Fernanda Lira lembra dia do tornado: "Há detalhes que assombram e nunca compartilhei"
Por Gustavo Maiato
Postado em 01 de abril de 2024
A baixista e vocalista Fernanda Lira, da Crypta, fez um post relembrando um ano da tragédia com o tornado que atingiu o show da banda nos EUA e vitimou um fã. Ela disse que o sentimento ainda é muito ruim em relação ao ocorrido e que há "detalhes que assombram".
"Hoje faz um ano da pior tragédia que já vivi na minha vida. Desde o dia em que vi a morte acontecer tão perto de mim. Desde o dia que eu tive certeza que ia morrer lá. Desde o dia que mudou a minha vida para sempre, que realmente me fez ver que a vida é apenas um sopro, que mudou a minha percepção da fragilidade da nossa existência, que me fez repensar a minha forma de viver e aproveitar a vida.
Desde o dia em que a coisa mais inimaginável que aconteceu numa turnê aconteceu. Há muitos detalhes sobre esse dia que ainda me assombram e que nunca compartilhei aqui. Até hoje, a minha garganta desliga-se quando o vento está muito forte, quando ouço alarmes de emergência a tocar ou os sons altos dos carros dos bombeiros e ambulâncias.
Ninguém sabe a extensão de passar por algo assim e eu espero que nem precises de viver para descobrir. Acho que ainda não processei a dimensão de passar por um evento traumático como esse. Até hoje, me vejo desacreditando que passamos por isso, que sobrevivemos a isso. Acho que ainda nem tudo se afundou e tenho muito medo do dia em que isso acontecer.
Mas também reconheço o privilégio de ter sofrido muito menos que muitas pessoas lá, cujas vidas foram muito mais prejudicadas que a minha, num misto de gratidão, mas também de luto por todas as pessoas que foram vítimas. Tanto tempo depois, ainda me dói e vou sempre saber que os fãs ficaram magoados naquele evento.
E o que mais doeu, assombrou e ainda dói não são as perdas financeiras que aquele dia trouxe, nem as lembranças de detalhes realmente horríveis, nem as lembranças das luzes que se apagaram, o prédio tremendo, os gritos, o medo, mas a memória de que uma vida se perdeu lá. Repito e sempre vou repetir, ninguém faz ideia do quão doloroso é saber que alguém morreu no seu show.
Fred Livingston Jr. - Sinto muito. Que você esteja descansando em paz. Você sempre será lembrado e comemorado, nunca vou te esquecer. Para a família do Fred, peço imensa desculpa. Que você encontre conforto. Sinta-se abraçado hoje".
Relembre o caso do tornado no show da Crypta
No dia 31 de março de 2023, um tornado atingiu o show que contava com Morbid Angel, Revocation, Skeletal Remains e Crypta. A apresentação foi no Apollo Theatre, Illinois. Uma pessoa ficou morta e 48 se feriram. Uma matéria de Emanuel Seagal contou o pronunciamento da banda brasileira na época.
"Estamos vivas e seguras! Todas as bandas da tour estão seguras e bem! Obrigada pela preocupação! Um tornado passou em cima da casa de show assim que saímos do palco, perdemos nosso motorhome, mas estamos bem! Em breve atualizamos vocês com um anúncio mais detalhado."
A Crypta precisou arrecadar urgentemente o valor do veículo de transporte delas, que foi destruído e o seguro não cobriu. A matéria dessa vez foi de Bruce William. "Como a maioria de vocês sabem, um tornado atingiu a casa de show onde tocamos dia 31 de março, em Belvidere, Illinois, e perdemos o RV que alugamos para viajar e dormir durante nossa primeira turnê nos Estados Unidos - ele foi completamente destruído, tivemos que alugar um novo para continuar com os shows. Como já imaginávamos, lidar com seguro e indenizações tem muitas armadilhas e há uma chance muito grande de as coisas complicarem para nós".
C5N9P1_ILF4
Tornado em local de show da Crypta e Morbid Angel
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps