A história do álbum do rock nacional que uniu Humberto Gessinger e Zé Ramalho
Por Gustavo Maiato
Postado em 11 de abril de 2024
Em 2002, o baterista Carlos Maltz, co-fundador dos Engenheiros do Hawaii, já tinha deixado a banda e se dedicado a outros projetos. Um deles foi o álbum solo "Farinha do Mesmo Saco". Lançado de forma independente, o registro conta com participações curiosas, como a de seu ex-companheiro de banda, Humberto Gessinger, e do cantor ícone da MPB, Zé Ramalho.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Gessinger participa das faixas "Depois de Nós" e "Quase uma Oração", enquanto Zé Ramalho atua em "Passos do Mundo". Outros convidados são Bibi da Pieve, em "O Sorriso do Escorpião", e Vinimax em "Farinha do Mesmo Saco".
Em entrevista a Gustavo Maiato, Maltz refletiu sobre ter Gessinger no disco e falou que sua relação com ele sempre foi boa.
Em 2001, você lançou o álbum solo "Farinha do Mesmo Saco", que teve entre os destaques a participação de Humberto Gessinger em "Depois de Nós" e "Quase Uma Oração". Como estava sua relação com o Gessinger nessa época e como surgiu essa ideia de convidá-lo para o disco?
"Eu convidei o Humberto nesse meu disco solo! Nós nos dávamos bem, tanto que ele aceitou, né? [risos] Quando começamos os Engenheiros, não éramos brotheres entre nós. Não tinha nada a ver. Ninguém ia na casa um do outro. Mesma coisa com o Augusto Licks. Nossa relação pessoal sempre passou pela música. Nós somos personalidades fortes. Nós três, bem diferentes. Não era muito fácil a convivência. Na verdade, nem lembro detalhes de como estava minha relação com o Humberto naquela época!"
Também temos a participação de Zé Ramalho em "Passos do Mundo". Como foi tocar com o Zé Ramalho? Qual sua opinião geral sobre a obra dele?
"O Zé Ramalho é um gênio total da música brasileira, né? Sou fã dele desde 1977, quando assisti a um show dele no Teatro Ipanema, no Rio. Ele se chamava Zé Ramalho da Paraíba. Até ele, eu não ouvia música em português. Achava tudo muito chato. Gostava de ouvir rock, como Led Zeppelin e Pink Floyd. Passei a ouvir depois do Zé Ramalho. Eu ia gravar o disco e tinha essa música ‘Passos do Mundo’, que achava que tinha a ver com ele. Lembro que mandei uma carta para ele na época. Peguei a letra de ‘Vila do Sossego’, fiz umas variações e mandei para ele. Ele gostou! Veio e gravou".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Concerto do Pink Floyd gravado por Mike Millard vai sair em vinil e CD oficial
Manowar se manifesta após anúncio da morte de Ross the Boss
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Rock and Roll Hall of Fame inclui Blaze Bayley entre os indicados pelo Iron Maiden
Morre Ross "The Boss", membro fundador e ex-guitarrista do Manowar
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Luis Mariutti convida membros do Angra para show de reunião: "Só escolher a data"
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
Os 10 piores músicos que passaram por bandas de rock clássicas
Guitarrista e produtor mantém esperança de que álbum do King Diamond sairá em breve
Stanley Simmons lança segunda música, "Dancing While the World is Ending"


Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
O erro que Humberto Gessinger admite ter cometido no disco "O Papa é Pop"
Humberto Gessinger e a linha tênue entre timidez e antipatia: quem está certo?
Engenheiros do Hawaii - "De Fé" e a prova de amor de Humberto Gessinger
Os 10 maiores discos de estreia do rock nacional de todos os tempos


