Família e morte de ídolos fizeram Mike Portnoy, do Dream Theater, buscar a sobriedade
Por Mateus Ribeiro
Postado em 20 de maio de 2024
O músico estadunidense Mike Portnoy, baterista e membro fundador da banda de Metal Progressivo Dream Theater, deixou de consumir bebidas alcoólicas em 2000, quando completou 33 anos de idade. Portnoy falou sobre a sua sobriedade em 2017, durante entrevista concedida ao The Fix. O site Loudwire compartilhou um trecho da entrevista, que pode ser visto abaixo.
Dream Theater - Mais Novidades
"Tomei meu último drinque em 20 de abril de 2000, que foi meu aniversário de 33 anos. Foi apenas por coincidência que parei de beber no dia do meu aniversário. Imediatamente, no dia seguinte, participei da minha primeira reunião de 12 passos e, a partir daquele momento, estava completamente determinado a seguir um novo estilo de vida, trabalhar os 12 passos, seguir o programa, e isso se tornou uma grande parte da minha vida diária", relatou Portnoy.
Cerca de sete anos antes da entrevista publicada pelo Loudwire, Portnoy falou sobre a sua sobriedade durante uma entrevista concedida ao Songfacts. O talentoso baterista contou como o Programa dos 12 Passos o ajudou a se livrar do vício.
"Nos 12 passos de recuperação, você nem sequer vê as palavras ‘álcool’ ou ‘drogas’ mencionadas em lugar algum. Trata-se de melhorar a si mesmo e não é apenas um programa para aprender a ficar sóbrio, é um programa para aprender a viver e ser um ser humano melhor. É por isso que tem sido uma grande ajuda e uma grande parte da minha vida nos últimos 10 anos", contou o baterista.
Portnoy também contou que sua família e as mortes de ícones da música o incentivaram a deixar o álcool de lado.
"Bem, quando vejo o que aconteceu com o The Rev [baterista do Avenged Sevenfold, falecido em 2009] ou com Paul Gray, do Slipknot, que acabou de falecer, sinto-me péssimo, porque entendo a doença e o quanto ela é perigosa, e se você é um viciado ou alcoólatra, como eu, a escrita está na parede.
Não é possível levar esse tipo de estilo de vida e ter uma vida longa e feliz. Esse estilo de vida e essa doença, que eu tenho, vão acabar com você. Você tem duas opções quando está tão envolvido: ou fica sóbrio ou acaba inevitavelmente em hospitais, instituições, morte ou prisão. Há apenas dois caminhos quando se é um alcoólatra ou viciado. E eu mesmo vi o que estava escrito na parede há dez anos.
Tenho um filho e uma filha que nasceram naquela época, no final dos anos 90, e vi que meu alcoolismo estava me matando, física, emocional e mentalmente. E vi o que isso fez com alguns de meus heróis, pessoas como Keith Moon [baterista do The Who] e John Bonham [baterista do Led Zeppelin], e isso me assustou muito. Eu tinha que tomar uma decisão. Eu queria viver. Queria ser pai e marido e estar vivo para minha família, meus amigos e minha banda. Foi então que decidi buscar ajuda e ficar sóbrio", revelou Mike, que retornou ao Dream Theater em outubro de 2023, após 13 anos longe do grupo.
Mike Portnoy e seus parceiros de banda farão três shows no Brasil em dezembro. Leia mais detalhes na nota a seguir.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps