Fernanda Lira comenta colapso nervoso e tragédia em show da Crypta
Por Emanuel Seagal
Postado em 04 de abril de 2023
Fernanda Lira falou sobre a tragédia que ocorreu na sexta-feira, 31 de março, quando a Crypta banda se apresentou na cidade de Belvidere, durante a turnê que o grupo está fazendo ao lado das bandas Morbid Angel, Revocation e Skeletal Remains. No comunicado, que pode ser visto abaixo, ela comentou sobre o abalo financeiro e psicológico que a banda sofreu, além de compartilhar alguns vídeos gravados no local.

"Eu ia fazer um vídeo contando sobre tudo, mas ainda não tô 100% bem. Vou passar abaixo uma atualização sobre a nossa situação, bem brevemente, respondendo algumas dúvidas que as pessoas têm me perguntado.
— Resumo do que rolou: tornado atingiu a casa de show que tocamos 3 dias atrás. O teto caiu, feriu gravemente 40 pessoas, e matou uma. Parte do telhado caiu no nosso motorhome e perdemos ele. Todas as bandas da turnê estavam no porão, ou no tourbus, então não há feridos.
— Sim, recebemos alerta de tornado, porém em cima da hora e não horas antes como costuma ser — foram menos de 15 min entre o alerta chegar e o tornado passar. Foi inesperado até para os locais.
— Todas as bandas recuperaram seus equipamentos de dentro do prédio no dia seguinte. Conseguimos arrombar nosso RV e pegar 95% das coisas pessoais.
— Dormimos em hotel nos últimos dois dias, dependemos de carona e das outras bandas, que se revezaram em levar nossas coisas.
— Hoje pegamos nosso RV novo, porém estamos com um enorme problema financeiro em relação a isso, que mais tarde comunicaremos. Precisaremos de um apoio imenso de vocês.
— Ainda tô com o psicológico abalado — não caiu a ficha ainda, tive um breakdown ontem de manhã pelo acúmulo de nervoso, mas num geral tô bem melhor do que achei, já que tenho ansiedade. Porém, notei que tô muito sensível com barulhos altos, sirenes, vento forte na rua — meu corpo trava e se arrepia. Num geral tá todo mundo abalado — alguns mais (como os meninos que acharam o corpo do falecido), outras menos, mas todos abalados.
— A turnê continua, por mais difícil que isso seja pro psicológico de todos, mas seria um desastre financeiro e um trauma ainda maior para todas as bandas se a turnê acabasse ali.
— Fizemos o primeiro show apenas 2 dias depois da tragédia. Eu não sabia se ia ter psicológico, mas tudo correu bem, inclusive com os equipamentos das bandas. Ainda faltam 17 shows até o fim da tour.
— Agora que passou o susto, meu corpo sentiu, estou um pouco doente. Além do stress e pouco sono, passamos muito frio no dia da tragédia e no dia seguinte recuperando as coisas — esse combo fez baixar minha resistência/imunidade.
— Por favor ajudem os fãs afetados, todo dia posto nos stories links de fundraiser."
Tornado em local de show da Crypta e Morbid Angel
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do Metallica que James Hetfield considera "fraco": "Um enorme sinal de fraqueza"
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
O guitarrista que moldou o timbre do Metallica, segundo James Hetfield
Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência
Música que dá nome ao documentário do Iron Maiden já foi considerada uma das piores da banda
Blaze Bayley escolhe o melhor disco do Metallica - mas joga sujo na resposta
Nicko McBrain fala sobre rumores de aposentadoria de Dave Murray
Nova música do Sepultura é elogiada em matéria da Metal Hammer
O vocalista com quem Slash disse que não trabalharia novamente: "Não tem como"
A banda que poderia ter chegado ao tamanho do Led Zeppelin, segundo Phil Collen
O dia que Mano Brown questionou o Shaman: "Legal, mas o que vocês reivindicam?"
Teemu Mäntysaari mostra que é fera na guitarra e toca som do Megadeth enquanto patina no gelo
Download Festival anuncia novas atrações e divisão de dias para a edição 2026
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Vocalista do Lamb of God decidiu ficar sóbrio durante turnê com o Metallica

Tornado atinge casa de show nos Estados Unidos logo após show da Crypta
Tragédia em local do show do Morbid Angel e Crypta deixou 1 morto e 48 feridos
Crypta precisa urgentemente arrecadar 60 mil dólares para prejuízos com tornado
Crypta encerra campanha de financiamento e agradece a todos que apoiaram
Fernanda desabafa sobre fã morto após show da Crypta; "Chorei tudo o que não tinha conseguido"

Playlist - 50 músicas que provavelmente serão tocadas no Bangers Open Air 2026
Max, Andreas, Fernanda e Prika falam sobre Lemmy; "Esse cara fuma 40 cigarros de uma vez?!"
Fernanda Lira expõe comentários preconceituosos e recebe apoio de nomes do metal


