão. Ela me ligou e disse que a Sony pagou uma demo para o Rappa. Naquela época, gravar uma demo era caro. A Sony pagou, mas acabou que a banda não ficou com a empresa, porque eles já tinham contratado Skank e Cidade Negra. Eu falei então para o Rappa fazer um show em qualquer lugar para eu ver como eles eram. Não sabia quem eles eram. O Rappa na verdade eram quatro músicos, sem o cantor Falcão. Eles eram a banda de acompanhamento de um artista do reggae chamado Papa Winnie. Ele viajava sozinho e mandava o setlist. Essa banda ensaiou o set, passou o set e viajaram para fazer os shows. No caso, era o Marcelo Yuka, que é um gênio, além do Xandão na guitarra, o Lobato no teclado e o Nelson Meirelles no baixo. A turnê acabou e eles perceberam que tinham uma puta banda, mas precisavam de um cantor", disse.
Ainda segundo Paulo Junqueiro, a história seria diferente se a banda não tivesse dado uma chance para Falcão, que quase ficou de fora dos testes, mas no final conseguiu o tão sonhado posto de cantor do grupo.
"Eles botaram um anúncio no jornal e apareceram vários cantores. Segundo consta a lenda, o Falcão chegou atrasado. Quando ele chegou, todos estavam já desmontando os instrumentos e disseram que não ia dar mais tempo. Ele convenceu a banda a fazer o teste e acabou que ele ficou. Foi mais ou menos assim. Então, a banda começou", disse.
Confira a entrevista completa abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista preferido de Justin Hawkins, do The Darkness; "É um Deus"
A banda mais singular da história do rock, na opinião de Steve Vai
Classic Rock ranqueia discografia dos Rolling Stones do pior ao melhor álbum
De Sepultura a Madonna, os melhores discos lançados em 1986, segundo Scott Ian
A música mais difícil de tocar do Metallica segundo James Hetfield, Lars Ulrich e Kirk Hammett
Bruce Dickinson lista os vocalistas que fazem ele pensar "Jamais serei tão bom quanto eles!"
Com membros do Cannibal Corpse e Deicide, Umbilicus anuncia novo EP
O álbum do Sepultura que influenciou o lendário Glenn Tipton do Judas Priest
Baterista original do Black Sabbath, Bill Ward está finalizando novo álbum solo
Último álbum do Van Halen ganhará relançamento em CD e LP
Scorpions suspende atividades de 2026 devido a "circunstâncias imprevistas"
Seguidores do Whiplash.Net opinam sobre setlist do Sepultura sem músicas da era Max Cavalera
Iron Maiden anuncia box-set com os 9 primeiros discos em LPs coloridos
Por que é impossível ter carreira de heavy metal no Brasil, segundo Bill Hudson


7 clássicos do rock nacional dos anos 1990 que estão na memória afetiva do brasileiro
Baixista do Rappa conta bastidor intenso sobre Marcelo Yuka: "Era para eu estar no carro"
A música que foi feita para preencher espaço em disco e virou um dos maiores clássicos do rock
David Gilmour elege a canção mais perfeita de todos os tempos


