Como único detalhe fez AC/DC soar poderoso em "Highway to Hell" e "Back in Black"
Por Gustavo Maiato
Postado em 04 de abril de 2024
Os álbuns "Highway to Hell" e "Back in Black" do AC/DC apresentam uma enorme evolução sonora em termos de produção e potencial de rádio. Muito disso se deve a um único detalhe: a presença do produtor Robert John "Mutt" Lange.
O autor Chris Sutton, do livro "AC/DC: Every Album, Every Song", comentou sobre isso em entrevista publicada pelo Ultimate Guitar.
"Se você ouvir 'Let There Be Rock', as guitarras estão bastante desafinadas. Uma das coisas que acho que Joe Elliott [do Def Leppard] disse sobre Mutt Lange foi quando ele chegou, foi uma das diferenças que ele o fez afinar as guitarras para começar.
Os refrões são tão fortes com Lange. Os backing vocals são tão melodiosos. E todo álbum do AC/DC tem esses grandes backing vocals no refrão, quando você vê Malcolm [Young] e Cliff [Williams] subindo no palco para fazer o vocais. E se você for antes deste álbum ['Highway to Hell'], esse não é realmente o caso. Há momentos em que eles conseguem esses backing vocals de grande gangue, mas isso se torna uma grande característica do som de 'Highway to Hell' em diante. .
Na música-título em si, você quase pode ouvi-los caminhando para tocar os backing vocals quando eles chegam ao refrão em sua cabeça. E essa é a diferença. Ele certamente adoça um pouco o som, não muito, eu diria. Eu acho para mim, 'Highway' é um pouco como um 'álbum híbrido'. Não acho que Lange vá tão longe com o som quanto em ‘Back in Black’.
O que Lange faz é dar ao AC/DC uma espécie de polimento e polimento, e torná-lo mais amigável ao rádio e aceitável para um público mais amplo. Agora, o que estou falando é de bandas como AC/DC, Van Halen , você tem um público principal que são pessoas como eu e você, nós compramos tudo e estamos lá. E então você atrai todas essas outras pessoas que não estão tão incomodadas, elas vão ouvir o single no rádio ou algo assim. Tipo, casual. Mas eles preencherão todos aqueles milhões de pessoas que compram seus discos, mas provavelmente não voltarão e comprarão os outros seis ou sete álbuns antes disso".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps