Como único detalhe fez AC/DC soar poderoso em "Highway to Hell" e "Back in Black"
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de abril de 2024
Os álbuns "Highway to Hell" e "Back in Black" do AC/DC apresentam uma enorme evolução sonora em termos de produção e potencial de rádio. Muito disso se deve a um único detalhe: a presença do produtor Robert John "Mutt" Lange.
O autor Chris Sutton, do livro "AC/DC: Every Album, Every Song", comentou sobre isso em entrevista publicada pelo Ultimate Guitar.
AC/DC - Mais Novidades
"Se você ouvir 'Let There Be Rock', as guitarras estão bastante desafinadas. Uma das coisas que acho que Joe Elliott [do Def Leppard] disse sobre Mutt Lange foi quando ele chegou, foi uma das diferenças que ele o fez afinar as guitarras para começar.
Os refrões são tão fortes com Lange. Os backing vocals são tão melodiosos. E todo álbum do AC/DC tem esses grandes backing vocals no refrão, quando você vê Malcolm [Young] e Cliff [Williams] subindo no palco para fazer o vocais. E se você for antes deste álbum ['Highway to Hell'], esse não é realmente o caso. Há momentos em que eles conseguem esses backing vocals de grande gangue, mas isso se torna uma grande característica do som de 'Highway to Hell' em diante. .
Na música-título em si, você quase pode ouvi-los caminhando para tocar os backing vocals quando eles chegam ao refrão em sua cabeça. E essa é a diferença. Ele certamente adoça um pouco o som, não muito, eu diria. Eu acho para mim, 'Highway' é um pouco como um 'álbum híbrido'. Não acho que Lange vá tão longe com o som quanto em ‘Back in Black’.
O que Lange faz é dar ao AC/DC uma espécie de polimento e polimento, e torná-lo mais amigável ao rádio e aceitável para um público mais amplo. Agora, o que estou falando é de bandas como AC/DC, Van Halen , você tem um público principal que são pessoas como eu e você, nós compramos tudo e estamos lá. E então você atrai todas essas outras pessoas que não estão tão incomodadas, elas vão ouvir o single no rádio ou algo assim. Tipo, casual. Mas eles preencherão todos aqueles milhões de pessoas que compram seus discos, mas provavelmente não voltarão e comprarão os outros seis ou sete álbuns antes disso".
Coloque WHIPLASH.NET entre suas fontes favoritas do Google
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As bandas de metal que Hetfield não compreende; "Como diabos conseguem lembrar das músicas?"
O melhor álbum de rock progressivo de cada ano dos anos 1970, segundo a Loudwire
A música do Led Zeppelin que melhor define Robert Plant, segundo Jimmy Page
Seis anos após último show com o Aerosmith, baterista Joey Kramer reaparece
Por que Lemmy Kilmister não gostava de "Ace of Spades", música mais famosa do Motörhead
A melhor música já escrita em todos os tempos, segundo Bob Dylan e Billy Joel
Brasil de fora da tour de despedida do Rhapsody, mas Epica promete "celebração especial"
Jorn Lande aparece cantando na CazéTV e narrador brinca: "É o Ovelha norueguês!"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
Bruce Dickinson lamenta ter perdido "metade da vida" dos filhos
Os 11 maiores solos com pedal wah da história do rock e metal, segundo a Loudwire
O álbum do Slipknot que Shawn Crahan não gosta
Hollywood Vampires anuncia álbum ao vivo "At Montreux Jazz Festival"
O álbum favorito de Angus Young da fase do AC/DC com Bon Scott
Os 10 melhores discos de heavy metal dos anos 2000, em lista da Louder


O hit que Angus Young desprezou e se tornou mais conhecido do que qualquer música do AC/DC
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
O gigante do jazz que impressionou Angus Young; "um dos maiores músicos de todos os tempos"
A participação de Tina Turner na reviravolta que mudou o destino do AC/DC
As três bandas históricas que estariam no festival dos sonhos de Scott Ian do Anthrax
Os 10 momentos mais impactantes e fundamentais do metal nacional
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Hit Parader: Os maiores vocais do Heavy Metal segundo a revista
Roger Waters confessa que não tem o mínimo interesse em AC/DC ou Van Halen


